O exercício da coordenação pedagógica no Brasil, cuja origem está diretamente associada ao ato de supervisão escolar, controle, fiscalização, fruto do contexto da ditadura militar tem sofrido mudanças em sua constituição, reformulando suas características e provocando alterações no desempenho da função. Partindo destes pressupostos, elencamos os seguintes objetivos: conhecer as atribuições do coordenador pedagógico na escola; perceber a atuação do coordenador pedagógico na gestão democrática da escola e identificar as relações de poder existente entre o coordenador pedagógico, professores e gestora da instituição, a fim de conhecer e refletir sobre a prática e desafios vivenciados pelo coordenador pedagógico no contexto escolar. A escola, campo de pesquisa, corresponde a uma escola da rede pública de ensino do município de Bom Conselho-PE que atende a 283 alunos distribuídos entre Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. A fim de conseguirmos realizar nosso estudo, adotamos a observação participante, com abordagem qualitativa, na qual utilizamos como instrumentos de coleta de dados o questionário (GIL, 2008). Os resultados alcançados nos mostram que o cotidiano da coordenadora pedagógica é bastante amplo e agitado, o que necessita de muita articulação para dar conta de tantas atribuições, contudo, percebemos que mesmo com tantos desafios, os agentes priorizam o trabalho em conjunto para alcançarem seus objetivos. Por fim, apontamos para a necessidade de reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações do município de Bom Conselho, a fim de fazer alterações que distinguem com clareza as atribuições de cada função dos profissionais da educação, bem como refletir sobre que tipo de profissional deseja-se que ocupe os espaços escolares do município, e nessa perspectiva, priorizar as concepções de Educação e sujeitos na produção integral do documento.