FRANÇA, Dilene Kelly De Souza et al.. O ensino de língua espanhola através de jogos. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37682>. Acesso em: 05/11/2024 03:48
O ensino de língua espanhola no Brasil é desafiador, a começar-se com a lei que remete a obrigatoriedade no ensino regular em todo o país que não está sendo cumprida. De acordo com a lei 11.661/2005 a oferta do ensino de língua espanhola se tornou obrigatória no ensino médio para todas as escolas públicas e privadas do país, no horário regular. Além disso, soma-se a falta de interesse do aluno para aprender a língua, entre outros fatores. Pensando nestes fatores e acrescentando que as aulas estão mecanizadas, propomos usar os jogos como ferramenta dinâmica e potencializadora de ensino aprendizagem em língua espanhola. Acreditamos que é uma atividade não para cobrir espaços ou o professor estando sem ideias, utiliza os jogos, mas, uma forma lúdica, eficiente e compensadora, com resultados satisfatórios. Podendo adequar suas aulas da melhor maneira possível, levando em consideração o que é estabelecido pela escola e sempre adaptar à realidade de seus alunos. A atividade foi desenvolvida em uma escola particular da cidade de Campina grande, com o intuito de aprenderem o vocabulário alimentos em espanhol. O desenvolvimento do jogo foi baseado na premissa deles aprenderem o vocabulário alimentos em espanhol. A princípio foi mostrado a importância de uma alimentação saudável e algumas palavras como desayuno, almuerzo e cena. Ao longo de semanas foram realizadas 3 atividades semelhantes como relacionar alimentos em espanhol e português, um caça palavras, um jogo da forca. Neste período constatamos a forma com que os alunos evoluíram, através de outras atividades e exames avaliativos.