Este estudo tem como objetivo identificar algumas contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), para a formação de professores de história. O PIBID trata-se de uma ação do Ministério da Educação (MEC) por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que visa aperfeiçoar e valorizar a formação docente para a educação básica. O programa oferece bolsas a graduandos de licenciaturas que participam de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos em Instituições de Ensino Superior em parceria com a rede pública de educação básica. Trata-se de uma pesquisa em andamento, que vem sendo desenvolvida com base na metodologia qualitativa, a partir utilização de narrativas (auto)biográficas, estas valorizam e exploram as dimensões pessoais dos sujeitos, seus afetos, sentimentos e trajetórias de vida, e levam à percepção da complexidade das interpretações dos sujeitos, ou seja, podemos contemplar o ser social de formas diversas, entender como estudiosos (pesquisadores) fazem de suas experiências sucessos e fracassos, conhecer os problemas que enfrentam e pensar com eles possíveis caminhos a trilhar. Por se tratar de um estudo em andamento apresentamos como corpus de análise duas narrativas (auto)biográficas orais, transcritas pelas pesquisadoras. As participantes são duas ex-bolsistas do PIBID, hoje formadas em história pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), na cidade de Limoeiro do Norte, Estado do Ceará. Dos resultados preliminares destacamos que as narrativas (auto)biográficas nos possibilitam acessar subjetividades, modos de pensar, sentir e vivenciar a profissão docente. Apreendemos aspectos sutis da constituição da formação docente, como por exemplo as angústias, o medo, as incertezas da profissão. Ao mesmo tempo, surgem nas narrativas a descoberta, o interesse e o desejo de ser docente e atuar na transformação do mundo circundante. Com as narrativas (auto)biográficas partilhadas pudemos compreender a relevância do PIBID na formação docente. As aproximações entre teoria e prática, as vivências na escola desde os primeiros períodos de curso, a socialização das experiências entre os profissionais formados e os licenciandos em formação. As narrativas das participantes servem como uma reafirmação do impacto do Programa no âmbito da formação docente, um alerta de que é preciso investir numa formação dialógica entre prática e teoria, entre universidade e escola. O PIBID tem sido esse lugar de encontro entre docentes e futuros docentes. Todos ajudando na construção de escola mais democrática, de qualidade e feliz.