Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNIÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA.

Palavra-chaves: PHET COLORADO, TIC’S, ENSINO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36901
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1283
    "inscrito_id" => 6397
    "titulo" => "ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNIÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA."
    "resumo" => "O mundo atual encontra-se em constante mudança, e isso reflete diretamente nas consequências do processo de ensino que se vê obrigado a cumprir com novas exigências que se anunciam como desafios a serem superados, além de revelar que essas mudanças ocorrem em ritmo acelerado dando origem a várias intervenções na educação. O ensino brasileiro já caminha no sentido de promover mudanças significativas nos currículos das instituições de ensino básico e superior (Licenciaturas). E a princípio, estas mudanças já vislumbram os benefícios que as TIC’s podem proporcionar para o ensino de ciências como a química, atrelados à concepção de Aprendizagem Significativa. Levada por essas aspirações, a presente pesquisa objetiva propor o uso de Tecnologia da Informação e Comunicação na viabilização de conhecimento para o aluno, e analisar a compreensão dos alunos sobre as soluções eletrolíticas, propondo o uso do software Phet Colorado, na perspectiva das TIC’s, com a finalidade desenvolver conceitos e habilidades envolvendo os processos de dissociação e ionização e suas implicações no âmbito das ligações químicas presentes nos compostos Iônicos e moleculares em turmas do pimeiro ano do Ensino Médio, com instrumento diagnóstico composto por seis itens envolvendo o conteúdo, para avaliar sob forma de estudo de caso, o grau de entendimento dos alunos antes e após a intervenção, além de utilizar um software específico para o ensino das ciências, evitando a repetição de comandos, vislumbrando a Aprendizagem Significativa e facilitando o trabalho do professor na sala de aula, contribuindo assim de forma significativa para o desenvolvimento do  processo de ensino-aprendizagem em turmas do primeiro ano do Ensino Médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PHET COLORADO, TIC’S, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6397_10092017015231.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JADER ANTONIO TRAJANO DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "JADER DUARTE"
    "autor_email" => "g00674@ifibe.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36901
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1283
    "inscrito_id" => 6397
    "titulo" => "ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNIÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA."
    "resumo" => "O mundo atual encontra-se em constante mudança, e isso reflete diretamente nas consequências do processo de ensino que se vê obrigado a cumprir com novas exigências que se anunciam como desafios a serem superados, além de revelar que essas mudanças ocorrem em ritmo acelerado dando origem a várias intervenções na educação. O ensino brasileiro já caminha no sentido de promover mudanças significativas nos currículos das instituições de ensino básico e superior (Licenciaturas). E a princípio, estas mudanças já vislumbram os benefícios que as TIC’s podem proporcionar para o ensino de ciências como a química, atrelados à concepção de Aprendizagem Significativa. Levada por essas aspirações, a presente pesquisa objetiva propor o uso de Tecnologia da Informação e Comunicação na viabilização de conhecimento para o aluno, e analisar a compreensão dos alunos sobre as soluções eletrolíticas, propondo o uso do software Phet Colorado, na perspectiva das TIC’s, com a finalidade desenvolver conceitos e habilidades envolvendo os processos de dissociação e ionização e suas implicações no âmbito das ligações químicas presentes nos compostos Iônicos e moleculares em turmas do pimeiro ano do Ensino Médio, com instrumento diagnóstico composto por seis itens envolvendo o conteúdo, para avaliar sob forma de estudo de caso, o grau de entendimento dos alunos antes e após a intervenção, além de utilizar um software específico para o ensino das ciências, evitando a repetição de comandos, vislumbrando a Aprendizagem Significativa e facilitando o trabalho do professor na sala de aula, contribuindo assim de forma significativa para o desenvolvimento do  processo de ensino-aprendizagem em turmas do primeiro ano do Ensino Médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PHET COLORADO, TIC’S, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6397_10092017015231.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JADER ANTONIO TRAJANO DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "JADER DUARTE"
    "autor_email" => "g00674@ifibe.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O mundo atual encontra-se em constante mudança, e isso reflete diretamente nas consequências do processo de ensino que se vê obrigado a cumprir com novas exigências que se anunciam como desafios a serem superados, além de revelar que essas mudanças ocorrem em ritmo acelerado dando origem a várias intervenções na educação. O ensino brasileiro já caminha no sentido de promover mudanças significativas nos currículos das instituições de ensino básico e superior (Licenciaturas). E a princípio, estas mudanças já vislumbram os benefícios que as TIC’s podem proporcionar para o ensino de ciências como a química, atrelados à concepção de Aprendizagem Significativa. Levada por essas aspirações, a presente pesquisa objetiva propor o uso de Tecnologia da Informação e Comunicação na viabilização de conhecimento para o aluno, e analisar a compreensão dos alunos sobre as soluções eletrolíticas, propondo o uso do software Phet Colorado, na perspectiva das TIC’s, com a finalidade desenvolver conceitos e habilidades envolvendo os processos de dissociação e ionização e suas implicações no âmbito das ligações químicas presentes nos compostos Iônicos e moleculares em turmas do pimeiro ano do Ensino Médio, com instrumento diagnóstico composto por seis itens envolvendo o conteúdo, para avaliar sob forma de estudo de caso, o grau de entendimento dos alunos antes e após a intervenção, além de utilizar um software específico para o ensino das ciências, evitando a repetição de comandos, vislumbrando a Aprendizagem Significativa e facilitando o trabalho do professor na sala de aula, contribuindo assim de forma significativa para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem em turmas do primeiro ano do Ensino Médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.