FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: REFLEXÕESACERCA DO TEMA SEXUALIDADE
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Neste interim, diversos estudiosos em Ensino\r\n de Ciências concordam que a formação continuada dos professores se faz indispensável em todos os\r\n níveis de ensino e variados contextos escolares. A formação inicial de professores tem ocorrido de\r\n forma precária com fragmentação do currículo, o que justifica cursos de formação continuada visando\r\n a atualização e suprindo as deficiências desta formação. Considera-se ainda que existe uma lacuna e\r\n falta de integração da universidade com a educação básica. O presente trabalho relata uma experiência\r\n vivenciada durante a realização de um projeto de extensão que propõe uma parceria entre a Secretaria\r\n Municipal de Educação de Orizona-GO, o IF Goiano Campus Urutaí (Pibid/Prodocência/Extensão) e a\r\n Universidade Federal de Uberlândia no sentido de promover ações de formação continuada voltadas\r\n aos professores de Ciências do referido município. A ação envolveu licenciandos dos cursos de\r\n Ciências Biológicas e Química, bem como professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico\r\n (EBTT) de ambas as áreas, sendo propostas de acordo com a demanda sinalizada pelos próprios\r\n professores envolvidos. Formar professores que saibam como integrar as questões sociais, trabalhar os\r\n temas transversais é um passo para que a sala de aula se torne um espaço de conhecimento e\r\n informação sobre a sociedade como um todo. A Educação sexual é uma temática de fundamental\r\n importância que exige uma capacitação dos educadores para a incorporação de tal tema na sala de\r\n aula. A atividade foi desenvolvida no dia 14 de agosto de 2017 com os professores de Ciências da\r\n Rede Municipal de Ensino do município de Orizona-GO, na sede da Secretaria de Educação deste\r\n mesmo município, por intermédio dos discentes de Licenciatura em Ciências Biológicas e\r\n Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí, que fazem parte do projeto de\r\n Extensão intitulado: “Formação continuada de professores de ciências: contribuições para a prática\r\n pedagógica na rede municipal de ensino de Orizona/GO”. Após reuniões realizadas entre a professora\r\n orientadora e os licenciandos, a partir de levantamento prévio realizado com os professores em\r\n formação continuada, foi elaborada uma atividade interativa sobre a estrutura e função dos sistemas\r\n reprodutores masculino e feminino. A atividade foi realizada com os professores, com o intuito de\r\n aumentar o repertório metodológico dos mesmos, incentivando-os a adaptarem a atividade às\r\n realidades vivenciadas por eles em cada escola onde atuam. Espera-se com isso fortalecer a relação\r\n escola/universidade, bem como o ensino sobre sexualidade no município. 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