A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35375 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3061 "inscrito_id" => 893 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "O presente trabalho trata-se de uma investigação cientifica, realizada na E.E.M.T.I. Filgueiras Lima, no ensino médio, a pesquisa foi desenvolvida com intuito de perceber a visão dos estudantes e professores sobre a ludicidade no Ensino de Química. A relevância do presente estudo surgiu pela necessidade de conhecer a aceitação dos estudantes com os métodos adotados pelos professores que utilizam os jogos lúdicos para a compreensão do conteúdo visto em sala. O trabalho desenvolvido tem como objetivo identificar a importância dos jogos lúdicos na construção do conhecimento de Química no Ensino médio, e os específicos visam analisar a percepção de estudantes sobre a utilização dos jogos em sala de aula, e compreender como os professores usam os jogos no Ensino de Química. Trata-se de uma pesquisa com característica de levantamento, com abordagem qualitativa. No qual foram coletados dados através de dois questionários aplicados na escola citada, o formulário direcionado para os estudantes do 3° ano e outro designado para os professores que atualmente ministram a disciplina de Química na referida escola, no ano desta pesquisa. Através das informações fornecidas pelos os entrevistados de ambas as partes, nota-se a importância que os jogos lúdicos trazem para a formação dos estudantes e a contribuição na aprendizagem dos mesmos. O lúdico servirá para auxiliar o professor a transmitir o assunto, como também ajudar aos alunos na compreensão e facilitação dos conteúdos ministrados pelo docente de Química. Mesmo que os professores saiba a importância dos jogos lúdicos na contribuição pra melhor transmitir o conhecimento e ajudar na aprendizagem dos estudantes, às vezes um dos fatores que impedem o docente trabalhar o lúdico é por causa do calendário acadêmico elaborado pela escola. Pois algumas vezes as aulas da disciplina de química podem cair em dias feriados, por esse motivo acabam encurtando o tempo do professor e com isso fazendo com que o mesmo não consiga aplicar jogos na turma. Conclui-se que um dos motivos que impedem os professores na utilização dos jogos lúdicos com a turma seria o curto tempo pra ministrar todos os conteúdos que os estudantes devem ver duram o ano letivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGOS LÚDICOS, ENSINO E APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID893_03102017222210.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYKAELL DOUGLLAS CARNEIRO LIMA" "autor_nome_curto" => "MYKAELL LIMA" "autor_email" => "kaell.18.kaell@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35375 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3061 "inscrito_id" => 893 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "O presente trabalho trata-se de uma investigação cientifica, realizada na E.E.M.T.I. Filgueiras Lima, no ensino médio, a pesquisa foi desenvolvida com intuito de perceber a visão dos estudantes e professores sobre a ludicidade no Ensino de Química. A relevância do presente estudo surgiu pela necessidade de conhecer a aceitação dos estudantes com os métodos adotados pelos professores que utilizam os jogos lúdicos para a compreensão do conteúdo visto em sala. O trabalho desenvolvido tem como objetivo identificar a importância dos jogos lúdicos na construção do conhecimento de Química no Ensino médio, e os específicos visam analisar a percepção de estudantes sobre a utilização dos jogos em sala de aula, e compreender como os professores usam os jogos no Ensino de Química. Trata-se de uma pesquisa com característica de levantamento, com abordagem qualitativa. No qual foram coletados dados através de dois questionários aplicados na escola citada, o formulário direcionado para os estudantes do 3° ano e outro designado para os professores que atualmente ministram a disciplina de Química na referida escola, no ano desta pesquisa. Através das informações fornecidas pelos os entrevistados de ambas as partes, nota-se a importância que os jogos lúdicos trazem para a formação dos estudantes e a contribuição na aprendizagem dos mesmos. O lúdico servirá para auxiliar o professor a transmitir o assunto, como também ajudar aos alunos na compreensão e facilitação dos conteúdos ministrados pelo docente de Química. Mesmo que os professores saiba a importância dos jogos lúdicos na contribuição pra melhor transmitir o conhecimento e ajudar na aprendizagem dos estudantes, às vezes um dos fatores que impedem o docente trabalhar o lúdico é por causa do calendário acadêmico elaborado pela escola. Pois algumas vezes as aulas da disciplina de química podem cair em dias feriados, por esse motivo acabam encurtando o tempo do professor e com isso fazendo com que o mesmo não consiga aplicar jogos na turma. Conclui-se que um dos motivos que impedem os professores na utilização dos jogos lúdicos com a turma seria o curto tempo pra ministrar todos os conteúdos que os estudantes devem ver duram o ano letivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGOS LÚDICOS, ENSINO E APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID893_03102017222210.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYKAELL DOUGLLAS CARNEIRO LIMA" "autor_nome_curto" => "MYKAELL LIMA" "autor_email" => "kaell.18.kaell@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }