DESAFIOS ATUAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: A VIVÊNCIA DE METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36391 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1096 "inscrito_id" => 6168 "titulo" => "DESAFIOS ATUAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: A VIVÊNCIA DE METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA" "resumo" => "As metodologias ativas têm se apresentado como ferramenta imprescindível para o desenvolvimento de atividades que possibilitem ao sujeito reconhecer a potencialidade de sua formação. A mediação pedagógica coloca-se como atividade determinante na condução dessa construção de conhecimentos, na aquisição de competências que oportunizem a constituição de uma postura crítica, política e técnica, possibilitando a formação integral do sujeito. Os desafios que circundam esse processo estão sustentados em concepções que visualizam a educação como atividade contínua, que necessita de constante aprimoramento e que para isso precisa estar evidenciada, no âmbito da sala de aula, como ação dialógica e humanística. Potencializar a formação do sujeito através de metodologias ativas seria então oportunizar a construção da autonomia intelectual, das esferas cognitivas que inserem o sujeito no campo das possibilidades, não negligenciado a formação humana e política do discente. Nessa perspectiva, objetivamos nesse estudo explorar as influências das metodologias ativas na formação integral do sujeito discente, na sua constante formação humana, política e técnica. Dessa forma, exploraremos os desafios educacionais encontrados no âmago da profissão docente, as limitações que minimizam as oportunidades de desenvolver práticas libertadoras, que transformem e evidenciem no discente suas habilidades de construir conhecimento. Assim, buscaremos nas metodologias ativas, possibilidades que oportunizem ao docente desenvolver práticas dialógicas e humanísticas que potencializem a formação do sujeito discente. Em decorrência disso, usaremos como metodologia pesquisas bibliográficas e assim desenvolveremos esse estudo a partir de autores como: Morán (2015), Freire (2011), Delors (1996), entre outros estudiosos que evidenciam a relevância de abordar metodologias que redimensionem a prática docente e a evidenciem como uma ação libertadora e constituinte para a formação integral do sujeito. Metodologias ativas que ressignificam a prática docente e viabilizam no discente a competência de construir conhecimentos necessários à formação humana, colocando-o como centro do processo de ensino-aprendizagem. Assim, conclui-se nesse estudo a potencialidade das metodologias ativas na construção da autonomia do sujeito discente, sendo essas atividades necessárias para viabilizar o aprimoramento e o desenvolvimento cognitivo e intelectual, possibilitando uma formação que insira o sujeito no campo das possibilidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, MEDIAÇÃO DOCENTE, CURSO DE PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6168_08092017220918.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HERBENE FERNANDES PIMENTA" "autor_nome_curto" => "HERBENE PIMENTA" "autor_email" => "herbenefpimenta@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36391 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1096 "inscrito_id" => 6168 "titulo" => "DESAFIOS ATUAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: A VIVÊNCIA DE METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE PEDAGOGIA" "resumo" => "As metodologias ativas têm se apresentado como ferramenta imprescindível para o desenvolvimento de atividades que possibilitem ao sujeito reconhecer a potencialidade de sua formação. A mediação pedagógica coloca-se como atividade determinante na condução dessa construção de conhecimentos, na aquisição de competências que oportunizem a constituição de uma postura crítica, política e técnica, possibilitando a formação integral do sujeito. Os desafios que circundam esse processo estão sustentados em concepções que visualizam a educação como atividade contínua, que necessita de constante aprimoramento e que para isso precisa estar evidenciada, no âmbito da sala de aula, como ação dialógica e humanística. Potencializar a formação do sujeito através de metodologias ativas seria então oportunizar a construção da autonomia intelectual, das esferas cognitivas que inserem o sujeito no campo das possibilidades, não negligenciado a formação humana e política do discente. Nessa perspectiva, objetivamos nesse estudo explorar as influências das metodologias ativas na formação integral do sujeito discente, na sua constante formação humana, política e técnica. Dessa forma, exploraremos os desafios educacionais encontrados no âmago da profissão docente, as limitações que minimizam as oportunidades de desenvolver práticas libertadoras, que transformem e evidenciem no discente suas habilidades de construir conhecimento. Assim, buscaremos nas metodologias ativas, possibilidades que oportunizem ao docente desenvolver práticas dialógicas e humanísticas que potencializem a formação do sujeito discente. Em decorrência disso, usaremos como metodologia pesquisas bibliográficas e assim desenvolveremos esse estudo a partir de autores como: Morán (2015), Freire (2011), Delors (1996), entre outros estudiosos que evidenciam a relevância de abordar metodologias que redimensionem a prática docente e a evidenciem como uma ação libertadora e constituinte para a formação integral do sujeito. Metodologias ativas que ressignificam a prática docente e viabilizam no discente a competência de construir conhecimentos necessários à formação humana, colocando-o como centro do processo de ensino-aprendizagem. Assim, conclui-se nesse estudo a potencialidade das metodologias ativas na construção da autonomia do sujeito discente, sendo essas atividades necessárias para viabilizar o aprimoramento e o desenvolvimento cognitivo e intelectual, possibilitando uma formação que insira o sujeito no campo das possibilidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, MEDIAÇÃO DOCENTE, CURSO DE PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6168_08092017220918.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HERBENE FERNANDES PIMENTA" "autor_nome_curto" => "HERBENE PIMENTA" "autor_email" => "herbenefpimenta@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }