O IMPACTO DO PIBID BIOLOGIA NAS PRÁTICAS DOCENTES DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37771 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4768 "inscrito_id" => 5113 "titulo" => "O IMPACTO DO PIBID BIOLOGIA NAS PRÁTICAS DOCENTES DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é constituído por estudantes de universidades (bolsistas), docentes de escolas públicas (supervisores) e docentes das licenciaturas (coordenadores de área). Esses atores trabalham juntos com o intuito de melhorar a qualidade da educação brasileira. Apesar dos bolsistas estarem atrelados a um único supervisor na escola pública, ele pode prestar assistência para os demais professores da instituição. Os autores desta pesquisa tiveram oportunidade de trabalhar com seis professoras diferentes durante a participação no programa. Estes professores ao longo da sua experiência constituíram o seu fazer pedagógico, este pode ser percebido pelos bolsistas, que os identificaram e categorizaram de acordo com as tendências pedagógicas propostas por Libâneo. Não o bastante essas concepções pedagógicas, advindas da visão de mundo dos professores pode influenciar a atuação dos bolsistas, bem como também pode ser influenciada pelos mesmos. Este trabalho foi elaborado por meio da análise das vivências dos bolsistas diante das práticas e posições das supervisoras e de um questionário aplicado as mesmas. A análise da percepção dos bolsistas e dos questionários revelou aspectos importantes, como: a formação continuada sendo um conceito ainda dúbio, pois tais professoras não conseguem definir com clareza o que seria e não entendem a importância do mesmo em toda sua totalidade; As ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), não atingem apenas aos alunos da escola pública, mas também aos professores e bolsistas, na medida em que proporciona uma nova forma de pensar educação. Paralelo a isso, observou-se o quanto o sistema de monitoria prejudica o andamento das práticas educativas, precariza o trabalho docente e impede o compartilhamento de vivências educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO CONTINUADA, MONITORIA, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5113_16102017235133.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE RODRIGUES DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "FELIPE RODRIGUES" "autor_email" => "feliperodrigues625@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37771 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4768 "inscrito_id" => 5113 "titulo" => "O IMPACTO DO PIBID BIOLOGIA NAS PRÁTICAS DOCENTES DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é constituído por estudantes de universidades (bolsistas), docentes de escolas públicas (supervisores) e docentes das licenciaturas (coordenadores de área). Esses atores trabalham juntos com o intuito de melhorar a qualidade da educação brasileira. Apesar dos bolsistas estarem atrelados a um único supervisor na escola pública, ele pode prestar assistência para os demais professores da instituição. Os autores desta pesquisa tiveram oportunidade de trabalhar com seis professoras diferentes durante a participação no programa. Estes professores ao longo da sua experiência constituíram o seu fazer pedagógico, este pode ser percebido pelos bolsistas, que os identificaram e categorizaram de acordo com as tendências pedagógicas propostas por Libâneo. Não o bastante essas concepções pedagógicas, advindas da visão de mundo dos professores pode influenciar a atuação dos bolsistas, bem como também pode ser influenciada pelos mesmos. Este trabalho foi elaborado por meio da análise das vivências dos bolsistas diante das práticas e posições das supervisoras e de um questionário aplicado as mesmas. A análise da percepção dos bolsistas e dos questionários revelou aspectos importantes, como: a formação continuada sendo um conceito ainda dúbio, pois tais professoras não conseguem definir com clareza o que seria e não entendem a importância do mesmo em toda sua totalidade; As ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), não atingem apenas aos alunos da escola pública, mas também aos professores e bolsistas, na medida em que proporciona uma nova forma de pensar educação. Paralelo a isso, observou-se o quanto o sistema de monitoria prejudica o andamento das práticas educativas, precariza o trabalho docente e impede o compartilhamento de vivências educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO CONTINUADA, MONITORIA, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5113_16102017235133.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE RODRIGUES DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "FELIPE RODRIGUES" "autor_email" => "feliperodrigues625@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }