O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DOS JOGOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37688 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 487 "inscrito_id" => 5738 "titulo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DOS JOGOS" "resumo" => """ Resumo: O presente trabalho trata sobre os jogos nas aulas de matemática, em turmas de 4º e 5º anos do ensino fundamental I, da Escola Ensino Fundamental Desembargador Braz Baracuhy em Pilões/PB e da Escola Instituto Paraíso da Infância em Arara/PB. Visando à compreensão de questões fundamentais sobre a aprendizagem e discute as possíveis causas do fracasso escolar e as variáveis que interferem negativamente no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Metodologicamente procedeu-se uma pesquisa de campo de caráter qualiquantitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário que foi lançado aos professores do ensino fundamental I das referidas escolas, buscando informações acerca do tema em questão. Inicialmente, faz-se uma breve explanação sobre os jogos na sala de aula que influencia na aprendizagem, de modo geral, para posteriormente discutir, especificamente a importância do jogo nas aulas de matemática. O estudo foi realizado com base ainda em pesquisa bibliográfica enfocando as ideias de diversos autores da área, como: Campos (2015), Andrade (2014), Brasil (2014), Moura (2007) dentre outros. A investigação possibilitou identificar fatores favoráveis e desfavoráveis ao desenvolvimento dessas crianças, também apontou caminhos para melhorar as práticas vivenciadas pela comunidade no que se refere às dificuldades de aprendizagem. A prática educativa deve contemplar a todos independente do seu ritmo e nível de aprendizagem, sempre levando em consideração a bagagem cultural que o educando traz através de jogos educativos. Neste estudo foi possível entender um pouco mais o processo de aprendizagem na matemática e alguns aspectos que a interferem.\r\n \r\n Palavras-chave: Jogos, dificuldade de aprendizagem, matemática. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGOS, DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID5738_22082017082942.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA CASSIANO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA" "autor_email" => "fattima.cassiano@live.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37688 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 487 "inscrito_id" => 5738 "titulo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DOS JOGOS" "resumo" => """ Resumo: O presente trabalho trata sobre os jogos nas aulas de matemática, em turmas de 4º e 5º anos do ensino fundamental I, da Escola Ensino Fundamental Desembargador Braz Baracuhy em Pilões/PB e da Escola Instituto Paraíso da Infância em Arara/PB. Visando à compreensão de questões fundamentais sobre a aprendizagem e discute as possíveis causas do fracasso escolar e as variáveis que interferem negativamente no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Metodologicamente procedeu-se uma pesquisa de campo de caráter qualiquantitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário que foi lançado aos professores do ensino fundamental I das referidas escolas, buscando informações acerca do tema em questão. Inicialmente, faz-se uma breve explanação sobre os jogos na sala de aula que influencia na aprendizagem, de modo geral, para posteriormente discutir, especificamente a importância do jogo nas aulas de matemática. O estudo foi realizado com base ainda em pesquisa bibliográfica enfocando as ideias de diversos autores da área, como: Campos (2015), Andrade (2014), Brasil (2014), Moura (2007) dentre outros. A investigação possibilitou identificar fatores favoráveis e desfavoráveis ao desenvolvimento dessas crianças, também apontou caminhos para melhorar as práticas vivenciadas pela comunidade no que se refere às dificuldades de aprendizagem. A prática educativa deve contemplar a todos independente do seu ritmo e nível de aprendizagem, sempre levando em consideração a bagagem cultural que o educando traz através de jogos educativos. Neste estudo foi possível entender um pouco mais o processo de aprendizagem na matemática e alguns aspectos que a interferem.\r\n \r\n Palavras-chave: Jogos, dificuldade de aprendizagem, matemática. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGOS, DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID5738_22082017082942.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA CASSIANO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA" "autor_email" => "fattima.cassiano@live.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }