O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA EM UMA TURMA DO 3º ANO: O QUE FEZ UMA PROFESSORA E QUAIS CONHECIMENTOS FORAM REVELADOS PELOS ALUNOS?
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37643 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1688 "inscrito_id" => 7028 "titulo" => "O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA EM UMA TURMA DO 3º ANO: O QUE FEZ UMA PROFESSORA E QUAIS CONHECIMENTOS FORAM REVELADOS PELOS ALUNOS?" "resumo" => "Este artigo buscou discutir sobre o processo sobre o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita numa perspectiva sociointeracionista. Partimos do pressuposto que a língua existe em função de quem escreve/fala e de quem lê/escuta, através do discurso (gêneros discursivos), em diferentes situações de sociocomunicativas (BAKTHIN, 2000), e esperamos contribuir com o debate que já vem sendo tecido sobre a escrita como prática social, em que ensinar-aprender a ler e a escrever é mais do que a internalização de um código. Nesse sentido, buscamos investigar os conhecimentos revelados por crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental I sobre os usos e funções da língua escrita e relacioná-los com a prática docente. Para isso, realizamos o estudo de caso de uma turma do 3º ano e adotamos os seguintes instrumentos para coleta dos dados: sondagem do nível de escrita das crianças de acordo com Ferreiro e Teberosky (1984), mediante a aplicação de um ditado de palavras; entrevista semiestruturada adaptada do estudo de Moreira (1988) com os estudantes, a fim de identificar os conhecimentos sobre alguns materiais discursivos; e observação sistemática de dez aulas, com a finalidade de identificar as atividades realizadas pela professora para o ensino da leitura e da escrita. De maneira geral, os resultados apresentaram que as atividades de Língua Portuguesa realizadas pela docente favoreceram pouco os conhecimentos que as crianças já possuíam sobre os usos e funções sociocomunicativa da língua escrita, mas contrariando a prática pedagógica da professora, as crianças conseguiram identificar os usos e funções dos materiais discursivos apresentados, além de utilizarem de seus conhecimentos prévios para tal identificação, como a compreensão sobre as correspondências grafema-fonema, as características específicas de um gênero discursivo anteriormente já visto em seus círculo social (família, escola e comunidade) e o uso de inferências sobre os recursos gráficos dos materiais escritos apresentados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7028_11092017083229.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CAROLINA MARQUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CAROLINA SANTOS" "autor_email" => "carolina.msantos04@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37643 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1688 "inscrito_id" => 7028 "titulo" => "O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA EM UMA TURMA DO 3º ANO: O QUE FEZ UMA PROFESSORA E QUAIS CONHECIMENTOS FORAM REVELADOS PELOS ALUNOS?" "resumo" => "Este artigo buscou discutir sobre o processo sobre o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita numa perspectiva sociointeracionista. Partimos do pressuposto que a língua existe em função de quem escreve/fala e de quem lê/escuta, através do discurso (gêneros discursivos), em diferentes situações de sociocomunicativas (BAKTHIN, 2000), e esperamos contribuir com o debate que já vem sendo tecido sobre a escrita como prática social, em que ensinar-aprender a ler e a escrever é mais do que a internalização de um código. Nesse sentido, buscamos investigar os conhecimentos revelados por crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental I sobre os usos e funções da língua escrita e relacioná-los com a prática docente. Para isso, realizamos o estudo de caso de uma turma do 3º ano e adotamos os seguintes instrumentos para coleta dos dados: sondagem do nível de escrita das crianças de acordo com Ferreiro e Teberosky (1984), mediante a aplicação de um ditado de palavras; entrevista semiestruturada adaptada do estudo de Moreira (1988) com os estudantes, a fim de identificar os conhecimentos sobre alguns materiais discursivos; e observação sistemática de dez aulas, com a finalidade de identificar as atividades realizadas pela professora para o ensino da leitura e da escrita. De maneira geral, os resultados apresentaram que as atividades de Língua Portuguesa realizadas pela docente favoreceram pouco os conhecimentos que as crianças já possuíam sobre os usos e funções sociocomunicativa da língua escrita, mas contrariando a prática pedagógica da professora, as crianças conseguiram identificar os usos e funções dos materiais discursivos apresentados, além de utilizarem de seus conhecimentos prévios para tal identificação, como a compreensão sobre as correspondências grafema-fonema, as características específicas de um gênero discursivo anteriormente já visto em seus círculo social (família, escola e comunidade) e o uso de inferências sobre os recursos gráficos dos materiais escritos apresentados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7028_11092017083229.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CAROLINA MARQUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CAROLINA SANTOS" "autor_email" => "carolina.msantos04@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }