Este trabalho é um recorte de uma aproximação de campo com o propósito de conhecer a práxis do professor no nível fundamental I de ensino e tem como objetivo apresentar um pouco a dinâmica de uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal de Santa Maria do Cambucá-PE. A partir disso se busca ver a prática docente nesse nível escolar, como também, ver a relação entre teoria e prática, já que consideramos aqui a relação indissociável que essas têm. O procedimento utilizado para desenvolver o relato de experiência baseia-se na observação, na análise dos dados e no desenvolvimento do projeto de intervenção. Os resultados apontam a importância do estágio para formação docente, como também a relevância de compreender prática docente numa perspectiva de práxis. Perante isso, vale destacar o quão importante o estágio supervisionando permite ao/a professor/a em formação conhecer mais a realidade de uma escola, sala de aula e uma aula. São experiências significativas que o ajuda a pensar mais sobre sua atuação como docente e, o tipo de profissional que se almeja ser. E através do mesmo, vai se entendendo como lidar com desafios, problemas, oportunidades, manobras de ensino e, entre outros pontos que vão fazer parte da atuação desse docente, que busca ensinar aos seus alunos/as com amor, dedicação, incentivo, experiências, e principalmente, a buscarem o conhecimento. Sendo este um elemento que nunca será tirado de ninguém. Para tanto, foi trabalhado com essa turma 4 gêneros textuais, de modo a aprimorar seus conhecimentos quanto a eles, embora já os tivessem vistos antes de nossa presença no campo de estágio.