Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO: UMA ANÁLISE TEÓRICA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, DOCENTE, ENSINO-APRENDIZAGEM, PROFESSOR REFLEXIVO. Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O processo de formação inicial de professores tem ocupado o centro dos debates educativos nacionais e internacionais, pois além de ser uma das etapas imprescindíveis para a atuação desse profissional, deve propiciar ao profissional docente conhecimentos teóricos e práticos que o conduza a mediar o processo ensino-aprendizagem de forma efetiva contribuindo para uma educação de qualidade. Essa mediação não pode ser resumida a uma atividade técnica, ela implica em uma preparação, bem como na reflexão sobre a prática docente e deve estar relacionada a realidade dos educandos. Ao professor cabe o papel ativo e de crítico reflexivo capaz de repensar a sua prática pedagógica de modo a resignificá-la. Como os cursos de formação inicial contribuem para atuação crítica e reflexiva desse profissional? Será que os professores são profissionais reflexivos? Qual o conceito de professor reflexivo? A docência é uma atividade profissional que exige saberes e competências necessárias ao seu exercício. O estudo tem como objetivo central discutir a perspectiva teórica da formação do professor reflexivo destacando o papel das universidades nesse processo bem como a atuação cotidiana desse profissional nas escolas. Como resultados da investigação percebeu-se que a ineficiência dos cursos de formação inicial ainda compromete a qualidade e a efetividade do ensino. É uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, pois explora e busca compreender um dos fenômenos no contexto educacional. Como fundamentação teórica o estudo embasou-se em estudiosos como Pimenta e Ghedin (2012), Garcia (1999), Giroux (1997), Dewey (1952), dentre outros.

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