Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCRITA@.COM: POR UM ENSINO DE LÍNGUA MATERNA CONECTADO ÀS NOVAS TECNOLOGIAS

Palavra-chaves: ESCRITA, NOVAS TECNOLOGIAS, LETRAMENTO DIGITAÇ Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36811
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2270
    "inscrito_id" => 5675
    "titulo" => "ESCRITA@.COM: POR UM ENSINO DE LÍNGUA MATERNA CONECTADO ÀS NOVAS TECNOLOGIAS"
    "resumo" => "Na atual sociedade, o universo da escrita está marcado pelo dinamismo, interatividade, rapidez e multiplicidade de recursos que são possibilitados a partir do desenvolvimento das novas tecnologias. Blogs, e-mails, WhatsApp, e-books, chats, telas, mouses e teclados fazem parte do dia a dia das crianças nativas digitais que percorrem facilmente os caminhos atrativos das novas mídias. Desta forma, as novas tecnologias reconfiguraram a escrita e impuseram novos conhecimentos ao aprendiz, de forma que, muito além de dominar o código linguístico, apenas, o aluno precisa se apropriar da leitura e da escrita também em ambientes digitais, passando a atuar conscientemente diante das múltiplas formas de linguagens. A escola, portanto, encontra-se hoje diante do desafio do letramento digital, o que exige, consequentemente, novas formas de ensinar a escrita. Tal realidade faz emergir os seguintes questionamentos: (a) O ensino-aprendizagem da língua nos anos iniciais do ensino fundamental tem preparado o aluno para a vivência em uma sociedade interconectada? (b) Quais aspectos dificultam a inserção das NTIC (Novas Tecnologias da Informação e Comunicação) no ensino da escrita? (c) Como as NTIC podem ser utilizadas pela escola para proporcionar a aprendizagem da língua escrita? Assim, este texto tem como objetivo discutir a utilização das novas mídias digitais no ensino da escrita aos alunos do Ciclo da Alfabetização (6 a 9 anos), fundamentando-se nos estudos de Soares (2002), Demo (2007; 2009), Ferrarezi (2014) e Coscarelli (2005; 2016), ao mesmo tempo que apresenta experiências de ensino da língua escrita contextualizada ao universo tecnológico oriundas de pesquisas e práticas educacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ESCRITA, NOVAS TECNOLOGIAS, LETRAMENTO DIGITAÇ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID5675_11092017194751.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAMIRES SOUZA LUZ"
    "autor_nome_curto" => "TAMIRES LUZ"
    "autor_email" => "tamytss@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36811
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2270
    "inscrito_id" => 5675
    "titulo" => "ESCRITA@.COM: POR UM ENSINO DE LÍNGUA MATERNA CONECTADO ÀS NOVAS TECNOLOGIAS"
    "resumo" => "Na atual sociedade, o universo da escrita está marcado pelo dinamismo, interatividade, rapidez e multiplicidade de recursos que são possibilitados a partir do desenvolvimento das novas tecnologias. Blogs, e-mails, WhatsApp, e-books, chats, telas, mouses e teclados fazem parte do dia a dia das crianças nativas digitais que percorrem facilmente os caminhos atrativos das novas mídias. Desta forma, as novas tecnologias reconfiguraram a escrita e impuseram novos conhecimentos ao aprendiz, de forma que, muito além de dominar o código linguístico, apenas, o aluno precisa se apropriar da leitura e da escrita também em ambientes digitais, passando a atuar conscientemente diante das múltiplas formas de linguagens. A escola, portanto, encontra-se hoje diante do desafio do letramento digital, o que exige, consequentemente, novas formas de ensinar a escrita. Tal realidade faz emergir os seguintes questionamentos: (a) O ensino-aprendizagem da língua nos anos iniciais do ensino fundamental tem preparado o aluno para a vivência em uma sociedade interconectada? (b) Quais aspectos dificultam a inserção das NTIC (Novas Tecnologias da Informação e Comunicação) no ensino da escrita? (c) Como as NTIC podem ser utilizadas pela escola para proporcionar a aprendizagem da língua escrita? Assim, este texto tem como objetivo discutir a utilização das novas mídias digitais no ensino da escrita aos alunos do Ciclo da Alfabetização (6 a 9 anos), fundamentando-se nos estudos de Soares (2002), Demo (2007; 2009), Ferrarezi (2014) e Coscarelli (2005; 2016), ao mesmo tempo que apresenta experiências de ensino da língua escrita contextualizada ao universo tecnológico oriundas de pesquisas e práticas educacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ESCRITA, NOVAS TECNOLOGIAS, LETRAMENTO DIGITAÇ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID5675_11092017194751.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAMIRES SOUZA LUZ"
    "autor_nome_curto" => "TAMIRES LUZ"
    "autor_email" => "tamytss@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Na atual sociedade, o universo da escrita está marcado pelo dinamismo, interatividade, rapidez e multiplicidade de recursos que são possibilitados a partir do desenvolvimento das novas tecnologias. Blogs, e-mails, WhatsApp, e-books, chats, telas, mouses e teclados fazem parte do dia a dia das crianças nativas digitais que percorrem facilmente os caminhos atrativos das novas mídias. Desta forma, as novas tecnologias reconfiguraram a escrita e impuseram novos conhecimentos ao aprendiz, de forma que, muito além de dominar o código linguístico, apenas, o aluno precisa se apropriar da leitura e da escrita também em ambientes digitais, passando a atuar conscientemente diante das múltiplas formas de linguagens. A escola, portanto, encontra-se hoje diante do desafio do letramento digital, o que exige, consequentemente, novas formas de ensinar a escrita. Tal realidade faz emergir os seguintes questionamentos: (a) O ensino-aprendizagem da língua nos anos iniciais do ensino fundamental tem preparado o aluno para a vivência em uma sociedade interconectada? (b) Quais aspectos dificultam a inserção das NTIC (Novas Tecnologias da Informação e Comunicação) no ensino da escrita? (c) Como as NTIC podem ser utilizadas pela escola para proporcionar a aprendizagem da língua escrita? Assim, este texto tem como objetivo discutir a utilização das novas mídias digitais no ensino da escrita aos alunos do Ciclo da Alfabetização (6 a 9 anos), fundamentando-se nos estudos de Soares (2002), Demo (2007; 2009), Ferrarezi (2014) e Coscarelli (2005; 2016), ao mesmo tempo que apresenta experiências de ensino da língua escrita contextualizada ao universo tecnológico oriundas de pesquisas e práticas educacionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.