O CURRÍCULO ESCOLAR E O ENSINO DE FILOSOFIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37601 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1388 "inscrito_id" => 6803 "titulo" => "O CURRÍCULO ESCOLAR E O ENSINO DE FILOSOFIA" "resumo" => "O presente texto integra a nossa pesquisa no Programa de Mestrado Profissional em Formação de Professores, da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, que tem como título O lugar da filosofia no ensino médio profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre currículo e o ensino da filosofia no ensino médio que possa contribuir para o capítulo de fundamentação teórica da pesquisa. Para isto nos utilizamos de autores que tratam destes temas: currículo e ensino de filosofia. No primeiro momento apresentamos uma discussão introdutória sobre currículo escolar. No segundo momento falamos sobre a disciplina de filosofia na escola, relacionando desta maneira currículo com o ensino da filosofia. Num terceiro momento do texto, discutimos sobre a perspectiva que consideramos coerente para o ensino de filosofia na educação escolar, tomando como referência os filósofos Immanuel Kant e G. W. F. Hegel, o que eles propuseram sobre o ensino da filosofia. Tal trabalho se justifica pela necessidade de pensarmos o cotidiano pedagógico dos cursos técnicos integrados de Manutenção e Suporte em Informática e Instrumento Musical ao ensino médio, especificamente no Campus Monteiro, cidade do cariri paraibano onde atuamos. E assim podermos aprimorar nossa prática formativa, que além de estar alicerçada no domínio da didática, deve estar bem fundamentada no conhecimento filosófico. Como também oportunizar a aprendizagem da filosofia aos estudantes, tarefa esta que se mostra importante para que de posse deste saber, tenham uma atuação cidadã na sociedade brasileira, se posicionando de maneira consciente e bem fundamentada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, ENSINO, FILOSOFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID6803_10092017161956.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIAN FABRICIO DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "CRISTIAN" "autor_email" => "cristianfss@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37601 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1388 "inscrito_id" => 6803 "titulo" => "O CURRÍCULO ESCOLAR E O ENSINO DE FILOSOFIA" "resumo" => "O presente texto integra a nossa pesquisa no Programa de Mestrado Profissional em Formação de Professores, da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, que tem como título O lugar da filosofia no ensino médio profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre currículo e o ensino da filosofia no ensino médio que possa contribuir para o capítulo de fundamentação teórica da pesquisa. Para isto nos utilizamos de autores que tratam destes temas: currículo e ensino de filosofia. No primeiro momento apresentamos uma discussão introdutória sobre currículo escolar. No segundo momento falamos sobre a disciplina de filosofia na escola, relacionando desta maneira currículo com o ensino da filosofia. Num terceiro momento do texto, discutimos sobre a perspectiva que consideramos coerente para o ensino de filosofia na educação escolar, tomando como referência os filósofos Immanuel Kant e G. W. F. Hegel, o que eles propuseram sobre o ensino da filosofia. Tal trabalho se justifica pela necessidade de pensarmos o cotidiano pedagógico dos cursos técnicos integrados de Manutenção e Suporte em Informática e Instrumento Musical ao ensino médio, especificamente no Campus Monteiro, cidade do cariri paraibano onde atuamos. E assim podermos aprimorar nossa prática formativa, que além de estar alicerçada no domínio da didática, deve estar bem fundamentada no conhecimento filosófico. Como também oportunizar a aprendizagem da filosofia aos estudantes, tarefa esta que se mostra importante para que de posse deste saber, tenham uma atuação cidadã na sociedade brasileira, se posicionando de maneira consciente e bem fundamentada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, ENSINO, FILOSOFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID6803_10092017161956.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIAN FABRICIO DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "CRISTIAN" "autor_email" => "cristianfss@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }