SILVA, Cleidiane De Oliveira et al.. Formação do professor reflexivo: uma análise teórica. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37029>. Acesso em: 05/11/2024 05:49
O processo de formação inicial de professores tem ocupado o centro dos debates educativos nacionais e internacionais, pois além de ser uma das etapas imprescindíveis para a atuação desse profissional, deve propiciar ao profissional docente conhecimentos teóricos e práticos que o conduza a mediar o processo ensino-aprendizagem de forma efetiva contribuindo para uma educação de qualidade. Essa mediação não pode ser resumida a uma atividade técnica, ela implica em uma preparação, bem como na reflexão sobre a prática docente e deve estar relacionada a realidade dos educandos. Ao professor cabe o papel ativo e de crítico reflexivo capaz de repensar a sua prática pedagógica de modo a resignificá-la. Como os cursos de formação inicial contribuem para atuação crítica e reflexiva desse profissional? Será que os professores são profissionais reflexivos? Qual o conceito de professor reflexivo? A docência é uma atividade profissional que exige saberes e competências necessárias ao seu exercício. O estudo tem como objetivo central discutir a perspectiva teórica da formação do professor reflexivo destacando o papel das universidades nesse processo bem como a atuação cotidiana desse profissional nas escolas. Como resultados da investigação percebeu-se que a ineficiência dos cursos de formação inicial ainda compromete a qualidade e a efetividade do ensino. É uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, pois explora e busca compreender um dos fenômenos no contexto educacional. Como fundamentação teórica o estudo embasou-se em estudiosos como Pimenta e Ghedin (2012), Garcia (1999), Giroux (1997), Dewey (1952), dentre outros.