Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA GEOGRAFIA CRÍTICA NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA “ARRUDA CÂMARA” POMBAL – PB

Palavra-chaves: ENSINO, GEOGRAFIA CRÍTICA, PROFESSOR, ALUNO Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho, que traz como título fez uso da pesquisa bibliográfica e do trabalho de campo e teve como objetivo analisar a prática do ensino da geografia crítica na E.E.E.F.M. “Arruda Câmara”, na cidade de Pombal-PB. Os conteúdos de Geografia ministrados nas escolas no ensino fundamental e médio, geralmente consistem na mera reprodução daquilo que foi anteriormente elaborado pela produção universitária crítica. Isso ocorre, mas não é – e não precisa ser regra geral. Ao procurar levar em conta a realidade dos alunos e os problemas de sua época e lugar, o professor começa a abrir caminho para conteúdos e discussões que estão pautadas naquilo que podemos chamar Geografia escolar crítica. Partindo desse pressuposto, procurou-se verificar a partir das opiniões de alunos e professores de geografia do ensino médio como os temas de geografia estão sendo trabalhados em sala de aula, isto é, até que ponto o professor tem se oposto aos temas da geografia tradicional ou não. Verificou-se entre os pesquisados que a geografia crítica não tem feito parte ativa das discussões em sala de aula, porém tanto alunos e professores reconhecem a importância e a necessidade de trabalhar a realidade vigente de forma crítica, contudo os métodos de ensino e os conteúdos dos livros didáticos não tem auxiliado a introdução desse debate. Assim sendo, espera-se que o professor de geografia possa mudar a sua prática de ensino no sentido de contribuir de forma crítica alterando o campo educacional, tornando-o mais próximo da realidade dos alunos.

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