Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS NA LICENCIATURA: REFLETINDO SOBRE O (DES) INTERESSE MANIFESTADO POR LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Palavra-chaves: PROBLEMA, FORMAÇÃO, DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35925
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2847
    "inscrito_id" => 350
    "titulo" => "AS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS NA LICENCIATURA: REFLETINDO SOBRE O (DES) INTERESSE MANIFESTADO POR LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => """
      O presente artigo vem abordar a questão de que muitos dos licenciandos não demonstram muito interesse pelas disciplinas pedagógicas que compõe a matriz curricular das licenciaturas, e diante deste princípio procuramos fazer uma investigação para identificar que fatores estão colaborando para que isso venha ocorrendo e se estes reconhecem a importância dessas áreas na sua formação docente. Mediante a identificação desta problemática, elaboramos um questionário, visto que este é um tipo de recurso muito recorrido em pesquisas de caráter científico por conta da sua praticidade, pois levanta um número elevado de informações em um curto período de tempo. O mesmo foi aplicado nas turmas de licenciatura de diferentes períodos de Ciencias Biológicas do Instituto Federal do Maranhão - Campus Caxias. Esta pesquisa é do tipo qualitativa, este modelo de investigação vem sendo utilizado com frequência em pesquisas na educação e a avaliação dos resultados foi feito com base nos relatos dos alunos e segue o método proposto por Laurence Bardin, o da técnica da análise dos conteúdos. Mediante a observação das informações colhidas podemos concluir que vários fatores contribuem para que isso esteja ocorrendo, dentre eles destacamos a metodologia usada pelos professores dessas áreas, onde para os estudantes é considerada cansativa e com aprendizagem nada produtiva, a relação professor-aluno, visto que esta relação tem caráter transformador na aprendizagem dos estudantes, destacaram que os professores das disciplinas específicas deveriam estimular mais os estudantes no que diz respeito a melhorarem seu interesse pelas pedagógicas, além de relatarem que a instituição de ensino deveria dar mais suporte aos professores das pedagógicas.\r\n
      Palavras-chave: Problema, Formação, Docente.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PROBLEMA, FORMAÇÃO, DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID350_24092017001928.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINETE SOUSA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINETE"
    "autor_email" => "FRANSOUOLIVEIRA@GMAIL.COM"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35925
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2847
    "inscrito_id" => 350
    "titulo" => "AS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS NA LICENCIATURA: REFLETINDO SOBRE O (DES) INTERESSE MANIFESTADO POR LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => """
      O presente artigo vem abordar a questão de que muitos dos licenciandos não demonstram muito interesse pelas disciplinas pedagógicas que compõe a matriz curricular das licenciaturas, e diante deste princípio procuramos fazer uma investigação para identificar que fatores estão colaborando para que isso venha ocorrendo e se estes reconhecem a importância dessas áreas na sua formação docente. Mediante a identificação desta problemática, elaboramos um questionário, visto que este é um tipo de recurso muito recorrido em pesquisas de caráter científico por conta da sua praticidade, pois levanta um número elevado de informações em um curto período de tempo. O mesmo foi aplicado nas turmas de licenciatura de diferentes períodos de Ciencias Biológicas do Instituto Federal do Maranhão - Campus Caxias. Esta pesquisa é do tipo qualitativa, este modelo de investigação vem sendo utilizado com frequência em pesquisas na educação e a avaliação dos resultados foi feito com base nos relatos dos alunos e segue o método proposto por Laurence Bardin, o da técnica da análise dos conteúdos. Mediante a observação das informações colhidas podemos concluir que vários fatores contribuem para que isso esteja ocorrendo, dentre eles destacamos a metodologia usada pelos professores dessas áreas, onde para os estudantes é considerada cansativa e com aprendizagem nada produtiva, a relação professor-aluno, visto que esta relação tem caráter transformador na aprendizagem dos estudantes, destacaram que os professores das disciplinas específicas deveriam estimular mais os estudantes no que diz respeito a melhorarem seu interesse pelas pedagógicas, além de relatarem que a instituição de ensino deveria dar mais suporte aos professores das pedagógicas.\r\n
      Palavras-chave: Problema, Formação, Docente.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PROBLEMA, FORMAÇÃO, DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID350_24092017001928.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINETE SOUSA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINETE"
    "autor_email" => "FRANSOUOLIVEIRA@GMAIL.COM"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo vem abordar a questão de que muitos dos licenciandos não demonstram muito interesse pelas disciplinas pedagógicas que compõe a matriz curricular das licenciaturas, e diante deste princípio procuramos fazer uma investigação para identificar que fatores estão colaborando para que isso venha ocorrendo e se estes reconhecem a importância dessas áreas na sua formação docente. Mediante a identificação desta problemática, elaboramos um questionário, visto que este é um tipo de recurso muito recorrido em pesquisas de caráter científico por conta da sua praticidade, pois levanta um número elevado de informações em um curto período de tempo. O mesmo foi aplicado nas turmas de licenciatura de diferentes períodos de Ciencias Biológicas do Instituto Federal do Maranhão - Campus Caxias. Esta pesquisa é do tipo qualitativa, este modelo de investigação vem sendo utilizado com frequência em pesquisas na educação e a avaliação dos resultados foi feito com base nos relatos dos alunos e segue o método proposto por Laurence Bardin, o da técnica da análise dos conteúdos. Mediante a observação das informações colhidas podemos concluir que vários fatores contribuem para que isso esteja ocorrendo, dentre eles destacamos a metodologia usada pelos professores dessas áreas, onde para os estudantes é considerada cansativa e com aprendizagem nada produtiva, a relação professor-aluno, visto que esta relação tem caráter transformador na aprendizagem dos estudantes, destacaram que os professores das disciplinas específicas deveriam estimular mais os estudantes no que diz respeito a melhorarem seu interesse pelas pedagógicas, além de relatarem que a instituição de ensino deveria dar mais suporte aos professores das pedagógicas. Palavras-chave: Problema, Formação, Docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.