O presente artigo tem por objetivo estabelecer uma análise reflexiva sobre a atual realidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA, buscando problematizar nesta modalidade o conteúdo específico da Matematica Financeira nos moldes como este tem sido abordado no interior da salas de aula.
A EJA é um ensino desafiador e a aplicação de seus conteúdos nos exige compreender que esta modalidade de ensino requer uma aprendizagem significativa e expressiva na vida de alunos, que em sua maioria são trabalhadores, que por diversas razões não conseguiram concluir sua escolaridade e agora sentem a necessidade de terminar seus estudos objetivando participar mais efetivamente do mercado de trabalho, da vida social, política e cultural ou mesmo sentir-se pleno com sua escolarização e para isso a compreendemos que a transformação da prática educativa é essencial. É necessário olhar para a educação de jovens e adultos, buscando a compreensão de suas experiências e também necessidades.
Consideramos assim que os jovens e adultos que integram a EJA são sujeitos participativos e acessíveis a novos questionamentos e descobertas, que resignificam a aprendizagem dando relevancia para a sua vivência no mundo do trabalho e também para a sua vida social, e que sendo motivados se tornam capazes de relacionar sua aprendizagem em sala de aula com seus conhecimentos e experiências, desenvolvendo assim a sua capacidade real de entender o mundo em que está inserido, tornando-se sujeito crítico e conhecedor dos seus direitos e deveres na esfera social em que está inserido.