Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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OS REFLEXOS DAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO PERFIL DO ESTUDANTE DE CIÊNCIAS AERONÁUTICAS

Palavra-chaves: DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO, PERFIL DISCENTE, CIÊNCIAS AERONÁUTICAS Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: Com a expansão do ensino superior no Brasil, observada nas últimas décadas, e as novas formas de ingresso na graduação via um conjunto de programas e iniciativas políticas voltadas para este setor, é esperado que tais mudanças, de modo geral, se reflitam no perfil dos estudantes de graduação. A presente pesquisa teve como objetivo verificar os reflexos das políticas governamentais de democratização do ensino superior no perfil do estudante de Ciências Aeronáuticas, curso esse que possui um alto custo decorrente, principalmente, das horas de voo exigidas não só na formação inicial do piloto, mas também no avanço das categorias de licenças e habilitações possíveis na área. A pesquisa consistiu em um estudo de campo, realizado no primeiro semestre do ano de 2017, sendo classificada como de cunho descritivo-interpretativo, e utilizou a indução, bem com os métodos qualitativo e quantitativo na observação e análise dos dados colhidos. A coleta dos dados ocorreu através da aplicação de um questionário semiestruturado e contou com uma amostra composta por 73 alunos da Escola Superior de Aviação Civil (ESAC), instituição privada, localizada em Campina Grande, PB. O estudo revelou que na composição do perfil dos integrantes do curso existe uma grande diversidade de classes sociais e econômicas, bem como um número considerável de indivíduos com baixo poder aquisitivo e oriundo de escolas públicas, diversificando o perfil do estudante do curso de Ciências Aeronáuticas. E essa diversidade sinaliza que a implantação e a expansão dos programas governamentais de inclusão ao ensino superior tem sido o principal fator de mudança no perfil dos discentes da instituição foco do estudo. O estudo revelou ainda a existência de pontos carentes de melhorias por parte dessas políticas.

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