O LUGAR DE COLÉGIO NA ESCOLA SANTA RITA NA TRAJETÓRIA DE VIDA DE SUAS ALUNAS NO ANO DE 1937 EM AREIA - PB
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37804 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4730 "inscrito_id" => 5506 "titulo" => "O LUGAR DE COLÉGIO NA ESCOLA SANTA RITA NA TRAJETÓRIA DE VIDA DE SUAS ALUNAS NO ANO DE 1937 EM AREIA - PB" "resumo" => "Objetiva-se nesse trabalho, investigar a história de uma instituição de educação confessional do início do século XX no Brejo paraibano, o Colégio Santa Rita, fundada na cidade de Areia em 1937, um liceu voltando apenas para educação feminina, administrada pelas Irmãs Franciscanas vindas da Alemanha, buscamos discutir como a vida das alunas foram mudadas ao estudarem na escola, revelando as tramas que possibilitaram a construção do seu ambiente físico, como também no sentindo modernizador no interior da Paraíba na década de trinta. Assim as mudanças ocorridas nas vidas dessas meninas será a principal discussão do trabalho, percebendo que a cultura escolar está intimamente ligada a forma com que a sociedade se planeja na formação dos sujeitos, onde esconde por trás de sua fachada a vida e que seu valor só existe de fato quando seus espaços são absorvidos. Com base nas leitura e discussão dos textos sobre cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira, de Luciano Mendes com abordagem a metodologia da cultura escolar, com a importância de se entender como a organização escolar interfere nos sujeitos com e Foucault em Vigiar e Punir onde percebemos como as instituições escolares interferem nos sujeitos, e os conceitos Guacira Louros Gênero, sexualidade e educação, com o enfoque nas entrevistas das ex’s alunas partindo da primícias de como a vida delas tinham sido mudadas através da educação com o principal eixo problematizado o cotidiano escolar dessas meninas que estudaram na escola com um formato de internato, onde a escola teve papel fundamental na sua formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "CULTURA ESCOLAR, EDUCAÇÃO FEMININA, PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID5506_16102017233951.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAYHARA GABRIELLA LOPES BEZERRA" "autor_nome_curto" => "NAYHARA LOPES" "autor_email" => "nayharagabriella@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37804 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4730 "inscrito_id" => 5506 "titulo" => "O LUGAR DE COLÉGIO NA ESCOLA SANTA RITA NA TRAJETÓRIA DE VIDA DE SUAS ALUNAS NO ANO DE 1937 EM AREIA - PB" "resumo" => "Objetiva-se nesse trabalho, investigar a história de uma instituição de educação confessional do início do século XX no Brejo paraibano, o Colégio Santa Rita, fundada na cidade de Areia em 1937, um liceu voltando apenas para educação feminina, administrada pelas Irmãs Franciscanas vindas da Alemanha, buscamos discutir como a vida das alunas foram mudadas ao estudarem na escola, revelando as tramas que possibilitaram a construção do seu ambiente físico, como também no sentindo modernizador no interior da Paraíba na década de trinta. Assim as mudanças ocorridas nas vidas dessas meninas será a principal discussão do trabalho, percebendo que a cultura escolar está intimamente ligada a forma com que a sociedade se planeja na formação dos sujeitos, onde esconde por trás de sua fachada a vida e que seu valor só existe de fato quando seus espaços são absorvidos. Com base nas leitura e discussão dos textos sobre cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira, de Luciano Mendes com abordagem a metodologia da cultura escolar, com a importância de se entender como a organização escolar interfere nos sujeitos com e Foucault em Vigiar e Punir onde percebemos como as instituições escolares interferem nos sujeitos, e os conceitos Guacira Louros Gênero, sexualidade e educação, com o enfoque nas entrevistas das ex’s alunas partindo da primícias de como a vida delas tinham sido mudadas através da educação com o principal eixo problematizado o cotidiano escolar dessas meninas que estudaram na escola com um formato de internato, onde a escola teve papel fundamental na sua formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "CULTURA ESCOLAR, EDUCAÇÃO FEMININA, PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID5506_16102017233951.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAYHARA GABRIELLA LOPES BEZERRA" "autor_nome_curto" => "NAYHARA LOPES" "autor_email" => "nayharagabriella@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }