Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica que teve por objetivo investigar como a identidade profissional e o papel do professor na escola contemporânea estão atravessados por determinantes sócio-históricos e foram se transformando ao longo do tempo. O estudo se caracteriza como revisão sistemática de literatura e foi realizado por meio levantamento de trabalhos publicados nas Atas das Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no período de 2003 a 2014. Discute-se como as mudanças sociais, políticas, econômicas e tecnológicas influenciam a dinâmica escolar e afetam as práticas docentes. Analisa-se a (re)constituição da identidade a partir de formações continuadas que possibilitem, aos professores, a reflexão crítica a partir da realidade vivida e por meio de estratégias que privilegiem o profissional ao invés das práticas educacionais em si e, além disso, ofereçam um arcabouço teórico-prático que contribuirá para o fortalecimento didático-pedagógico e psicológico dos docentes. Acredita-se, concluindo, que os processos de formação continuada poderão promover o bem-estar docente e a melhoria da qualidade da educação à medida que consigam subsidiar o professor para que esteja apto à responder às necessidades sociais, culturais, históricas de determinado período, em determinada comunidade. Espera-se, com este estudo, fomentar a discussão e o incentivo de novos trabalhos sobre a identidade profissional do professor e as formações continuadas, entendendo que somente com a (re)apropriação do papel (função) social do profissional professor será possível a implementação de práticas educacionais inovadoras, que promovam reais mudanças culturais e sociais, e a construção do bem-estar docente.