Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONFECÇÃO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO DE FÍSICA MODERNA PARA O ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: LUZ, EXPERIMENTOS, FÍSICA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36220
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4822
    "inscrito_id" => 7747
    "titulo" => "CONFECÇÃO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO DE FÍSICA MODERNA PARA O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Neste trabalho, propõe-se a confecção de dois experimentos de Física Moderna objetivando auxiliar os alunos do ensino integrado a vivenciarem conceitos presentes em seu cotidiano mas ainda não visualizados na prática educacional, instigando o estudo de novos conceitos como a dualidade onda-corpúsculo da luz.  Isso porque  o ensino da física nas escolas tem sido por muito tempo engessado e metódico em termos de didática. Abusa-se dos cálculos e dos aprendizados mecânicos para construir um ensino voltado para a técnica e não a vivência cotidiana ainda mais o ensino de física no curso integrado (médio e técnico) que realiza-se, em geral, por meio de aulas teóricas voltadas para a física clássica. Dessa forma muitas vezes os conceitos de física moderna são abandonados dos currículos por estarem nas últimas páginas dos livros didáticos, aos quais ficam em segundo plano e nem ao menos são citados no decorrer do curso. Já no âmbito experimental não é diferente, os mais diversos experimentos de física clássica são facilmente reproduzidos em sala de aula, mas os experimentos de Física Moderna não são realizados por serem desconhecidos até mesmo pelo professor e, mesmo conhecendo, a confecção demanda cuidado e maior dedicação. Assim, por meio dos experimentos apresentados e toda a sua construção prática, o aluno poderá entender como o fenômeno acontece de forma prática e não apenas teórica, proporcionando um aprendizado mais completo e dinâmico a cerca de assuntos da física que são vivenciados cotidianamente e muitas vezes imperceptíveis mesmo sendo por muitas vezes simples."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LUZ, EXPERIMENTOS, FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7747_17102017001436.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAIO EDUARDO SILVA AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "CAIO E. AMARAL"
    "autor_email" => "caioamaaral@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36220
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4822
    "inscrito_id" => 7747
    "titulo" => "CONFECÇÃO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO DE FÍSICA MODERNA PARA O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Neste trabalho, propõe-se a confecção de dois experimentos de Física Moderna objetivando auxiliar os alunos do ensino integrado a vivenciarem conceitos presentes em seu cotidiano mas ainda não visualizados na prática educacional, instigando o estudo de novos conceitos como a dualidade onda-corpúsculo da luz.  Isso porque  o ensino da física nas escolas tem sido por muito tempo engessado e metódico em termos de didática. Abusa-se dos cálculos e dos aprendizados mecânicos para construir um ensino voltado para a técnica e não a vivência cotidiana ainda mais o ensino de física no curso integrado (médio e técnico) que realiza-se, em geral, por meio de aulas teóricas voltadas para a física clássica. Dessa forma muitas vezes os conceitos de física moderna são abandonados dos currículos por estarem nas últimas páginas dos livros didáticos, aos quais ficam em segundo plano e nem ao menos são citados no decorrer do curso. Já no âmbito experimental não é diferente, os mais diversos experimentos de física clássica são facilmente reproduzidos em sala de aula, mas os experimentos de Física Moderna não são realizados por serem desconhecidos até mesmo pelo professor e, mesmo conhecendo, a confecção demanda cuidado e maior dedicação. Assim, por meio dos experimentos apresentados e toda a sua construção prática, o aluno poderá entender como o fenômeno acontece de forma prática e não apenas teórica, proporcionando um aprendizado mais completo e dinâmico a cerca de assuntos da física que são vivenciados cotidianamente e muitas vezes imperceptíveis mesmo sendo por muitas vezes simples."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LUZ, EXPERIMENTOS, FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7747_17102017001436.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAIO EDUARDO SILVA AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "CAIO E. AMARAL"
    "autor_email" => "caioamaaral@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Neste trabalho, propõe-se a confecção de dois experimentos de Física Moderna objetivando auxiliar os alunos do ensino integrado a vivenciarem conceitos presentes em seu cotidiano mas ainda não visualizados na prática educacional, instigando o estudo de novos conceitos como a dualidade onda-corpúsculo da luz. Isso porque o ensino da física nas escolas tem sido por muito tempo engessado e metódico em termos de didática. Abusa-se dos cálculos e dos aprendizados mecânicos para construir um ensino voltado para a técnica e não a vivência cotidiana ainda mais o ensino de física no curso integrado (médio e técnico) que realiza-se, em geral, por meio de aulas teóricas voltadas para a física clássica. Dessa forma muitas vezes os conceitos de física moderna são abandonados dos currículos por estarem nas últimas páginas dos livros didáticos, aos quais ficam em segundo plano e nem ao menos são citados no decorrer do curso. Já no âmbito experimental não é diferente, os mais diversos experimentos de física clássica são facilmente reproduzidos em sala de aula, mas os experimentos de Física Moderna não são realizados por serem desconhecidos até mesmo pelo professor e, mesmo conhecendo, a confecção demanda cuidado e maior dedicação. Assim, por meio dos experimentos apresentados e toda a sua construção prática, o aluno poderá entender como o fenômeno acontece de forma prática e não apenas teórica, proporcionando um aprendizado mais completo e dinâmico a cerca de assuntos da física que são vivenciados cotidianamente e muitas vezes imperceptíveis mesmo sendo por muitas vezes simples.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.