Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: REFLEXÕESACERCA DO TEMA SEXUALIDADE

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, RELAÇÃO ESCOLA / UNIVERSIDADE, SEXUALIDADE NA ESCOLA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37007
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2973
    "inscrito_id" => 8916
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: REFLEXÕESACERCA DO TEMA SEXUALIDADE"
    "resumo" => """
      A profissão docente é permeada de singularidades específicas que tornam o cotidiano do\r\n
      profissional cada vez mais desafiador, no sentido de que o professor é impelido a adaptar-se às\r\n
      particularidades dos ambientes aos quais estão inseridos. Neste interim, diversos estudiosos em Ensino\r\n
      de Ciências concordam que a formação continuada dos professores se faz indispensável em todos os\r\n
      níveis de ensino e variados contextos escolares. A formação inicial de professores tem ocorrido de\r\n
      forma precária com fragmentação do currículo, o que justifica cursos de formação continuada visando\r\n
      a atualização e suprindo as deficiências desta formação. Considera-se ainda que existe uma lacuna e\r\n
      falta de integração da universidade com a educação básica. O presente trabalho relata uma experiência\r\n
      vivenciada durante a realização de um projeto de extensão que propõe uma parceria entre a Secretaria\r\n
      Municipal de Educação de Orizona-GO, o IF Goiano Campus Urutaí (Pibid/Prodocência/Extensão) e a\r\n
      Universidade Federal de Uberlândia no sentido de promover ações de formação continuada voltadas\r\n
      aos professores de Ciências do referido município. A ação envolveu licenciandos dos cursos de\r\n
      Ciências Biológicas e Química, bem como professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico\r\n
      (EBTT) de ambas as áreas, sendo propostas de acordo com a demanda sinalizada pelos próprios\r\n
      professores envolvidos. Formar professores que saibam como integrar as questões sociais, trabalhar os\r\n
      temas transversais é um passo para que a sala de aula se torne um espaço de conhecimento e\r\n
      informação sobre a sociedade como um todo. A Educação sexual é uma temática de fundamental\r\n
      importância que exige uma capacitação dos educadores para a incorporação de tal tema na sala de\r\n
      aula. A atividade foi desenvolvida no dia 14 de agosto de 2017 com os professores de Ciências da\r\n
      Rede Municipal de Ensino do município de Orizona-GO, na sede da Secretaria de Educação deste\r\n
      mesmo município, por intermédio dos discentes de Licenciatura em Ciências Biológicas e\r\n
      Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí, que fazem parte do projeto de\r\n
      Extensão intitulado: “Formação continuada de professores de ciências: contribuições para a prática\r\n
      pedagógica na rede municipal de ensino de Orizona/GO”. Após reuniões realizadas entre a professora\r\n
      orientadora e os licenciandos, a partir de levantamento prévio realizado com os professores em\r\n
      formação continuada, foi elaborada uma atividade interativa sobre a estrutura e função dos sistemas\r\n
      reprodutores masculino e feminino. A atividade foi realizada com os professores, com o intuito de\r\n
      aumentar o repertório metodológico dos mesmos, incentivando-os a adaptarem a atividade às\r\n
      realidades vivenciadas por eles em cada escola onde atuam. Espera-se com isso fortalecer a relação\r\n
      escola/universidade, bem como o ensino sobre sexualidade no município.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, RELAÇÃO ESCOLA / UNIVERSIDADE, SEXUALIDADE NA ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID8916_29092017195232.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELA RANGEL DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "ISABELA RANGEL "
    "autor_email" => "belarangel1997@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37007
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2973
    "inscrito_id" => 8916
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: REFLEXÕESACERCA DO TEMA SEXUALIDADE"
    "resumo" => """
      A profissão docente é permeada de singularidades específicas que tornam o cotidiano do\r\n
      profissional cada vez mais desafiador, no sentido de que o professor é impelido a adaptar-se às\r\n
      particularidades dos ambientes aos quais estão inseridos. Neste interim, diversos estudiosos em Ensino\r\n
      de Ciências concordam que a formação continuada dos professores se faz indispensável em todos os\r\n
      níveis de ensino e variados contextos escolares. A formação inicial de professores tem ocorrido de\r\n
      forma precária com fragmentação do currículo, o que justifica cursos de formação continuada visando\r\n
      a atualização e suprindo as deficiências desta formação. Considera-se ainda que existe uma lacuna e\r\n
      falta de integração da universidade com a educação básica. O presente trabalho relata uma experiência\r\n
      vivenciada durante a realização de um projeto de extensão que propõe uma parceria entre a Secretaria\r\n
      Municipal de Educação de Orizona-GO, o IF Goiano Campus Urutaí (Pibid/Prodocência/Extensão) e a\r\n
      Universidade Federal de Uberlândia no sentido de promover ações de formação continuada voltadas\r\n
      aos professores de Ciências do referido município. A ação envolveu licenciandos dos cursos de\r\n
      Ciências Biológicas e Química, bem como professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico\r\n
      (EBTT) de ambas as áreas, sendo propostas de acordo com a demanda sinalizada pelos próprios\r\n
      professores envolvidos. Formar professores que saibam como integrar as questões sociais, trabalhar os\r\n
      temas transversais é um passo para que a sala de aula se torne um espaço de conhecimento e\r\n
      informação sobre a sociedade como um todo. A Educação sexual é uma temática de fundamental\r\n
      importância que exige uma capacitação dos educadores para a incorporação de tal tema na sala de\r\n
      aula. A atividade foi desenvolvida no dia 14 de agosto de 2017 com os professores de Ciências da\r\n
      Rede Municipal de Ensino do município de Orizona-GO, na sede da Secretaria de Educação deste\r\n
      mesmo município, por intermédio dos discentes de Licenciatura em Ciências Biológicas e\r\n
      Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí, que fazem parte do projeto de\r\n
      Extensão intitulado: “Formação continuada de professores de ciências: contribuições para a prática\r\n
      pedagógica na rede municipal de ensino de Orizona/GO”. Após reuniões realizadas entre a professora\r\n
      orientadora e os licenciandos, a partir de levantamento prévio realizado com os professores em\r\n
      formação continuada, foi elaborada uma atividade interativa sobre a estrutura e função dos sistemas\r\n
      reprodutores masculino e feminino. A atividade foi realizada com os professores, com o intuito de\r\n
      aumentar o repertório metodológico dos mesmos, incentivando-os a adaptarem a atividade às\r\n
      realidades vivenciadas por eles em cada escola onde atuam. Espera-se com isso fortalecer a relação\r\n
      escola/universidade, bem como o ensino sobre sexualidade no município.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, RELAÇÃO ESCOLA / UNIVERSIDADE, SEXUALIDADE NA ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID8916_29092017195232.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELA RANGEL DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "ISABELA RANGEL "
    "autor_email" => "belarangel1997@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A profissão docente é permeada de singularidades específicas que tornam o cotidiano do profissional cada vez mais desafiador, no sentido de que o professor é impelido a adaptar-se às particularidades dos ambientes aos quais estão inseridos. Neste interim, diversos estudiosos em Ensino de Ciências concordam que a formação continuada dos professores se faz indispensável em todos os níveis de ensino e variados contextos escolares. A formação inicial de professores tem ocorrido de forma precária com fragmentação do currículo, o que justifica cursos de formação continuada visando a atualização e suprindo as deficiências desta formação. Considera-se ainda que existe uma lacuna e falta de integração da universidade com a educação básica. O presente trabalho relata uma experiência vivenciada durante a realização de um projeto de extensão que propõe uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Orizona-GO, o IF Goiano Campus Urutaí (Pibid/Prodocência/Extensão) e a Universidade Federal de Uberlândia no sentido de promover ações de formação continuada voltadas aos professores de Ciências do referido município. A ação envolveu licenciandos dos cursos de Ciências Biológicas e Química, bem como professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) de ambas as áreas, sendo propostas de acordo com a demanda sinalizada pelos próprios professores envolvidos. Formar professores que saibam como integrar as questões sociais, trabalhar os temas transversais é um passo para que a sala de aula se torne um espaço de conhecimento e informação sobre a sociedade como um todo. A Educação sexual é uma temática de fundamental importância que exige uma capacitação dos educadores para a incorporação de tal tema na sala de aula. A atividade foi desenvolvida no dia 14 de agosto de 2017 com os professores de Ciências da Rede Municipal de Ensino do município de Orizona-GO, na sede da Secretaria de Educação deste mesmo município, por intermédio dos discentes de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí, que fazem parte do projeto de Extensão intitulado: “Formação continuada de professores de ciências: contribuições para a prática pedagógica na rede municipal de ensino de Orizona/GO”. Após reuniões realizadas entre a professora orientadora e os licenciandos, a partir de levantamento prévio realizado com os professores em formação continuada, foi elaborada uma atividade interativa sobre a estrutura e função dos sistemas reprodutores masculino e feminino. A atividade foi realizada com os professores, com o intuito de aumentar o repertório metodológico dos mesmos, incentivando-os a adaptarem a atividade às realidades vivenciadas por eles em cada escola onde atuam. Espera-se com isso fortalecer a relação escola/universidade, bem como o ensino sobre sexualidade no município.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.