O PAPEL DO GESTOR NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA E DEMOCRÁTICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37842 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4399 "inscrito_id" => 967 "titulo" => "O PAPEL DO GESTOR NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA E DEMOCRÁTICA" "resumo" => "O processo de escolha de gestores de escolas públicas, segundo Mendonça (2011), vem sendo uma questão motivadora para que pesquisadores/as se debrucem nas investigações empíricas sobre a gestão democrática na educação brasileira. Estes estudos vem se ampliando devido a importância da relação entre o processo eleitoral e a gestão democrática da escola pública que tem sido a bandeira de luta dos movimentos sociais das últimas décadas. É a partir de 1980 que vem se discutindo a questão da indicação de gestoresas escolares por meios políticos, problematizando a gestão democrática reduzida apenas a esse mecanismo, assim como as suas implicações como: Os métodos centralizadores de administração, a indicação política a pessoas que não possuem identificação com a escola. Portanto, o referido estudo tem por objetivo analisar por meios de documentos, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), aprovada em 1996, e a partir da revisão bibliográficas de alguns atores como Mendonça (2001), Silva (2007), Paro (1993), Mares (1983), como importantes fontes e embasamento teórico para a análise deste objeto de estudo. Assim, nos interessamos por abordar de que forma os mecanismos de escolha do/A gestor/a escolar pode influenciar no processo democrático de uma escola pública? a partir da reflexão aqui realizada, percebemos que os/as gestores/as e toda comunidade escolar devem ter consciência da importância da gestão democrática, levando em consideração as eleições diretas para cargo de gestor/A como um promotor da democracia, junto com um trabalho autônomo, participativo e descentralizado por parte da gestão educacional. Superando a ideia de uma gestão por indicação política, em que, o trabalho desenvolvido na escola esteja ligada aos interesses de lideranças políticas. Portanto, é importante estudos científicos que discutam as formas de acesso ao cargo de gestor/a escolar, contribuindo assim, com sinalizações para que se pense na importância do processo d escolha dos/as gestores/as escolares com a participação da comunidade escolar, como mecanismo de autonomia, promovendo com isto, uma instituição democrática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ESCOLHA DE GESTORES, ELEIÇÃO DE DIRETORES, GESTÃO DEMOCRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID967_16102017212636.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE OLIVEIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "ALINE OLIVEIRA" "autor_email" => "alineoliveiracosta10@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37842 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4399 "inscrito_id" => 967 "titulo" => "O PAPEL DO GESTOR NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA E DEMOCRÁTICA" "resumo" => "O processo de escolha de gestores de escolas públicas, segundo Mendonça (2011), vem sendo uma questão motivadora para que pesquisadores/as se debrucem nas investigações empíricas sobre a gestão democrática na educação brasileira. Estes estudos vem se ampliando devido a importância da relação entre o processo eleitoral e a gestão democrática da escola pública que tem sido a bandeira de luta dos movimentos sociais das últimas décadas. É a partir de 1980 que vem se discutindo a questão da indicação de gestoresas escolares por meios políticos, problematizando a gestão democrática reduzida apenas a esse mecanismo, assim como as suas implicações como: Os métodos centralizadores de administração, a indicação política a pessoas que não possuem identificação com a escola. Portanto, o referido estudo tem por objetivo analisar por meios de documentos, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), aprovada em 1996, e a partir da revisão bibliográficas de alguns atores como Mendonça (2001), Silva (2007), Paro (1993), Mares (1983), como importantes fontes e embasamento teórico para a análise deste objeto de estudo. Assim, nos interessamos por abordar de que forma os mecanismos de escolha do/A gestor/a escolar pode influenciar no processo democrático de uma escola pública? a partir da reflexão aqui realizada, percebemos que os/as gestores/as e toda comunidade escolar devem ter consciência da importância da gestão democrática, levando em consideração as eleições diretas para cargo de gestor/A como um promotor da democracia, junto com um trabalho autônomo, participativo e descentralizado por parte da gestão educacional. Superando a ideia de uma gestão por indicação política, em que, o trabalho desenvolvido na escola esteja ligada aos interesses de lideranças políticas. Portanto, é importante estudos científicos que discutam as formas de acesso ao cargo de gestor/a escolar, contribuindo assim, com sinalizações para que se pense na importância do processo d escolha dos/as gestores/as escolares com a participação da comunidade escolar, como mecanismo de autonomia, promovendo com isto, uma instituição democrática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ESCOLHA DE GESTORES, ELEIÇÃO DE DIRETORES, GESTÃO DEMOCRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID967_16102017212636.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE OLIVEIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "ALINE OLIVEIRA" "autor_email" => "alineoliveiracosta10@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }