Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO.

Palavra-chaves: JOGOS LÚDICOS, ENSINO E APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35375
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3061
    "inscrito_id" => 893
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de uma investigação cientifica, realizada na E.E.M.T.I. Filgueiras Lima, no ensino médio, a pesquisa foi desenvolvida com intuito de perceber a visão dos estudantes e professores sobre a ludicidade no Ensino de Química. A relevância do presente estudo surgiu pela necessidade de conhecer a aceitação dos estudantes com os métodos adotados pelos professores que utilizam os jogos lúdicos para a compreensão do conteúdo visto em sala. O trabalho desenvolvido tem como objetivo identificar a importância dos jogos lúdicos na construção do conhecimento de Química no Ensino médio, e os específicos visam analisar a percepção de estudantes sobre a utilização dos jogos em sala de aula, e compreender como os professores usam os jogos no Ensino de Química. Trata-se de uma pesquisa com característica de levantamento, com abordagem qualitativa. No qual foram coletados dados através de dois questionários aplicados na escola citada, o formulário direcionado para os estudantes do 3° ano e outro designado para os professores que atualmente ministram a disciplina de Química na referida escola, no ano desta pesquisa. Através das informações fornecidas pelos os entrevistados de ambas as partes, nota-se a importância que os jogos lúdicos trazem para a formação dos estudantes e a contribuição na aprendizagem dos mesmos. O lúdico servirá para auxiliar o professor a transmitir o assunto, como também ajudar aos alunos na compreensão e facilitação dos conteúdos ministrados pelo docente de Química. Mesmo que os professores saiba a importância dos jogos lúdicos na contribuição pra melhor transmitir o conhecimento e ajudar na aprendizagem dos estudantes, às vezes um dos fatores que impedem o docente trabalhar o lúdico é por causa do calendário acadêmico elaborado pela escola. Pois algumas vezes as aulas da disciplina de química podem cair em dias feriados, por esse motivo acabam encurtando o tempo do professor e com isso fazendo com que o mesmo não consiga aplicar jogos na turma. Conclui-se que um dos motivos que impedem os professores na utilização dos jogos lúdicos com a turma seria o curto tempo pra ministrar todos os conteúdos que os estudantes devem ver duram o ano letivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS LÚDICOS, ENSINO E APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID893_03102017222210.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MYKAELL DOUGLLAS CARNEIRO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MYKAELL LIMA"
    "autor_email" => "kaell.18.kaell@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35375
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3061
    "inscrito_id" => 893
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de uma investigação cientifica, realizada na E.E.M.T.I. Filgueiras Lima, no ensino médio, a pesquisa foi desenvolvida com intuito de perceber a visão dos estudantes e professores sobre a ludicidade no Ensino de Química. A relevância do presente estudo surgiu pela necessidade de conhecer a aceitação dos estudantes com os métodos adotados pelos professores que utilizam os jogos lúdicos para a compreensão do conteúdo visto em sala. O trabalho desenvolvido tem como objetivo identificar a importância dos jogos lúdicos na construção do conhecimento de Química no Ensino médio, e os específicos visam analisar a percepção de estudantes sobre a utilização dos jogos em sala de aula, e compreender como os professores usam os jogos no Ensino de Química. Trata-se de uma pesquisa com característica de levantamento, com abordagem qualitativa. No qual foram coletados dados através de dois questionários aplicados na escola citada, o formulário direcionado para os estudantes do 3° ano e outro designado para os professores que atualmente ministram a disciplina de Química na referida escola, no ano desta pesquisa. Através das informações fornecidas pelos os entrevistados de ambas as partes, nota-se a importância que os jogos lúdicos trazem para a formação dos estudantes e a contribuição na aprendizagem dos mesmos. O lúdico servirá para auxiliar o professor a transmitir o assunto, como também ajudar aos alunos na compreensão e facilitação dos conteúdos ministrados pelo docente de Química. Mesmo que os professores saiba a importância dos jogos lúdicos na contribuição pra melhor transmitir o conhecimento e ajudar na aprendizagem dos estudantes, às vezes um dos fatores que impedem o docente trabalhar o lúdico é por causa do calendário acadêmico elaborado pela escola. Pois algumas vezes as aulas da disciplina de química podem cair em dias feriados, por esse motivo acabam encurtando o tempo do professor e com isso fazendo com que o mesmo não consiga aplicar jogos na turma. Conclui-se que um dos motivos que impedem os professores na utilização dos jogos lúdicos com a turma seria o curto tempo pra ministrar todos os conteúdos que os estudantes devem ver duram o ano letivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS LÚDICOS, ENSINO E APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID893_03102017222210.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MYKAELL DOUGLLAS CARNEIRO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MYKAELL LIMA"
    "autor_email" => "kaell.18.kaell@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma investigação cientifica, realizada na E.E.M.T.I. Filgueiras Lima, no ensino médio, a pesquisa foi desenvolvida com intuito de perceber a visão dos estudantes e professores sobre a ludicidade no Ensino de Química. A relevância do presente estudo surgiu pela necessidade de conhecer a aceitação dos estudantes com os métodos adotados pelos professores que utilizam os jogos lúdicos para a compreensão do conteúdo visto em sala. O trabalho desenvolvido tem como objetivo identificar a importância dos jogos lúdicos na construção do conhecimento de Química no Ensino médio, e os específicos visam analisar a percepção de estudantes sobre a utilização dos jogos em sala de aula, e compreender como os professores usam os jogos no Ensino de Química. Trata-se de uma pesquisa com característica de levantamento, com abordagem qualitativa. No qual foram coletados dados através de dois questionários aplicados na escola citada, o formulário direcionado para os estudantes do 3° ano e outro designado para os professores que atualmente ministram a disciplina de Química na referida escola, no ano desta pesquisa. Através das informações fornecidas pelos os entrevistados de ambas as partes, nota-se a importância que os jogos lúdicos trazem para a formação dos estudantes e a contribuição na aprendizagem dos mesmos. O lúdico servirá para auxiliar o professor a transmitir o assunto, como também ajudar aos alunos na compreensão e facilitação dos conteúdos ministrados pelo docente de Química. Mesmo que os professores saiba a importância dos jogos lúdicos na contribuição pra melhor transmitir o conhecimento e ajudar na aprendizagem dos estudantes, às vezes um dos fatores que impedem o docente trabalhar o lúdico é por causa do calendário acadêmico elaborado pela escola. Pois algumas vezes as aulas da disciplina de química podem cair em dias feriados, por esse motivo acabam encurtando o tempo do professor e com isso fazendo com que o mesmo não consiga aplicar jogos na turma. Conclui-se que um dos motivos que impedem os professores na utilização dos jogos lúdicos com a turma seria o curto tempo pra ministrar todos os conteúdos que os estudantes devem ver duram o ano letivo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.