Compreendendo que ler e escrever constitui-se em ferramenta básica para o desenvolvimento integral do indivíduo na sociedade, buscou-se através de um projeto de intervenção desenvolvido no Estágio Supervisionado na Escola IV, aprimorar o gosto pela leitura, compreensão e escrita de textos na escola. O projeto foi desenvolvido no Centro Educacional Maria Gil de Medeiros com alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Picos – PI, num total de 114 alunos, agrupados em quatro turmas no turno manhã, com faixa etária de 8 a 14 anos. O relato descreve a atuação de estagiários no desenvolvimento de atividades voltadas para o fortalecimento das habilidades de leitura, escrita e compreensão de textos. Os resultados evidenciam que quando incentivados e orientados para a produção textual os alunos podem surpreender nos aspectos observados. Percebeu-se também a relevância da leitura no desenvolvimento da capacidade criadora dos indivíduos de interpretar o mundo à sua volta, onde adquirem as competências para que possam exercer com dignidade a sua cidadania.