Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Palavra-chaves: ENSINO DA MATEMÁTICA., REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS., CONTEXTUALIZAÇÂO Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35939
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2174
    "inscrito_id" => 1064
    "titulo" => "AS MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES NO ENSINO DE  FUNÇÃO AFIM VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "resumo" => "Inserido no campo da investigação no Ensino da Matemática, o presente trabalho traz uma reflexão sobre a dificuldade na busca de solução de problemas via representações semióticas, com o objetivo de investigar quais os tipos de representações múltiplas os alunos do 9° ano utilizam e compreendem ao resolver situações-problemas contextualizadas dentro da realidade, segundo Skovsmose apud Barbosa (2000, p.3). A pesquisa de caráter qualitativa e descritiva foi realizada em uma escola pública da rede de ensino, com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, onde através de questionários, buscamos identificar junto aos alunos a maneira como os mesmos reagem e buscam solucionar os problemas apresentados, evidenciando as diversas simbologias para representação de uma determinada situação problema, conforme Duval (2003) nos sugere. Dispomos o presente artigo de modo a corroborar com os pontos essenciais da questão abordada, onde enfatizamos a especificidade da representação semiótica num contexto universal, como também do que vem a ser uma matemática contextualizada, em seguida, a análise dos dados, evidenciando os principais aspectos encontrados, identificando as condições nas quais se encontra a natureza da pesquisa. Como resultado dessa pesquisa, ressaltamos a importância dos diferentes registros de representação semiótica para a compreensão do objeto matemático em estudo, mais especificamente no conceito de funções; e a necessidade do mediador evidenciar mais as conversões que os tratamentos, o que não se verifica na prática; bem como a necessidade de abordar um problema a partir de uma contextualização com a realidade, tornando mais interessante para o aluno, fazendo com que o mesmo se empenhe ainda mais em procurar sua solução."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DA MATEMÁTICA., REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS., CONTEXTUALIZAÇÂO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID1064_11092017180427.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÍDNEY MOREIRA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "SÍDNEY MOREIRA"
    "autor_email" => "sidney.mc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35939
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2174
    "inscrito_id" => 1064
    "titulo" => "AS MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES NO ENSINO DE  FUNÇÃO AFIM VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "resumo" => "Inserido no campo da investigação no Ensino da Matemática, o presente trabalho traz uma reflexão sobre a dificuldade na busca de solução de problemas via representações semióticas, com o objetivo de investigar quais os tipos de representações múltiplas os alunos do 9° ano utilizam e compreendem ao resolver situações-problemas contextualizadas dentro da realidade, segundo Skovsmose apud Barbosa (2000, p.3). A pesquisa de caráter qualitativa e descritiva foi realizada em uma escola pública da rede de ensino, com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, onde através de questionários, buscamos identificar junto aos alunos a maneira como os mesmos reagem e buscam solucionar os problemas apresentados, evidenciando as diversas simbologias para representação de uma determinada situação problema, conforme Duval (2003) nos sugere. Dispomos o presente artigo de modo a corroborar com os pontos essenciais da questão abordada, onde enfatizamos a especificidade da representação semiótica num contexto universal, como também do que vem a ser uma matemática contextualizada, em seguida, a análise dos dados, evidenciando os principais aspectos encontrados, identificando as condições nas quais se encontra a natureza da pesquisa. Como resultado dessa pesquisa, ressaltamos a importância dos diferentes registros de representação semiótica para a compreensão do objeto matemático em estudo, mais especificamente no conceito de funções; e a necessidade do mediador evidenciar mais as conversões que os tratamentos, o que não se verifica na prática; bem como a necessidade de abordar um problema a partir de uma contextualização com a realidade, tornando mais interessante para o aluno, fazendo com que o mesmo se empenhe ainda mais em procurar sua solução."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DA MATEMÁTICA., REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS., CONTEXTUALIZAÇÂO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID1064_11092017180427.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÍDNEY MOREIRA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "SÍDNEY MOREIRA"
    "autor_email" => "sidney.mc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Inserido no campo da investigação no Ensino da Matemática, o presente trabalho traz uma reflexão sobre a dificuldade na busca de solução de problemas via representações semióticas, com o objetivo de investigar quais os tipos de representações múltiplas os alunos do 9° ano utilizam e compreendem ao resolver situações-problemas contextualizadas dentro da realidade, segundo Skovsmose apud Barbosa (2000, p.3). A pesquisa de caráter qualitativa e descritiva foi realizada em uma escola pública da rede de ensino, com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, onde através de questionários, buscamos identificar junto aos alunos a maneira como os mesmos reagem e buscam solucionar os problemas apresentados, evidenciando as diversas simbologias para representação de uma determinada situação problema, conforme Duval (2003) nos sugere. Dispomos o presente artigo de modo a corroborar com os pontos essenciais da questão abordada, onde enfatizamos a especificidade da representação semiótica num contexto universal, como também do que vem a ser uma matemática contextualizada, em seguida, a análise dos dados, evidenciando os principais aspectos encontrados, identificando as condições nas quais se encontra a natureza da pesquisa. Como resultado dessa pesquisa, ressaltamos a importância dos diferentes registros de representação semiótica para a compreensão do objeto matemático em estudo, mais especificamente no conceito de funções; e a necessidade do mediador evidenciar mais as conversões que os tratamentos, o que não se verifica na prática; bem como a necessidade de abordar um problema a partir de uma contextualização com a realidade, tornando mais interessante para o aluno, fazendo com que o mesmo se empenhe ainda mais em procurar sua solução.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.