MIELOMENINGOCELE E HIDROCEFALIA NA ESCOLA: ROMPENDO COM OS NERVOS DAS LIMITAÇÕES EDUCACIONAIS
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Entretanto, crianças com limitações em determinadas áreas ainda sofrem desafios de aceitação por parte das escolas, e , quando aceitas, deparam-se muitas vezes com profissionais não qualificados e escolas mal preparadas, acabando por inserir ao invés de incluir no ambiente educacional. A Mielomeningocele (MM) e Hidrocefalia (HC), malformação congênita da coluna vertebral do feto durante o período intrauterino e acúmulo de líquido Cefalorraquidiano no cérebro, respectivamente, estão inseridas neste aspecto por trazer consequências relacionadas à visão, audição e déficits neuromotores e cognitivos. Todavia, com tratamento profilático, apropriado e o acesso a outros serviços necessários, como a educação, as histórias destes sujeitos podem ser mudadas, capacitando-os de maneira física, mental e social para a vida. Este trabalho tem como objetivo discutir a MM e a HC no setor educacional a partir de um relato de experiência e de superação referidos a um aluno de Educação Infantil com sequelas da MM em uma Instituição de Ensino privada localizada no Recife-PE. Especificamente, abordar a MM e a HC no processo de inclusão de alunos com sequelas da MM nas escolas, relacionar o caso abordado no artigo com pesquisas realizadas sobre o tema, avaliar o processo de evolução da criança relatada sob os aspectos metodológicos realizados, além de quebrar os mitos e paradigmas mantidos sobre a doença e suas consequências. 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