Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA PRONÚNCIA NO CURSO DE LETRAS: UM ENFOQUE NA ORALIDADE

Palavra-chaves: PRONÚNCIA, FONÉTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35311
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2874
    "inscrito_id" => 2202
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PRONÚNCIA NO CURSO DE LETRAS: UM ENFOQUE NA ORALIDADE"
    "resumo" => "O papel da pronúncia nos diversos métodos e abordagens de ensino de línguas, por um longo período, teve seu ensino pouco destacado, em detrimento de estudos da gramática e do vocabulário – tanto nas escolas públicas como nos cursos de letras com habilitação em inglês no que toca a condução das aulas e práticas realizadas pelos docentes. Com a presença da Abordagem Comunicativa nos anos 80, este cenário começou a mudar e, atualmente, os profissionais da área atribuem grande importância ao seu ensino – ainda que de modo precário – mas, como um componente a ser desenvolvido no processo produção-compreensão da oralidade. As abordagens de ensino de pronúncia na sala de aula de Língua Estrangeira sempre constituíram questões controversas, sendo, por vezes, postas em segundo plano durante as práticas dos professores mesmo atualmente. Ainda que vista de forma não-prioritária, é perceptível que, através da oralidade, é possível obtermos êxito nas demais habilidades ao invés de tratá-las como um organismo distinto. Historicamente, os professores resistem em interagir habilidades orais com outras habilidades linguísticas como leitura e escrita. O presente trabalho foi desenvolvido como parte das atividades do subprojeto PIBID/CAPES/UEPB/Inglês em Guarabira-PB com o objetivo de mostrar que a pronúncia é uma ferramenta bastante eficaz quando trabalhada precocemente no curso de Letras bem como, é possível interagir com o falante a partir do que este carrega consigo enquanto sujeito social. Para nossa metodologia, utilizamos um corpus contendo 15 alunos de uma turma do curso Letras-Inglês. Esses alunos produziram material fonético durante as 06 semanas de aula e suas produções foram gravadas e avaliadas perceptualmente. Escolhemos a primeira e a ultima semana para avaliar as produções com base no que os alunos escutavam durante as aulas. Selecionamos os dados a partir do material didático de áudio e o aplicamos durante as seis semanas. Após avaliação das produções, quantificamos os dados através da técnica estatística de Regressão Linear. Como resultados, verificamos que as produções fonéticas na sexta semana de aplicação demonstraram maior índice de acerto em relação à primeira semana por influência da oralidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "PRONÚNCIA, FONÉTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID2202_25092017184904.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEÔNIDAS JOSÉ  DA SILVA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "LEÔNIDAS JR"
    "autor_email" => "leonidas.silvajr@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35311
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2874
    "inscrito_id" => 2202
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PRONÚNCIA NO CURSO DE LETRAS: UM ENFOQUE NA ORALIDADE"
    "resumo" => "O papel da pronúncia nos diversos métodos e abordagens de ensino de línguas, por um longo período, teve seu ensino pouco destacado, em detrimento de estudos da gramática e do vocabulário – tanto nas escolas públicas como nos cursos de letras com habilitação em inglês no que toca a condução das aulas e práticas realizadas pelos docentes. Com a presença da Abordagem Comunicativa nos anos 80, este cenário começou a mudar e, atualmente, os profissionais da área atribuem grande importância ao seu ensino – ainda que de modo precário – mas, como um componente a ser desenvolvido no processo produção-compreensão da oralidade. As abordagens de ensino de pronúncia na sala de aula de Língua Estrangeira sempre constituíram questões controversas, sendo, por vezes, postas em segundo plano durante as práticas dos professores mesmo atualmente. Ainda que vista de forma não-prioritária, é perceptível que, através da oralidade, é possível obtermos êxito nas demais habilidades ao invés de tratá-las como um organismo distinto. Historicamente, os professores resistem em interagir habilidades orais com outras habilidades linguísticas como leitura e escrita. O presente trabalho foi desenvolvido como parte das atividades do subprojeto PIBID/CAPES/UEPB/Inglês em Guarabira-PB com o objetivo de mostrar que a pronúncia é uma ferramenta bastante eficaz quando trabalhada precocemente no curso de Letras bem como, é possível interagir com o falante a partir do que este carrega consigo enquanto sujeito social. Para nossa metodologia, utilizamos um corpus contendo 15 alunos de uma turma do curso Letras-Inglês. Esses alunos produziram material fonético durante as 06 semanas de aula e suas produções foram gravadas e avaliadas perceptualmente. Escolhemos a primeira e a ultima semana para avaliar as produções com base no que os alunos escutavam durante as aulas. Selecionamos os dados a partir do material didático de áudio e o aplicamos durante as seis semanas. Após avaliação das produções, quantificamos os dados através da técnica estatística de Regressão Linear. Como resultados, verificamos que as produções fonéticas na sexta semana de aplicação demonstraram maior índice de acerto em relação à primeira semana por influência da oralidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "PRONÚNCIA, FONÉTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID2202_25092017184904.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEÔNIDAS JOSÉ  DA SILVA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "LEÔNIDAS JR"
    "autor_email" => "leonidas.silvajr@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O papel da pronúncia nos diversos métodos e abordagens de ensino de línguas, por um longo período, teve seu ensino pouco destacado, em detrimento de estudos da gramática e do vocabulário – tanto nas escolas públicas como nos cursos de letras com habilitação em inglês no que toca a condução das aulas e práticas realizadas pelos docentes. Com a presença da Abordagem Comunicativa nos anos 80, este cenário começou a mudar e, atualmente, os profissionais da área atribuem grande importância ao seu ensino – ainda que de modo precário – mas, como um componente a ser desenvolvido no processo produção-compreensão da oralidade. As abordagens de ensino de pronúncia na sala de aula de Língua Estrangeira sempre constituíram questões controversas, sendo, por vezes, postas em segundo plano durante as práticas dos professores mesmo atualmente. Ainda que vista de forma não-prioritária, é perceptível que, através da oralidade, é possível obtermos êxito nas demais habilidades ao invés de tratá-las como um organismo distinto. Historicamente, os professores resistem em interagir habilidades orais com outras habilidades linguísticas como leitura e escrita. O presente trabalho foi desenvolvido como parte das atividades do subprojeto PIBID/CAPES/UEPB/Inglês em Guarabira-PB com o objetivo de mostrar que a pronúncia é uma ferramenta bastante eficaz quando trabalhada precocemente no curso de Letras bem como, é possível interagir com o falante a partir do que este carrega consigo enquanto sujeito social. Para nossa metodologia, utilizamos um corpus contendo 15 alunos de uma turma do curso Letras-Inglês. Esses alunos produziram material fonético durante as 06 semanas de aula e suas produções foram gravadas e avaliadas perceptualmente. Escolhemos a primeira e a ultima semana para avaliar as produções com base no que os alunos escutavam durante as aulas. Selecionamos os dados a partir do material didático de áudio e o aplicamos durante as seis semanas. Após avaliação das produções, quantificamos os dados através da técnica estatística de Regressão Linear. Como resultados, verificamos que as produções fonéticas na sexta semana de aplicação demonstraram maior índice de acerto em relação à primeira semana por influência da oralidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.