O presente artigo é fruto da disciplina Práticas Pedagógicas Programadas III do quarto período do curso de Pedagogia CAMEAM/UERN, e tem como foco central analisar a formação e a identidade de educadoras de crianças pequenas, buscando compreender como se constrói essa identidade docente ao longo da formação inicial e continuada do profissional da Educação Infantil. Para tanto, a investigação levada a efeito envolveu uma aluna de uma instituição de nível superior já atuante na área dos anos iniciais da Educação Infantil da cidade de Rafael Fernandes-RN, e uma professora atuante na rede publica de uma escola no município de Pau dos Ferros-RN, além da pesquisa bibliográfica a partir dos autores: (NÓVOA 1991-1992), (PIMENTA 1997), ( CARROLO 1973), ( VILLA 1998), ressaltando a questão da identidade, (ANGOTTI 2010) tratando do cuidar e do brincar na educação, e (GOMES 2009) voltada para os aspectos da construção dessa identidade na formação das educadoras da Educação Infantil. A partir disso, percebemos que a identidade docente não é algo pronto e acabado, mas sim algo que está em processo, que não deve limitar-se somente a formação inicial, pois para ser reflexivo o profissional deve passar por uma formação continuada, além de reconhecer-se como tal, principalmente se tratando da atuação na Educação Infantil, visto que esta sofre preconceito por estar voltada para a criança, desse modo, é necessário que as educadoras de crianças pequenas reconheçam-se profissionalmente, com vista a superar essa visão que se tem da Educação Infantil, já que a partir dela a criança passa a ter contato com o saber sistematizado.