A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO E SUAS INOVAÇÕES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 377 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 536 "inscrito_id" => 435 "titulo" => "A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO E SUAS INOVAÇÕES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS" "resumo" => "A presente comunicação tem como objetivo abordar as teorias e métodos no que diz respeito ao ensino da leitura, ou seja, da linguagem literária no ensino médio, uma vez que a escola ensina a Língua Portuguesa sob cunho tradicional e no que se refere ao ensino de Literatura; apenas ler, escrever e informar as épocas e biografias dos autores literários, o que torna uma grande problemática com o ensino de Literatura. Tais práticas metodológicas de ensino e aprendizagem, direcionadas apenas em teorias tradicionais, diversas vezes não contemplam de modo aprofundado as reais necessidades de leitura e escrita por parte dos alunos. Sob estas perspectivas Cosson (2006), propõe que a prática metodológica baseada em uma sequência didática pode atender de forma processual essas necessidades referentes ao ensino de Língua Vernácula. Tomando como base nas orientações teóricas de Bordini e Aguiar (1993), Rangel (2003), Pinheiro (2001), Cosson (2006), bem como o ensino de literatura na perspectiva dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) de Língua Portuguesa no ensino médio (2000) e as propostas didáticas dos Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2006), este estudo visa apresentar metodologias inovadoras adequadas para as faixas etárias, como também os níveis de escolaridade no que diz respeito à importância da sequência didática no desempenho evolutivo dos alunos com a finalidade de tornar o ensino de Literatura produtivo." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "26 - LEITURA, LETRAMENTO LITERÁRIO E MEMÓRIAS DE LEITURA: POR CONSTRUÇÃO DIALÓGICA" "palavra_chave" => "Leitura, Literatura, Ensino, Sequência didática" "idioma" => "Português" "arquivo" => "ddb30680a691d157187ee1cf9e896d03.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGNO DA NÓBREGA LISBOA" "autor_nome_curto" => "MAGNO LISBOA" "autor_email" => "magnonlisboa@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 377 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 536 "inscrito_id" => 435 "titulo" => "A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO E SUAS INOVAÇÕES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS" "resumo" => "A presente comunicação tem como objetivo abordar as teorias e métodos no que diz respeito ao ensino da leitura, ou seja, da linguagem literária no ensino médio, uma vez que a escola ensina a Língua Portuguesa sob cunho tradicional e no que se refere ao ensino de Literatura; apenas ler, escrever e informar as épocas e biografias dos autores literários, o que torna uma grande problemática com o ensino de Literatura. Tais práticas metodológicas de ensino e aprendizagem, direcionadas apenas em teorias tradicionais, diversas vezes não contemplam de modo aprofundado as reais necessidades de leitura e escrita por parte dos alunos. Sob estas perspectivas Cosson (2006), propõe que a prática metodológica baseada em uma sequência didática pode atender de forma processual essas necessidades referentes ao ensino de Língua Vernácula. Tomando como base nas orientações teóricas de Bordini e Aguiar (1993), Rangel (2003), Pinheiro (2001), Cosson (2006), bem como o ensino de literatura na perspectiva dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) de Língua Portuguesa no ensino médio (2000) e as propostas didáticas dos Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2006), este estudo visa apresentar metodologias inovadoras adequadas para as faixas etárias, como também os níveis de escolaridade no que diz respeito à importância da sequência didática no desempenho evolutivo dos alunos com a finalidade de tornar o ensino de Literatura produtivo." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "26 - LEITURA, LETRAMENTO LITERÁRIO E MEMÓRIAS DE LEITURA: POR CONSTRUÇÃO DIALÓGICA" "palavra_chave" => "Leitura, Literatura, Ensino, Sequência didática" "idioma" => "Português" "arquivo" => "ddb30680a691d157187ee1cf9e896d03.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGNO DA NÓBREGA LISBOA" "autor_nome_curto" => "MAGNO LISBOA" "autor_email" => "magnonlisboa@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }