O ENSINO DO PLE PARA OS ALUNOS DO PEC-G: ESTRATÉGIAS DE ENSINO – APRENDIZAGEM UTILIZADAS PELOS PROFESSORES
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37703 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4947 "inscrito_id" => 6017 "titulo" => "O ENSINO DO PLE PARA OS ALUNOS DO PEC-G: ESTRATÉGIAS DE ENSINO – APRENDIZAGEM UTILIZADAS PELOS PROFESSORES" "resumo" => "A mobilidade acadêmica internacional dos estudantes de graduação do Programa PEC-G tem sido incentivada por governos que estimulam a troca de conhecimentos e aprendizado intensivo para que, após a conclusão do curso, o profissional venha a utilizar os conhecimentos adquiridos em seu próprio país. Este Programa seleciona estrangeiros, entre 18 e 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no Brasil, oferecendo oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais, localizados nos seguintes continentes: África, América Latina, Ásia e também no Caribe. Na Universidade Federal de Roraima, este Programa existe desde 2001, sendo que em 2012 passou a ser administrado pela Coordenadoria de Relações Internacionais da UFRR – CRINT. Objetivo deste trabalho é apresentar as estratégias utilizadas pelos professores para que estes alunos adquiram, no curto espaço de tempo, a Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - CELPE-BRAS, e assim poder continuar no Brasil. Importa ter em mente as relações entre língua, aprendizagem e cultura evitando que aconteça apenas a decodificação dos signos linguísticos. Para que aconteça a internalização da língua portuguesa do Brasil como segunda língua faz-se necessário entender as características, e estratégias utilizadas na aprendizagem para obtenção de um círculo eficaz. A música, os jogos, enfim, a ludicidade colabora em larga escala com estratégia de aquisição da língua portuguesa do Brasil como segunda língua, levando os falantes nativos do inglês, francês e espanhol desenvolverem as habilidades linguísticas de leitura, compreensão e interpretação. As aulas de campo possibilitam uma abertura maior para que o diálogo e troca de experiência cooperem para que a aquisição da língua adicional aconteça como uma experiência exitosa na Universidade Federal de Roraima." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ENSINO PLE, ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM, INTERCULTURALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID6017_17102017145550.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO LOPES" "autor_nome_curto" => "CONCEIÇÃO LOPES" "autor_email" => "mcllopes07@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37703 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4947 "inscrito_id" => 6017 "titulo" => "O ENSINO DO PLE PARA OS ALUNOS DO PEC-G: ESTRATÉGIAS DE ENSINO – APRENDIZAGEM UTILIZADAS PELOS PROFESSORES" "resumo" => "A mobilidade acadêmica internacional dos estudantes de graduação do Programa PEC-G tem sido incentivada por governos que estimulam a troca de conhecimentos e aprendizado intensivo para que, após a conclusão do curso, o profissional venha a utilizar os conhecimentos adquiridos em seu próprio país. Este Programa seleciona estrangeiros, entre 18 e 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no Brasil, oferecendo oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais, localizados nos seguintes continentes: África, América Latina, Ásia e também no Caribe. Na Universidade Federal de Roraima, este Programa existe desde 2001, sendo que em 2012 passou a ser administrado pela Coordenadoria de Relações Internacionais da UFRR – CRINT. Objetivo deste trabalho é apresentar as estratégias utilizadas pelos professores para que estes alunos adquiram, no curto espaço de tempo, a Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - CELPE-BRAS, e assim poder continuar no Brasil. Importa ter em mente as relações entre língua, aprendizagem e cultura evitando que aconteça apenas a decodificação dos signos linguísticos. Para que aconteça a internalização da língua portuguesa do Brasil como segunda língua faz-se necessário entender as características, e estratégias utilizadas na aprendizagem para obtenção de um círculo eficaz. A música, os jogos, enfim, a ludicidade colabora em larga escala com estratégia de aquisição da língua portuguesa do Brasil como segunda língua, levando os falantes nativos do inglês, francês e espanhol desenvolverem as habilidades linguísticas de leitura, compreensão e interpretação. As aulas de campo possibilitam uma abertura maior para que o diálogo e troca de experiência cooperem para que a aquisição da língua adicional aconteça como uma experiência exitosa na Universidade Federal de Roraima." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ENSINO PLE, ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM, INTERCULTURALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID6017_17102017145550.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO LOPES" "autor_nome_curto" => "CONCEIÇÃO LOPES" "autor_email" => "mcllopes07@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }