RESUMO
A escola precisa ser vista como um local de permanente aprendizagem de todos em contínua interação produtiva, pensada como um espaço de aprendizagem para todos. Sendo assim, a formação contínua de professores é pertinente mediante aos resultados do ensino aprendizagem correlacionados a atual situação das ‘não práticas e reflexos de professores (as)’. Tem-se como tema de pesquisa a Formação Contínua de professores (as) em exercício, a escolha se deu em função do meu refletir pedagógico enquanto professora, partiu de inquietações em torno de buscar um melhor fazer, da construção coletiva de um conhecimento que tenha sentido para a vida e que de fato promova uma aprendizagem necessária para isso. Objetivou-se investigar os desafios da formação contínua de professores em exercício, foi realizada uma pesquisa descritiva/exploratória, contemplando uma abordagem qualitativa. Foram feitas coletas de informações por meio de bases de dados e textos estudados no Curso de Pós-graduação em Educação, provenientes da disciplina: Formação de Professores, Currículos e Práticas Pedagógicas, além disso, foram realizadas entrevistas a professores da Rede Básica de Ensino. Os resultados alcançados levam-se a perceber que é imprescindível que o (a) professor (a) constantemente reflita sobre suas práticas e que simultaneamente torne-se um (a) constante pesquisador (a) rumo a uma prática eficaz. Não compete mais que o (a) professor (a) seja um (a) mero (a) transmissor (a) de conhecimentos. Mais do que isso, precisa-se firmar parcerias com o (a) aluno (a) de modo a poder ofertar as informações necessárias ligadas ao currículo de forma contextualizada e desejada por parte da turma. Para que isso ocorra é necessário que o (a) professor (a) também considere conhecimentos não apenas ligados a sua disciplina, isso requer conhecimento de diversas áreas, conexa com diversas metodologias pensadas e repensadas para cada aluno (a) como parte constituinte da turma mediante seus desejos e necessidades. Professores (as) e alunos (as) precisam está preparados para a construção do fazer pedagógico e esse trabalho deverá ser feito em consonância entre ambos. Considera-se que a formação contínua deverá se dá por meio da reflexão das práticas cotidianas ocorridas no chão da escola e a partir dessas se construir uma aprendizagem alternativa mediante aos tantos desafios e diversidades encontradas nas instituições escolares.
Palavras-chave: Aprendizagem para todos, Formação Contínua, Reflexão das práticas.