Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE POLÍGONOS E POLIEDROS DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE CONCEITOS, PSICOLOGIA COGNITIVA, GEOMETRIA Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37885
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2482
    "inscrito_id" => 5266
    "titulo" => "O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE POLÍGONOS E POLIEDROS DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como temática “O processo de formação de conceitos de polígonos e poliedros de alunos do 6º ano do ensino fundamental”. O interesse pelo estudo de formação conceitual de polígonos e poliedros deu-se a partir de experiências vividas na formação básica e superior, o contato com as disciplinas de psicologia e nossas dificuldades em conceitos geométricos, principalmente, nos conceitos de representação no plano e no espaço. A partir disso, surgiu a questão problema: como está acontecendo a formação de conceitos de polígonos e poliedros pelos estudantes do 6º ano do ensino fundamental? Portanto, a pesquisa teve como objetivo investigar o processo de formação de conceitos de polígonos e poliedros dos alunos do 6º ano do ensino fundamental. Essa investigação aconteceu através da proposição de atividades que faziam o uso dos conceitos de polígonos e poliedros de modo que os alunos conseguissem diferenciar os conceitos. A pesquisa tem como base teórica a psicologia cognitiva, também traz um pouco da relação entre a psicologia e a educação matemática, bem como o que é a representação do conhecimento e um breve resumo da pesquisa que utilizou-se como base para a pesquisa. Desse modo, a pesquisa de campo de teve caráter qualitativo, cujo instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário contendo 16 questões, onde os alunos representaram os conceitos de polígonos e poliedros por meio de palavras e imagens. A pesquisa foi de grande valia na medida em que os resultados obtidos nos levam a refletir sobre a nossa prática como futuros docentes e a querer pesquisar mais, pois percebe-se que o processo de formação de conceitos dos alunos está deficitário e confuso, já que muitos alunos confundiram as figuras tridimensionais com as figuras bidimensionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE CONCEITOS, PSICOLOGIA COGNITIVA, GEOMETRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID5266_12092017000003.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL "
    "autor_email" => "danielgatti21@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37885
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2482
    "inscrito_id" => 5266
    "titulo" => "O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE POLÍGONOS E POLIEDROS DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como temática “O processo de formação de conceitos de polígonos e poliedros de alunos do 6º ano do ensino fundamental”. O interesse pelo estudo de formação conceitual de polígonos e poliedros deu-se a partir de experiências vividas na formação básica e superior, o contato com as disciplinas de psicologia e nossas dificuldades em conceitos geométricos, principalmente, nos conceitos de representação no plano e no espaço. A partir disso, surgiu a questão problema: como está acontecendo a formação de conceitos de polígonos e poliedros pelos estudantes do 6º ano do ensino fundamental? Portanto, a pesquisa teve como objetivo investigar o processo de formação de conceitos de polígonos e poliedros dos alunos do 6º ano do ensino fundamental. Essa investigação aconteceu através da proposição de atividades que faziam o uso dos conceitos de polígonos e poliedros de modo que os alunos conseguissem diferenciar os conceitos. A pesquisa tem como base teórica a psicologia cognitiva, também traz um pouco da relação entre a psicologia e a educação matemática, bem como o que é a representação do conhecimento e um breve resumo da pesquisa que utilizou-se como base para a pesquisa. Desse modo, a pesquisa de campo de teve caráter qualitativo, cujo instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário contendo 16 questões, onde os alunos representaram os conceitos de polígonos e poliedros por meio de palavras e imagens. A pesquisa foi de grande valia na medida em que os resultados obtidos nos levam a refletir sobre a nossa prática como futuros docentes e a querer pesquisar mais, pois percebe-se que o processo de formação de conceitos dos alunos está deficitário e confuso, já que muitos alunos confundiram as figuras tridimensionais com as figuras bidimensionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE CONCEITOS, PSICOLOGIA COGNITIVA, GEOMETRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID5266_12092017000003.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL "
    "autor_email" => "danielgatti21@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem como temática “O processo de formação de conceitos de polígonos e poliedros de alunos do 6º ano do ensino fundamental”. O interesse pelo estudo de formação conceitual de polígonos e poliedros deu-se a partir de experiências vividas na formação básica e superior, o contato com as disciplinas de psicologia e nossas dificuldades em conceitos geométricos, principalmente, nos conceitos de representação no plano e no espaço. A partir disso, surgiu a questão problema: como está acontecendo a formação de conceitos de polígonos e poliedros pelos estudantes do 6º ano do ensino fundamental? Portanto, a pesquisa teve como objetivo investigar o processo de formação de conceitos de polígonos e poliedros dos alunos do 6º ano do ensino fundamental. Essa investigação aconteceu através da proposição de atividades que faziam o uso dos conceitos de polígonos e poliedros de modo que os alunos conseguissem diferenciar os conceitos. A pesquisa tem como base teórica a psicologia cognitiva, também traz um pouco da relação entre a psicologia e a educação matemática, bem como o que é a representação do conhecimento e um breve resumo da pesquisa que utilizou-se como base para a pesquisa. Desse modo, a pesquisa de campo de teve caráter qualitativo, cujo instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário contendo 16 questões, onde os alunos representaram os conceitos de polígonos e poliedros por meio de palavras e imagens. A pesquisa foi de grande valia na medida em que os resultados obtidos nos levam a refletir sobre a nossa prática como futuros docentes e a querer pesquisar mais, pois percebe-se que o processo de formação de conceitos dos alunos está deficitário e confuso, já que muitos alunos confundiram as figuras tridimensionais com as figuras bidimensionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.