Este estudo tem como objetivo analisar a avaliação da aprendizagem com a utilização de tecnologias da informação e comunicação (TIC), a partir do seguinte questionamento - Como avaliar a aprendizagem, a partir da integração de TIC em especifico neste estudo com a utilização de software educacional. O estudo tem abordagem qualitativa foi realizado em uma escola pública municipal, com a colaboração de uma professora do ensino fundamental e 30 alunos. Representa uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, partiu do acompanhamento das atividades de planejamento do conteúdo, seguido de observação não-participativa da aula da professora e dos alunos no contexto da sala de aula e no laboratório de informática. Para a coleta de dados ficou determinado três categorias: interação, negociação e aprendizagem colaborativa. Obteve-se como resultado do planejamento que avaliar a aprendizagem com TIC envolve princípios, como: planejamento e reflexão da prática avaliativa, avaliar além de conceitos e notas, a postura do professor diante da avaliação do aluno, distração ou interesse e se a interface tecnológica utilizada consegue alcançar os objetivos. Identificando o que o aluno aprendeu ou não aprendeu, o que fazer para que ele aprenda e como avaliá-lo. E a análise da observação identificou que nem sempre o planejamento prevalece diante de situações já pré-estabelecidas e firmadas no contexto escolar e que mais responsabilidades impostas ao professor interferem de forma negativa na sua prática pedagógica. E que inovar propondo possibilidades para aprendizagem dos alunos nem sempre são aceitas, pois já foram criados paradigmas que padronizam o ensinar e aprender na escola.