O ENSINO SIGNIFICATIVO DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37714 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4505 "inscrito_id" => 10219 "titulo" => "O ENSINO SIGNIFICATIVO DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS - EJA" "resumo" => """ O presente artigo tem por objetivo estabelecer uma análise reflexiva sobre a atual realidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA, buscando problematizar nesta modalidade o conteúdo específico da Matematica Financeira nos moldes como este tem sido abordado no interior da salas de aula.\r\n A EJA é um ensino desafiador e a aplicação de seus conteúdos nos exige compreender que esta modalidade de ensino requer uma aprendizagem significativa e expressiva na vida de alunos, que em sua maioria são trabalhadores, que por diversas razões não conseguiram concluir sua escolaridade e agora sentem a necessidade de terminar seus estudos objetivando participar mais efetivamente do mercado de trabalho, da vida social, política e cultural ou mesmo sentir-se pleno com sua escolarização e para isso a compreendemos que a transformação da prática educativa é essencial. É necessário olhar para a educação de jovens e adultos, buscando a compreensão de suas experiências e também necessidades.\r\n Consideramos assim que os jovens e adultos que integram a EJA são sujeitos participativos e acessíveis a novos questionamentos e descobertas, que resignificam a aprendizagem dando relevancia para a sua vivência no mundo do trabalho e também para a sua vida social, e que sendo motivados se tornam capazes de relacionar sua aprendizagem em sala de aula com seus conhecimentos e experiências, desenvolvendo assim a sua capacidade real de entender o mundo em que está inserido, tornando-se sujeito crítico e conhecedor dos seus direitos e deveres na esfera social em que está inserido. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EJA, MATEMÁTICA SIGNIFICATIVA, PRÁTICAS EDUCATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA12_ID10219_16102017222805.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERNESTINA BEATRIZ GOMES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ GOMES" "autor_email" => "bia16gomes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO (UCB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37714 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4505 "inscrito_id" => 10219 "titulo" => "O ENSINO SIGNIFICATIVO DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS - EJA" "resumo" => """ O presente artigo tem por objetivo estabelecer uma análise reflexiva sobre a atual realidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA, buscando problematizar nesta modalidade o conteúdo específico da Matematica Financeira nos moldes como este tem sido abordado no interior da salas de aula.\r\n A EJA é um ensino desafiador e a aplicação de seus conteúdos nos exige compreender que esta modalidade de ensino requer uma aprendizagem significativa e expressiva na vida de alunos, que em sua maioria são trabalhadores, que por diversas razões não conseguiram concluir sua escolaridade e agora sentem a necessidade de terminar seus estudos objetivando participar mais efetivamente do mercado de trabalho, da vida social, política e cultural ou mesmo sentir-se pleno com sua escolarização e para isso a compreendemos que a transformação da prática educativa é essencial. É necessário olhar para a educação de jovens e adultos, buscando a compreensão de suas experiências e também necessidades.\r\n Consideramos assim que os jovens e adultos que integram a EJA são sujeitos participativos e acessíveis a novos questionamentos e descobertas, que resignificam a aprendizagem dando relevancia para a sua vivência no mundo do trabalho e também para a sua vida social, e que sendo motivados se tornam capazes de relacionar sua aprendizagem em sala de aula com seus conhecimentos e experiências, desenvolvendo assim a sua capacidade real de entender o mundo em que está inserido, tornando-se sujeito crítico e conhecedor dos seus direitos e deveres na esfera social em que está inserido. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EJA, MATEMÁTICA SIGNIFICATIVA, PRÁTICAS EDUCATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA12_ID10219_16102017222805.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERNESTINA BEATRIZ GOMES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ GOMES" "autor_email" => "bia16gomes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO (UCB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }