Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A GEOGRAFIA DO COTIDIANO: APLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO DIA A DIA DOS ALUNOS DA EJA

Palavra-chaves: CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, VIVÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35244
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2667
    "inscrito_id" => 7395
    "titulo" => "A GEOGRAFIA DO COTIDIANO: APLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO DIA A DIA DOS ALUNOS DA EJA"
    "resumo" => ": O papel da Geografia é propiciar ao aluno o entendimento da realidade do mundo em que vive, possibilitando o estudo da relação ser humano-meio, e dessa maneira, o entendimento da sociedade e sua organização no espaço. Embora esteja claro o objetivo e a importância que essa ciência tem enquanto disciplina escolar, muitos fatores têm a tornado distante da aceitação dos alunos nas diferentes modalidades de ensino. Ao se tratar de alunos inseridos na Educação de Jovens e Adultos - EJA, tal aceitação se torna ainda mais complexa, visto que na maioria das vezes, esses alunos pretendem apenas finalizar mais um ciclo e obter a certificação de conclusão do ensino básico. Diante desse contexto, essa pesquisa objetivou analisar o desempenho da turma de VI ciclo B, modalidade EJA, da Escola Estadual Deputado Álvaro Gaudêncio de Queiroz, em Campina Grande- PB, quanto à aplicabilidade de alguns conteúdos de Geografia em seu dia a dia e sua correlação com a atuação desses em sala de aula. Ao longo das aulas foram promovidas discussões sobre o conteúdo relacionado ao tempo atmosférico e dinâmicas climáticas e a comparação com o que eles viviam em seu cotidiano. Além da discussão foram resolvidos alguns exercícios em sala. Em seguida foi entregue uma ficha para que cada aluno fizesse observações dos fenômenos geográficos identificados por eles em seu dia a dia. Os alunos trouxeram em suas fichas observações sobre os elementos e os fatores climáticos, por eles identificados, atuantes na cidade de Campina Grande. Diante dos resultados decorrentes das análises, pôde-se comprovar que todo humano é intrinsecamente um geógrafo, onde cotidianamente vivencia mesmo sem perceber as relações geográficas, bem como empiricamente as relações do ambiente em que vive, sendo capaz de relacioná-la. Para tanto, o professor de Geografia age como um intermediador da consciência que o indivíduo-aluno tem a respeito de si e do meio em que vive e ou vivenciou (vivenciará). Uma vez que esse indivíduo poderá criar situações de conhecimento prévio a partir do conhecimento construído. Logo, a experiência vivida com a turma de VI ciclo B, se revelou eficaz e às aulas mais fluidas, dialogadas e proveitosas, pois os alunos apresentaram seus conhecimentos a partir de sua vivência entendendo na prática a necessidade de aprender e aplicar os conhecimentos geográficos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, VIVÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID7395_16092017165444.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELANIA DANIELE SILVA ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ELANIA ARAUJO"
    "autor_email" => "elaniadani@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35244
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2667
    "inscrito_id" => 7395
    "titulo" => "A GEOGRAFIA DO COTIDIANO: APLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO DIA A DIA DOS ALUNOS DA EJA"
    "resumo" => ": O papel da Geografia é propiciar ao aluno o entendimento da realidade do mundo em que vive, possibilitando o estudo da relação ser humano-meio, e dessa maneira, o entendimento da sociedade e sua organização no espaço. Embora esteja claro o objetivo e a importância que essa ciência tem enquanto disciplina escolar, muitos fatores têm a tornado distante da aceitação dos alunos nas diferentes modalidades de ensino. Ao se tratar de alunos inseridos na Educação de Jovens e Adultos - EJA, tal aceitação se torna ainda mais complexa, visto que na maioria das vezes, esses alunos pretendem apenas finalizar mais um ciclo e obter a certificação de conclusão do ensino básico. Diante desse contexto, essa pesquisa objetivou analisar o desempenho da turma de VI ciclo B, modalidade EJA, da Escola Estadual Deputado Álvaro Gaudêncio de Queiroz, em Campina Grande- PB, quanto à aplicabilidade de alguns conteúdos de Geografia em seu dia a dia e sua correlação com a atuação desses em sala de aula. Ao longo das aulas foram promovidas discussões sobre o conteúdo relacionado ao tempo atmosférico e dinâmicas climáticas e a comparação com o que eles viviam em seu cotidiano. Além da discussão foram resolvidos alguns exercícios em sala. Em seguida foi entregue uma ficha para que cada aluno fizesse observações dos fenômenos geográficos identificados por eles em seu dia a dia. Os alunos trouxeram em suas fichas observações sobre os elementos e os fatores climáticos, por eles identificados, atuantes na cidade de Campina Grande. Diante dos resultados decorrentes das análises, pôde-se comprovar que todo humano é intrinsecamente um geógrafo, onde cotidianamente vivencia mesmo sem perceber as relações geográficas, bem como empiricamente as relações do ambiente em que vive, sendo capaz de relacioná-la. Para tanto, o professor de Geografia age como um intermediador da consciência que o indivíduo-aluno tem a respeito de si e do meio em que vive e ou vivenciou (vivenciará). Uma vez que esse indivíduo poderá criar situações de conhecimento prévio a partir do conhecimento construído. Logo, a experiência vivida com a turma de VI ciclo B, se revelou eficaz e às aulas mais fluidas, dialogadas e proveitosas, pois os alunos apresentaram seus conhecimentos a partir de sua vivência entendendo na prática a necessidade de aprender e aplicar os conhecimentos geográficos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, VIVÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID7395_16092017165444.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELANIA DANIELE SILVA ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ELANIA ARAUJO"
    "autor_email" => "elaniadani@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

: O papel da Geografia é propiciar ao aluno o entendimento da realidade do mundo em que vive, possibilitando o estudo da relação ser humano-meio, e dessa maneira, o entendimento da sociedade e sua organização no espaço. Embora esteja claro o objetivo e a importância que essa ciência tem enquanto disciplina escolar, muitos fatores têm a tornado distante da aceitação dos alunos nas diferentes modalidades de ensino. Ao se tratar de alunos inseridos na Educação de Jovens e Adultos - EJA, tal aceitação se torna ainda mais complexa, visto que na maioria das vezes, esses alunos pretendem apenas finalizar mais um ciclo e obter a certificação de conclusão do ensino básico. Diante desse contexto, essa pesquisa objetivou analisar o desempenho da turma de VI ciclo B, modalidade EJA, da Escola Estadual Deputado Álvaro Gaudêncio de Queiroz, em Campina Grande- PB, quanto à aplicabilidade de alguns conteúdos de Geografia em seu dia a dia e sua correlação com a atuação desses em sala de aula. Ao longo das aulas foram promovidas discussões sobre o conteúdo relacionado ao tempo atmosférico e dinâmicas climáticas e a comparação com o que eles viviam em seu cotidiano. Além da discussão foram resolvidos alguns exercícios em sala. Em seguida foi entregue uma ficha para que cada aluno fizesse observações dos fenômenos geográficos identificados por eles em seu dia a dia. Os alunos trouxeram em suas fichas observações sobre os elementos e os fatores climáticos, por eles identificados, atuantes na cidade de Campina Grande. Diante dos resultados decorrentes das análises, pôde-se comprovar que todo humano é intrinsecamente um geógrafo, onde cotidianamente vivencia mesmo sem perceber as relações geográficas, bem como empiricamente as relações do ambiente em que vive, sendo capaz de relacioná-la. Para tanto, o professor de Geografia age como um intermediador da consciência que o indivíduo-aluno tem a respeito de si e do meio em que vive e ou vivenciou (vivenciará). Uma vez que esse indivíduo poderá criar situações de conhecimento prévio a partir do conhecimento construído. Logo, a experiência vivida com a turma de VI ciclo B, se revelou eficaz e às aulas mais fluidas, dialogadas e proveitosas, pois os alunos apresentaram seus conhecimentos a partir de sua vivência entendendo na prática a necessidade de aprender e aplicar os conhecimentos geográficos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.