O mundo atual encontra-se em constante mudança, e isso reflete diretamente nas consequências do processo de ensino que se vê obrigado a cumprir com novas exigências que se anunciam como desafios a serem superados, além de revelar que essas mudanças ocorrem em ritmo acelerado dando origem a várias intervenções na educação. O ensino brasileiro já caminha no sentido de promover mudanças significativas nos currículos das instituições de ensino básico e superior (Licenciaturas). E a princípio, estas mudanças já vislumbram os benefícios que as TIC’s podem proporcionar para o ensino de ciências como a química, atrelados à concepção de Aprendizagem Significativa. Levada por essas aspirações, a presente pesquisa objetiva propor o uso de Tecnologia da Informação e Comunicação na viabilização de conhecimento para o aluno, e analisar a compreensão dos alunos sobre as soluções eletrolíticas, propondo o uso do software Phet Colorado, na perspectiva das TIC’s, com a finalidade desenvolver conceitos e habilidades envolvendo os processos de dissociação e ionização e suas implicações no âmbito das ligações químicas presentes nos compostos Iônicos e moleculares em turmas do pimeiro ano do Ensino Médio, com instrumento diagnóstico composto por seis itens envolvendo o conteúdo, para avaliar sob forma de estudo de caso, o grau de entendimento dos alunos antes e após a intervenção, além de utilizar um software específico para o ensino das ciências, evitando a repetição de comandos, vislumbrando a Aprendizagem Significativa e facilitando o trabalho do professor na sala de aula, contribuindo assim de forma significativa para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem em turmas do primeiro ano do Ensino Médio.