Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ENTRE A ESPECIFICIDADE E A INTERDISCIPLINARIDADE DO CURRÍCULO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: CURRÍCULO. INTERDISCIPLINARIDADE. ESPECIFICIDADE., CURRÍCULO. INTERDISCIPLINARIDADE. ESPECIFICIDADE., CURRÍCULO. INTERDISCIPLINARIDADE. ESPECIFICIDADE. Comunicação Oral(CO) GT 04 - CURRÍCULO, ESCOLA E TRABALHO DOCENTE Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Nas últimas décadas, discussões sobre as práticas interdisciplinares têm marcado a rotina de planejamento das escolas brasileiras. Também denominado de movimento pró-interdisciplinaridade, essas discussões se contrapõem a um saber fragmentado, a um conformismo das situações e “ideias recebidas” de ensino-aprendizagem adquirido ou imposto historicamente pelos currículos nacionais (VEIGA-NETO, 1997). O currículo de língua portuguesa, em todos os níveis de ensino, não foge à regra e evidencia variados conflitos entre a especificidade de seu objeto e as novas tendências curriculares em vigor nas orientações curriculares nacionais (PCNs, 1998). Nesse contexto, este trabalho objetiva discutir o currículo de língua portuguesa do Ensino fundamental II, atentando para as práticas que nele se denominam interdisciplinares, a partir da análise de uma entrevista com um professor de língua portuguesa, supervisor do subprojeto PIBID-Letras UFCG, de uma escola pública da cidade de Campina Grande-PB.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.