Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NARRATIVAS NO B.A.R.: A INTERGERACIONALIDADE NA PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS

Palavra-chaves: PRÁTICA DOCENTE, LÍNGUA PORTUGUESA, GÊNEROS TEXTUAIS, TIPOLOGIA NARRATIVA Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37512
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3630
    "inscrito_id" => 3124
    "titulo" => "NARRATIVAS NO B.A.R.: A INTERGERACIONALIDADE NA PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS"
    "resumo" => "Um dos objetivos das aulas de língua portuguesa é o desenvolvimento de competências nos alunos, dentre as quais destacamos a capacidade de produzir textos que se adequem às diferentes situações comunicativas. Entendendo o texto sob uma perspectiva mais global de produção, na qual se encontram elementos escritos ou orais, formais e/ou informais, o aluno se sente mais familiarizado com o processo de produção textual ao conseguir criar relações com o seu cotidiano. Nessa perspectiva, a adoção de uma sequência didática bem construída facilita o trabalho de produção textual, uma vez que torna possível o emprego de temáticas que se aproximem da realidade dos discentes. Caminhando por este viés, o presente trabalho procura apresentar os resultados obtidos na aplicação de uma sequência didática ministrada no período 2017.1, através do projeto B.A.R. (Base Artística e Reflexiva), pertencente ao PIBID/Letras, da Universidade Estadual da Paraíba, que objetivou a leitura, compreensão e produção de gêneros textuais pertencentes à tipologia narrativa. Como eixo temático norteador da sequência didática desenvolvida foi proposto o estudo da “Intergeracionalidade e a relação entre o jovem e o idoso”, o qual auxiliou a inserção e produção de textos narrativos. Como aporte teórico, utilizamos os documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e Leis de Diretrizes e Bases da Educação (1996). Utilizamos também os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), no que diz respeito à construção de uma sequência didática, e Marcuschi (2008; 2002), no estudo dos gêneros e tipologia textuais. Dentre os resultados alcançados, ressaltamos o desenvolvimento da competência de escrita dos alunos, tendo como base a tipologia narrativa, o que originou a criação de um E-book com textos narrativos escritos pelos discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, LÍNGUA PORTUGUESA, GÊNEROS TEXTUAIS, TIPOLOGIA NARRATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID3124_14102017230602.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVERTON ALVES MENEZES "
    "autor_nome_curto" => "EVERTON MENEZES"
    "autor_email" => "everton.alvesmenezes@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37512
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3630
    "inscrito_id" => 3124
    "titulo" => "NARRATIVAS NO B.A.R.: A INTERGERACIONALIDADE NA PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS"
    "resumo" => "Um dos objetivos das aulas de língua portuguesa é o desenvolvimento de competências nos alunos, dentre as quais destacamos a capacidade de produzir textos que se adequem às diferentes situações comunicativas. Entendendo o texto sob uma perspectiva mais global de produção, na qual se encontram elementos escritos ou orais, formais e/ou informais, o aluno se sente mais familiarizado com o processo de produção textual ao conseguir criar relações com o seu cotidiano. Nessa perspectiva, a adoção de uma sequência didática bem construída facilita o trabalho de produção textual, uma vez que torna possível o emprego de temáticas que se aproximem da realidade dos discentes. Caminhando por este viés, o presente trabalho procura apresentar os resultados obtidos na aplicação de uma sequência didática ministrada no período 2017.1, através do projeto B.A.R. (Base Artística e Reflexiva), pertencente ao PIBID/Letras, da Universidade Estadual da Paraíba, que objetivou a leitura, compreensão e produção de gêneros textuais pertencentes à tipologia narrativa. Como eixo temático norteador da sequência didática desenvolvida foi proposto o estudo da “Intergeracionalidade e a relação entre o jovem e o idoso”, o qual auxiliou a inserção e produção de textos narrativos. Como aporte teórico, utilizamos os documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e Leis de Diretrizes e Bases da Educação (1996). Utilizamos também os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), no que diz respeito à construção de uma sequência didática, e Marcuschi (2008; 2002), no estudo dos gêneros e tipologia textuais. Dentre os resultados alcançados, ressaltamos o desenvolvimento da competência de escrita dos alunos, tendo como base a tipologia narrativa, o que originou a criação de um E-book com textos narrativos escritos pelos discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, LÍNGUA PORTUGUESA, GÊNEROS TEXTUAIS, TIPOLOGIA NARRATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID3124_14102017230602.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVERTON ALVES MENEZES "
    "autor_nome_curto" => "EVERTON MENEZES"
    "autor_email" => "everton.alvesmenezes@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Um dos objetivos das aulas de língua portuguesa é o desenvolvimento de competências nos alunos, dentre as quais destacamos a capacidade de produzir textos que se adequem às diferentes situações comunicativas. Entendendo o texto sob uma perspectiva mais global de produção, na qual se encontram elementos escritos ou orais, formais e/ou informais, o aluno se sente mais familiarizado com o processo de produção textual ao conseguir criar relações com o seu cotidiano. Nessa perspectiva, a adoção de uma sequência didática bem construída facilita o trabalho de produção textual, uma vez que torna possível o emprego de temáticas que se aproximem da realidade dos discentes. Caminhando por este viés, o presente trabalho procura apresentar os resultados obtidos na aplicação de uma sequência didática ministrada no período 2017.1, através do projeto B.A.R. (Base Artística e Reflexiva), pertencente ao PIBID/Letras, da Universidade Estadual da Paraíba, que objetivou a leitura, compreensão e produção de gêneros textuais pertencentes à tipologia narrativa. Como eixo temático norteador da sequência didática desenvolvida foi proposto o estudo da “Intergeracionalidade e a relação entre o jovem e o idoso”, o qual auxiliou a inserção e produção de textos narrativos. Como aporte teórico, utilizamos os documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e Leis de Diretrizes e Bases da Educação (1996). Utilizamos também os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), no que diz respeito à construção de uma sequência didática, e Marcuschi (2008; 2002), no estudo dos gêneros e tipologia textuais. Dentre os resultados alcançados, ressaltamos o desenvolvimento da competência de escrita dos alunos, tendo como base a tipologia narrativa, o que originou a criação de um E-book com textos narrativos escritos pelos discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.