Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DO PLANETÁRIO ITINERANTE COMO UMA FORMA DE ESTIMULAR O INTERESSE DO ALUNO PELA CIÊNCIA

Palavra-chaves: ASTRONOMIA, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE CIÊNCIAS Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O desenvolvimento científico exerceu um papel importantíssimo no avanço de nossa sociedade, principalmente nas últimas décadas com o desenvolvimento das tecnologias de informação e de transporte. Atualmente parece ilusório imaginarmos nossas vidas sem o auxilio destas técnicas. Podemos citar como exemplo a ciência mais antiga de todas, a Astronomia, ela nos possibilitou o desenvolvimento de mecanismos que hoje nos permitem noções bem precisas de espaço e tempo, como o calendário e o GPS. Atualmente produzimos conhecimento cientifico numa velocidade nunca vista antes, assim como também estamos cada vez mais dependentes das ciências no nosso dia a dia. Mas de nada adianta tanta tecnologia se não repassarmos este conhecimento para as próximas gerações, se nossos jovens não puderem compreender o funcionamento de uma lâmpada, ou porque um corpo cai ao ser liberado de um penhasco. Por isso precisamos estimular a curiosidade do aluno por esta área tão fascinante do conhecimento. O projeto Planetário Itinerante é uma parceria entre o Centro de Educação a Distância do Ceará (CED) com a Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) que visa levar sessões do Planetário Móvel de Sobral para as escolas, buscando atender assim, todas as escolas da rede pública de ensino do Estado do Ceará. O intuito deste projeto é despertar o interesse dos alunos pela ciência, assim como auxiliar na formação dos alunos que estão se preparando para fazer a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Neste trabalho será aborda uma visita realizada pelo projeto na escola EEEP Presidente Rooselvelt em Fortaleza onde foram atendidos mais de 360 alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.