O objetivo deste trabalho pauta-se na discussão sobre a inserção das NTDICs na disciplina de Geografia como ferramenta de ensino e aprendizado. A disciplina de Geografia sendo transversal, interdisciplinar e mutável devido as inúmeras mudanças socioambientais da contemporaneidade, necessita de ferramentas que possibilitem o aprendizado de forma dinâmica, criativa e colaborativa incitando a atenção dos educandos aos seus conteúdo. Redes sociais digitais, mapas digitais, aplicativos e smartphones são alguns dos recursos pautados para a construção de uma educação contemporânea e inclusiva na Geografia. A colaboração e a horizontalização do conhecimento fazem parte do novo paradigma das NTDICs, visto que os educandos estão cada vez mais imersos no ambiente virtual detendo de informação num fluxo cada vez mais veloz. As concepções positivas são inúmeras visto que a integração da tecnologia e educação é inevitável sendo proposta base da reformulação educacional do MEC. No entanto alguns pontos negativos fazem-se presentes e não devem ser esquecidos. O docente deve promover metodologias eficazes junto a alguns parâmetros como turma, linguagem, efetividade, objetivo, tempo entre outros.