Resumo: O ato de brincar estar presente na vida de todo ser humano e ele não precisa ser desvinculado do processo de ensino–aprendizado, pois as brincadeiras, na infância, auxiliam na construção cognitiva e no desenvolvimento de nossas personalidades. Embasadas por essa reflexão, construímos este trabalho buscando relacionar teoria e prática mostrando a relevância da inserção de atividades lúdicas na instituição escolar. Em um primeiro momento apresentaremos a diferenciação entre a brincadeira que auxilia na construção cognitiva do educando e os considerados passatempos diários; no tópico posterior, ampliaremos a importância da criança e seu contato com o mundo por meio das situações facilitadoras criadas pelo professor. Dentro dessa perspectiva discorremos também acerca do papel fundamental do pedagogo ou psicopedagogo como mediador responsável pela construção significativa e motivacional do desenvolvimento cognitivo da criança. Essa pesquisa nos possibilitará debater sobre a importância das atividades lúdicas inseridas na prática de ensino, como agentes transformadores e fomentadores da descoberta e socialização do aluno. Como proposta final, apresentaremos sugestões de atividades lúdicas a serem desenvolvidas na sala de aula. Nosso aporte teórico teve, entre outros, os seguintes autores: Vygotsky (2007), Barros (2008), Antunes (2008) e Santos (2008).