Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IDENTIDADE DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA: CAMINHOS PARA A PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR DO PROFESSOR

Palavra-chaves: IDENTIDADE DOCENTE, FORMAÇÃO CONTINUADA, BEM-ESTAR DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37140
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1658
    "inscrito_id" => 7487
    "titulo" => "IDENTIDADE DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA: CAMINHOS PARA A PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR DO PROFESSOR"
    "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica que teve por objetivo investigar como a identidade profissional e o papel do professor na escola contemporânea estão atravessados por determinantes sócio-históricos e foram se transformando ao longo do tempo. O estudo se caracteriza como revisão sistemática de literatura e foi realizado por meio levantamento de trabalhos publicados nas Atas das Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no período de 2003 a 2014. Discute-se como as mudanças sociais, políticas, econômicas e tecnológicas influenciam a dinâmica escolar e afetam as práticas docentes. Analisa-se a (re)constituição da identidade a partir de formações continuadas que possibilitem, aos professores, a reflexão crítica a partir da realidade vivida e por meio de estratégias que privilegiem o profissional ao invés das práticas educacionais em si e, além disso, ofereçam um arcabouço teórico-prático que contribuirá para o fortalecimento didático-pedagógico e psicológico dos docentes. Acredita-se, concluindo, que os processos de formação continuada poderão promover o bem-estar docente e a melhoria da qualidade da educação à medida que consigam subsidiar o professor para que esteja apto à responder às necessidades sociais, culturais, históricas de determinado período, em determinada comunidade. Espera-se, com este estudo, fomentar a discussão e o incentivo de novos trabalhos sobre a identidade profissional do professor e as formações continuadas, entendendo que somente com a (re)apropriação do papel (função) social do profissional professor será possível a implementação de práticas educacionais inovadoras, que promovam reais mudanças culturais e sociais, e a construção do bem-estar docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "IDENTIDADE DOCENTE, FORMAÇÃO CONTINUADA, BEM-ESTAR DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7487_11092017025223.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO BRANDÃO DELVALLE REGIS"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO BRANDÃO"
    "autor_email" => "leobdregis@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO (UCDB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37140
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1658
    "inscrito_id" => 7487
    "titulo" => "IDENTIDADE DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA: CAMINHOS PARA A PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR DO PROFESSOR"
    "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica que teve por objetivo investigar como a identidade profissional e o papel do professor na escola contemporânea estão atravessados por determinantes sócio-históricos e foram se transformando ao longo do tempo. O estudo se caracteriza como revisão sistemática de literatura e foi realizado por meio levantamento de trabalhos publicados nas Atas das Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no período de 2003 a 2014. Discute-se como as mudanças sociais, políticas, econômicas e tecnológicas influenciam a dinâmica escolar e afetam as práticas docentes. Analisa-se a (re)constituição da identidade a partir de formações continuadas que possibilitem, aos professores, a reflexão crítica a partir da realidade vivida e por meio de estratégias que privilegiem o profissional ao invés das práticas educacionais em si e, além disso, ofereçam um arcabouço teórico-prático que contribuirá para o fortalecimento didático-pedagógico e psicológico dos docentes. Acredita-se, concluindo, que os processos de formação continuada poderão promover o bem-estar docente e a melhoria da qualidade da educação à medida que consigam subsidiar o professor para que esteja apto à responder às necessidades sociais, culturais, históricas de determinado período, em determinada comunidade. Espera-se, com este estudo, fomentar a discussão e o incentivo de novos trabalhos sobre a identidade profissional do professor e as formações continuadas, entendendo que somente com a (re)apropriação do papel (função) social do profissional professor será possível a implementação de práticas educacionais inovadoras, que promovam reais mudanças culturais e sociais, e a construção do bem-estar docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "IDENTIDADE DOCENTE, FORMAÇÃO CONTINUADA, BEM-ESTAR DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7487_11092017025223.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO BRANDÃO DELVALLE REGIS"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO BRANDÃO"
    "autor_email" => "leobdregis@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO (UCDB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica que teve por objetivo investigar como a identidade profissional e o papel do professor na escola contemporânea estão atravessados por determinantes sócio-históricos e foram se transformando ao longo do tempo. O estudo se caracteriza como revisão sistemática de literatura e foi realizado por meio levantamento de trabalhos publicados nas Atas das Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no período de 2003 a 2014. Discute-se como as mudanças sociais, políticas, econômicas e tecnológicas influenciam a dinâmica escolar e afetam as práticas docentes. Analisa-se a (re)constituição da identidade a partir de formações continuadas que possibilitem, aos professores, a reflexão crítica a partir da realidade vivida e por meio de estratégias que privilegiem o profissional ao invés das práticas educacionais em si e, além disso, ofereçam um arcabouço teórico-prático que contribuirá para o fortalecimento didático-pedagógico e psicológico dos docentes. Acredita-se, concluindo, que os processos de formação continuada poderão promover o bem-estar docente e a melhoria da qualidade da educação à medida que consigam subsidiar o professor para que esteja apto à responder às necessidades sociais, culturais, históricas de determinado período, em determinada comunidade. Espera-se, com este estudo, fomentar a discussão e o incentivo de novos trabalhos sobre a identidade profissional do professor e as formações continuadas, entendendo que somente com a (re)apropriação do papel (função) social do profissional professor será possível a implementação de práticas educacionais inovadoras, que promovam reais mudanças culturais e sociais, e a construção do bem-estar docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.