Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: PARA ALÉM DA REPRODUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RACIOCÍNIO MATEMÁTICO, CONHECIMENTO PEDAGÓGICO. Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37883
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1736
    "inscrito_id" => 3754
    "titulo" => "O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: PARA ALÉM DA REPRODUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS"
    "resumo" => "Esta pesquisa foi realizada com os participantes do curso de extensão em Ensino da Matemática promovido pelo Grupo Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem - GTERCOA da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC, através de depoimentos colhidos no decorrer da formação e findando com um questionário aplicado no último dia de aula presencial. O Curso ocorreu no segundo semestre de 2016 envolvendo professores da Educação Básica e estudantes do curso de Pedagogia da UFC. A sistemática do curso se deu pela participação dos cursistas em oficinas ocorridas em quatro finais de semana de forma presencial, tendo continuidade com o aprofundamento de outras ações em ambiente virtual, nos intervalos entre os momentos presenciais. Em específico, foi abordado o tema Números e Operações a partir da análise de situações que envolveram as estruturas aditivas e multiplicativas. Foi usado como instrumento de planejamento e mediação com os cursistas a Sequência Fedathi e a plataforma Teleduc. Como resultado, foi analisado o conjunto de respostas para uma determinada questão que compôs um questionário e verificado que além do natural destaque dado às discussões em volta de sugestões de atividades, típicas em oficinas pedagógicas, outras preocupações foram pontuadas como relevantes a prática do professor na sala de aula, no caso, foi destacado a necessidade de dominar especificamente os conteúdos matemáticos e a utilização de uma metodologia que englobe todas estas questões em prol de uma aprendizagem mais significativa. Tal resultado acaba por permitir que em novos processos de formação de professores estes aspectos possam contribuir num melhor planejamento das ações e melhoria da atuação do professor para sua sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RACIOCÍNIO MATEMÁTICO, CONHECIMENTO PEDAGÓGICO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID3754_11092017103630.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO MARCELO ARAÚJO BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO BEZERRA"
    "autor_email" => "macloab@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37883
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1736
    "inscrito_id" => 3754
    "titulo" => "O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: PARA ALÉM DA REPRODUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS"
    "resumo" => "Esta pesquisa foi realizada com os participantes do curso de extensão em Ensino da Matemática promovido pelo Grupo Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem - GTERCOA da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC, através de depoimentos colhidos no decorrer da formação e findando com um questionário aplicado no último dia de aula presencial. O Curso ocorreu no segundo semestre de 2016 envolvendo professores da Educação Básica e estudantes do curso de Pedagogia da UFC. A sistemática do curso se deu pela participação dos cursistas em oficinas ocorridas em quatro finais de semana de forma presencial, tendo continuidade com o aprofundamento de outras ações em ambiente virtual, nos intervalos entre os momentos presenciais. Em específico, foi abordado o tema Números e Operações a partir da análise de situações que envolveram as estruturas aditivas e multiplicativas. Foi usado como instrumento de planejamento e mediação com os cursistas a Sequência Fedathi e a plataforma Teleduc. Como resultado, foi analisado o conjunto de respostas para uma determinada questão que compôs um questionário e verificado que além do natural destaque dado às discussões em volta de sugestões de atividades, típicas em oficinas pedagógicas, outras preocupações foram pontuadas como relevantes a prática do professor na sala de aula, no caso, foi destacado a necessidade de dominar especificamente os conteúdos matemáticos e a utilização de uma metodologia que englobe todas estas questões em prol de uma aprendizagem mais significativa. Tal resultado acaba por permitir que em novos processos de formação de professores estes aspectos possam contribuir num melhor planejamento das ações e melhoria da atuação do professor para sua sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RACIOCÍNIO MATEMÁTICO, CONHECIMENTO PEDAGÓGICO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID3754_11092017103630.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO MARCELO ARAÚJO BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO BEZERRA"
    "autor_email" => "macloab@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esta pesquisa foi realizada com os participantes do curso de extensão em Ensino da Matemática promovido pelo Grupo Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem - GTERCOA da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC, através de depoimentos colhidos no decorrer da formação e findando com um questionário aplicado no último dia de aula presencial. O Curso ocorreu no segundo semestre de 2016 envolvendo professores da Educação Básica e estudantes do curso de Pedagogia da UFC. A sistemática do curso se deu pela participação dos cursistas em oficinas ocorridas em quatro finais de semana de forma presencial, tendo continuidade com o aprofundamento de outras ações em ambiente virtual, nos intervalos entre os momentos presenciais. Em específico, foi abordado o tema Números e Operações a partir da análise de situações que envolveram as estruturas aditivas e multiplicativas. Foi usado como instrumento de planejamento e mediação com os cursistas a Sequência Fedathi e a plataforma Teleduc. Como resultado, foi analisado o conjunto de respostas para uma determinada questão que compôs um questionário e verificado que além do natural destaque dado às discussões em volta de sugestões de atividades, típicas em oficinas pedagógicas, outras preocupações foram pontuadas como relevantes a prática do professor na sala de aula, no caso, foi destacado a necessidade de dominar especificamente os conteúdos matemáticos e a utilização de uma metodologia que englobe todas estas questões em prol de uma aprendizagem mais significativa. Tal resultado acaba por permitir que em novos processos de formação de professores estes aspectos possam contribuir num melhor planejamento das ações e melhoria da atuação do professor para sua sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.