O LÚDICO E A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37798 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1834 "inscrito_id" => 4501 "titulo" => "O LÚDICO E A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "Estudos e pesquisas sobre o Ensino de Química mostram que em geral, nessa área, é utilizado o método tradicional, centralizando-se na memorização de conceitos e fórmulas totalmente fora da realidade cotidiana do aluno. É bem visível a falta de interesse por parte do estudante de ensino médio em relação às aulas de Química. Os jogos lúdicos estão sendo muito utilizados como proposta facilitadora do processo ensino-aprendizagem em química, buscando tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas. O objetivo desse trabalho foi verificar a aprendizagem de conteúdos de química do 3º ano do ensino médio a partir do uso de jogos pedagógicos na escola de E.E. M Filgueiras Lima de Iguatu. Para coletar os dados foi trabalhado o jogo e, em seguida, aplicado um questionário com quatro perguntas fechadas. Os resultados apontam que para os estudantes pesquisados a aplicação de jogos associados ao conteúdo de química é uma boa alternativa de metodologia a ser trabalhada. Com o conteúdo da tabela periódica confirmou-se a o pensamento dos teóricos estudados de que por meio do jogo, torna-se mais fácil associar o nome do elemento e sua aplicação no dia a dia do aluno. Diante dos resultados obtidos é possível dizer que aplicação de jogos associados ao conteúdo de química é uma boa alternativa de metodologia a ser trabalhada com os alunos. Com o conteúdo da tabela periódica foi muito bem aceito, confirmando-se o pensamento dos teóricos estudados de que por meio do jogo, torna-se mais fácil associar o nome do elemento e sua aplicação no dia a dia do aluno. Diante desses resultados positivos, conclui-se que aos professores cabe sempre buscar novas formas de ensino, a fim de que suas aulas se tornem mais atrativas e mais significativas para os alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS PEDAGÓGICOS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID4501_11092017131504.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIANA NORONHA GUEDES" "autor_nome_curto" => "FLAVIANA GUEDES" "autor_email" => "flaviana.guedes10@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37798 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1834 "inscrito_id" => 4501 "titulo" => "O LÚDICO E A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "Estudos e pesquisas sobre o Ensino de Química mostram que em geral, nessa área, é utilizado o método tradicional, centralizando-se na memorização de conceitos e fórmulas totalmente fora da realidade cotidiana do aluno. É bem visível a falta de interesse por parte do estudante de ensino médio em relação às aulas de Química. Os jogos lúdicos estão sendo muito utilizados como proposta facilitadora do processo ensino-aprendizagem em química, buscando tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas. O objetivo desse trabalho foi verificar a aprendizagem de conteúdos de química do 3º ano do ensino médio a partir do uso de jogos pedagógicos na escola de E.E. M Filgueiras Lima de Iguatu. Para coletar os dados foi trabalhado o jogo e, em seguida, aplicado um questionário com quatro perguntas fechadas. Os resultados apontam que para os estudantes pesquisados a aplicação de jogos associados ao conteúdo de química é uma boa alternativa de metodologia a ser trabalhada. Com o conteúdo da tabela periódica confirmou-se a o pensamento dos teóricos estudados de que por meio do jogo, torna-se mais fácil associar o nome do elemento e sua aplicação no dia a dia do aluno. Diante dos resultados obtidos é possível dizer que aplicação de jogos associados ao conteúdo de química é uma boa alternativa de metodologia a ser trabalhada com os alunos. Com o conteúdo da tabela periódica foi muito bem aceito, confirmando-se o pensamento dos teóricos estudados de que por meio do jogo, torna-se mais fácil associar o nome do elemento e sua aplicação no dia a dia do aluno. Diante desses resultados positivos, conclui-se que aos professores cabe sempre buscar novas formas de ensino, a fim de que suas aulas se tornem mais atrativas e mais significativas para os alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS PEDAGÓGICOS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID4501_11092017131504.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIANA NORONHA GUEDES" "autor_nome_curto" => "FLAVIANA GUEDES" "autor_email" => "flaviana.guedes10@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }