Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DISCURSO DOS EGRESSOS DA PRIMEIRA TURMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFRB

Palavra-chaves: ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36832
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1247
    "inscrito_id" => 7258
    "titulo" => """
      ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM\r\n
      EDUCAÇÃO FÍSICA: DISCURSO DOS EGRESSOS DA PRIMEIRA TURMA\r\n
      DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFRB
      """
    "resumo" => "O presente artigo foi elaborado a partir de um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado: Estágios Obrigatórios: Contribuições para a Formação de Professores de Educação Física, para obtenção do título de Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). De acordo com os escritos no TCC, a formação de professores em Educação Física sofreu conforme o tempo mudanças significativas para área, saiu das margens do militarismo para ser tratada de forma pedagogizada nas escolas, assim como a formação dos demais profissionais de educação, mudanças foram necessárias nos componentes curriculares, em especial no componente de estágio, tornando-os assim mais significativos no processo formativo. O estágio ocupou importante espaço na reconfiguração da formação destes professores, constituindo em um importante momento formativo. Por isso, tendo em vista a importância do estágio, sobretudo nos cursos de licenciaturas, propusemos como objetivo geral identificar e analisar as contribuições das práticas do estágio obrigatório em ambientes escolares no processo de formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRB, assim como conhecer, a compreensão do que significa o estágio obrigatório, as expectativas e planos profissionais destes acadêmicos. O estudo seguiu a abordagem qualitativa e como instrumento investigativo foi utilizado à entrevista semiestruturada. O roteiro norteador da entrevista se constituiu de 15 questões abertas, divididas em três blocos: compreendendo o estágio, relação com a escola e a importância do estágio. Contamos com a participação de 15 licenciandos, que tinham cursado os três estágios obrigatórios em ambientes escolares oferecidos pelo referido curso, um dos critérios para a seleção dos participantes, além de ser adotados nomes fictícios como forma de preservar a identidade de ambos. Para a elaboração deste artigo será utilizado o primeiro bloco desta investigação, compreendendo o estágio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7258_09092017212257.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA BRITO DOS SANTOS "
    "autor_nome_curto" => "JULIANA BRITO "
    "autor_email" => "juli-britto@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36832
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1247
    "inscrito_id" => 7258
    "titulo" => """
      ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM\r\n
      EDUCAÇÃO FÍSICA: DISCURSO DOS EGRESSOS DA PRIMEIRA TURMA\r\n
      DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFRB
      """
    "resumo" => "O presente artigo foi elaborado a partir de um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado: Estágios Obrigatórios: Contribuições para a Formação de Professores de Educação Física, para obtenção do título de Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). De acordo com os escritos no TCC, a formação de professores em Educação Física sofreu conforme o tempo mudanças significativas para área, saiu das margens do militarismo para ser tratada de forma pedagogizada nas escolas, assim como a formação dos demais profissionais de educação, mudanças foram necessárias nos componentes curriculares, em especial no componente de estágio, tornando-os assim mais significativos no processo formativo. O estágio ocupou importante espaço na reconfiguração da formação destes professores, constituindo em um importante momento formativo. Por isso, tendo em vista a importância do estágio, sobretudo nos cursos de licenciaturas, propusemos como objetivo geral identificar e analisar as contribuições das práticas do estágio obrigatório em ambientes escolares no processo de formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRB, assim como conhecer, a compreensão do que significa o estágio obrigatório, as expectativas e planos profissionais destes acadêmicos. O estudo seguiu a abordagem qualitativa e como instrumento investigativo foi utilizado à entrevista semiestruturada. O roteiro norteador da entrevista se constituiu de 15 questões abertas, divididas em três blocos: compreendendo o estágio, relação com a escola e a importância do estágio. Contamos com a participação de 15 licenciandos, que tinham cursado os três estágios obrigatórios em ambientes escolares oferecidos pelo referido curso, um dos critérios para a seleção dos participantes, além de ser adotados nomes fictícios como forma de preservar a identidade de ambos. Para a elaboração deste artigo será utilizado o primeiro bloco desta investigação, compreendendo o estágio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7258_09092017212257.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA BRITO DOS SANTOS "
    "autor_nome_curto" => "JULIANA BRITO "
    "autor_email" => "juli-britto@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo foi elaborado a partir de um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado: Estágios Obrigatórios: Contribuições para a Formação de Professores de Educação Física, para obtenção do título de Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). De acordo com os escritos no TCC, a formação de professores em Educação Física sofreu conforme o tempo mudanças significativas para área, saiu das margens do militarismo para ser tratada de forma pedagogizada nas escolas, assim como a formação dos demais profissionais de educação, mudanças foram necessárias nos componentes curriculares, em especial no componente de estágio, tornando-os assim mais significativos no processo formativo. O estágio ocupou importante espaço na reconfiguração da formação destes professores, constituindo em um importante momento formativo. Por isso, tendo em vista a importância do estágio, sobretudo nos cursos de licenciaturas, propusemos como objetivo geral identificar e analisar as contribuições das práticas do estágio obrigatório em ambientes escolares no processo de formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRB, assim como conhecer, a compreensão do que significa o estágio obrigatório, as expectativas e planos profissionais destes acadêmicos. O estudo seguiu a abordagem qualitativa e como instrumento investigativo foi utilizado à entrevista semiestruturada. O roteiro norteador da entrevista se constituiu de 15 questões abertas, divididas em três blocos: compreendendo o estágio, relação com a escola e a importância do estágio. Contamos com a participação de 15 licenciandos, que tinham cursado os três estágios obrigatórios em ambientes escolares oferecidos pelo referido curso, um dos critérios para a seleção dos participantes, além de ser adotados nomes fictícios como forma de preservar a identidade de ambos. Para a elaboração deste artigo será utilizado o primeiro bloco desta investigação, compreendendo o estágio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.