O trabalho se configura como um relato de experiência oriundo a partir da organização de uma mesa redonda com a temática “Jovens Protagonistas discutindo o Estatuto da Criança e do Adolescente” realizada no dia 14 de junho de 2017, que teve como público alvo alunos dos 9ª anos de uma escola pública de ensino fundamental, participantes do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA) no município de Iguatu/CE. A atividade foi idealizada pelos alunos do 1º e 3º semestres do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceara - Campus Iguatu dentro das disciplinas de Legislação da Educação e Fundamentos Sócio-filosóficos e políticos da educação. O objetivo da atividade foi promover uma conscientização entre os alunos, público alvo do ECA, acerca dos seus direitos a partir de uma abordagem educacional e que fosse de maneira geral proveitosa para o contexto social ao quais estão inseridos os adolescentes, além de ser um momento enriquecedor para os organizadores da ação, cujo os mesmos se preparam para seguir a carreira de futuros docentes, visando assim um preparo em seus sensos críticos e conhecimentos pedagógicos. A mesa redonda foi composta por um integrante do conselho tutelar do município em questão, um diretor escolar de uma escola filantrópica, um licenciando em Química, além de uma aluna e uma professora da escola convidada. Após a mesa, foi aplicado um questionário avaliativo para análise acerca do retorno de da atividade proposta, cujos dados apontaram para uma aprendizagem positiva por parte dos alunos.