NARRATIVAS NO B.A.R.: A INTERGERACIONALIDADE NA PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37512 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3630 "inscrito_id" => 3124 "titulo" => "NARRATIVAS NO B.A.R.: A INTERGERACIONALIDADE NA PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS" "resumo" => "Um dos objetivos das aulas de língua portuguesa é o desenvolvimento de competências nos alunos, dentre as quais destacamos a capacidade de produzir textos que se adequem às diferentes situações comunicativas. Entendendo o texto sob uma perspectiva mais global de produção, na qual se encontram elementos escritos ou orais, formais e/ou informais, o aluno se sente mais familiarizado com o processo de produção textual ao conseguir criar relações com o seu cotidiano. Nessa perspectiva, a adoção de uma sequência didática bem construída facilita o trabalho de produção textual, uma vez que torna possível o emprego de temáticas que se aproximem da realidade dos discentes. Caminhando por este viés, o presente trabalho procura apresentar os resultados obtidos na aplicação de uma sequência didática ministrada no período 2017.1, através do projeto B.A.R. (Base Artística e Reflexiva), pertencente ao PIBID/Letras, da Universidade Estadual da Paraíba, que objetivou a leitura, compreensão e produção de gêneros textuais pertencentes à tipologia narrativa. Como eixo temático norteador da sequência didática desenvolvida foi proposto o estudo da “Intergeracionalidade e a relação entre o jovem e o idoso”, o qual auxiliou a inserção e produção de textos narrativos. Como aporte teórico, utilizamos os documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e Leis de Diretrizes e Bases da Educação (1996). Utilizamos também os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), no que diz respeito à construção de uma sequência didática, e Marcuschi (2008; 2002), no estudo dos gêneros e tipologia textuais. Dentre os resultados alcançados, ressaltamos o desenvolvimento da competência de escrita dos alunos, tendo como base a tipologia narrativa, o que originou a criação de um E-book com textos narrativos escritos pelos discentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, LÍNGUA PORTUGUESA, GÊNEROS TEXTUAIS, TIPOLOGIA NARRATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID3124_14102017230602.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVERTON ALVES MENEZES " "autor_nome_curto" => "EVERTON MENEZES" "autor_email" => "everton.alvesmenezes@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37512 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3630 "inscrito_id" => 3124 "titulo" => "NARRATIVAS NO B.A.R.: A INTERGERACIONALIDADE NA PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS" "resumo" => "Um dos objetivos das aulas de língua portuguesa é o desenvolvimento de competências nos alunos, dentre as quais destacamos a capacidade de produzir textos que se adequem às diferentes situações comunicativas. Entendendo o texto sob uma perspectiva mais global de produção, na qual se encontram elementos escritos ou orais, formais e/ou informais, o aluno se sente mais familiarizado com o processo de produção textual ao conseguir criar relações com o seu cotidiano. Nessa perspectiva, a adoção de uma sequência didática bem construída facilita o trabalho de produção textual, uma vez que torna possível o emprego de temáticas que se aproximem da realidade dos discentes. Caminhando por este viés, o presente trabalho procura apresentar os resultados obtidos na aplicação de uma sequência didática ministrada no período 2017.1, através do projeto B.A.R. (Base Artística e Reflexiva), pertencente ao PIBID/Letras, da Universidade Estadual da Paraíba, que objetivou a leitura, compreensão e produção de gêneros textuais pertencentes à tipologia narrativa. Como eixo temático norteador da sequência didática desenvolvida foi proposto o estudo da “Intergeracionalidade e a relação entre o jovem e o idoso”, o qual auxiliou a inserção e produção de textos narrativos. Como aporte teórico, utilizamos os documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e Leis de Diretrizes e Bases da Educação (1996). Utilizamos também os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), no que diz respeito à construção de uma sequência didática, e Marcuschi (2008; 2002), no estudo dos gêneros e tipologia textuais. Dentre os resultados alcançados, ressaltamos o desenvolvimento da competência de escrita dos alunos, tendo como base a tipologia narrativa, o que originou a criação de um E-book com textos narrativos escritos pelos discentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, LÍNGUA PORTUGUESA, GÊNEROS TEXTUAIS, TIPOLOGIA NARRATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID3124_14102017230602.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVERTON ALVES MENEZES " "autor_nome_curto" => "EVERTON MENEZES" "autor_email" => "everton.alvesmenezes@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }