Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS DE ENSINO APLICADAS NA DISCIPLINA MATEMÁTICA FINANCEIRA NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Palavra-chaves: METODOLOGIAS DE ENSINO, MATEMÁTICA FINANCEIRA, CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37449
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 261
    "inscrito_id" => 3908
    "titulo" => "METODOLOGIAS DE ENSINO APLICADAS NA DISCIPLINA MATEMÁTICA FINANCEIRA NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS"
    "resumo" => "No curso de Ciências Contábeis, percebe-se a importância da abordagem quanto às metodologias utilizadas no ensino de Matemática Financeira. Para tanto o objeto de investigação desse estudo foram 100 alunos do curso de graduação em Ciências contábeis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Centro Universitário da Paraíba (UNIPÊ). O objetivo foi analisar as metodologias e as técnicas de ensino mais utilizadas na disciplina Matemática Financeira. A pesquisa realizou-se através da abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados através de um questionário. As variáveis utilizadas foram: perfil do aluno, nível de contribuição e aproveitamento, dificuldades encontradas e variáveis do aprendizado. Constatou-se que a maioria dos alunos é composta por homens com idade entre dezoito e vinte cinco anos. Verificou-se que existem alguns métodos e técnicas que não são aplicadas com tanta frequência pelos docentes, como é o caso das palestras e seminários. Por fim confirma-se o conhecimento dos professores na disciplina, o domínio dos métodos e técnicas de ensino, mesmo que alguns considerem os métodos de ensino ultrapassados, outros acham os cálculos muito complexos, e não estão de acordo com a forma tradicional de avaliação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS DE ENSINO, MATEMÁTICA FINANCEIRA, CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID3908_19072017120044.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDINEIDE DOS SANTOS ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "VALDINEIDE"
    "autor_email" => "valdineidearaujo@ig.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NACIONAL DE ROSÁRIO - UNR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37449
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 261
    "inscrito_id" => 3908
    "titulo" => "METODOLOGIAS DE ENSINO APLICADAS NA DISCIPLINA MATEMÁTICA FINANCEIRA NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS"
    "resumo" => "No curso de Ciências Contábeis, percebe-se a importância da abordagem quanto às metodologias utilizadas no ensino de Matemática Financeira. Para tanto o objeto de investigação desse estudo foram 100 alunos do curso de graduação em Ciências contábeis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Centro Universitário da Paraíba (UNIPÊ). O objetivo foi analisar as metodologias e as técnicas de ensino mais utilizadas na disciplina Matemática Financeira. A pesquisa realizou-se através da abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados através de um questionário. As variáveis utilizadas foram: perfil do aluno, nível de contribuição e aproveitamento, dificuldades encontradas e variáveis do aprendizado. Constatou-se que a maioria dos alunos é composta por homens com idade entre dezoito e vinte cinco anos. Verificou-se que existem alguns métodos e técnicas que não são aplicadas com tanta frequência pelos docentes, como é o caso das palestras e seminários. Por fim confirma-se o conhecimento dos professores na disciplina, o domínio dos métodos e técnicas de ensino, mesmo que alguns considerem os métodos de ensino ultrapassados, outros acham os cálculos muito complexos, e não estão de acordo com a forma tradicional de avaliação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS DE ENSINO, MATEMÁTICA FINANCEIRA, CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID3908_19072017120044.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDINEIDE DOS SANTOS ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "VALDINEIDE"
    "autor_email" => "valdineidearaujo@ig.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NACIONAL DE ROSÁRIO - UNR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

No curso de Ciências Contábeis, percebe-se a importância da abordagem quanto às metodologias utilizadas no ensino de Matemática Financeira. Para tanto o objeto de investigação desse estudo foram 100 alunos do curso de graduação em Ciências contábeis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Centro Universitário da Paraíba (UNIPÊ). O objetivo foi analisar as metodologias e as técnicas de ensino mais utilizadas na disciplina Matemática Financeira. A pesquisa realizou-se através da abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados através de um questionário. As variáveis utilizadas foram: perfil do aluno, nível de contribuição e aproveitamento, dificuldades encontradas e variáveis do aprendizado. Constatou-se que a maioria dos alunos é composta por homens com idade entre dezoito e vinte cinco anos. Verificou-se que existem alguns métodos e técnicas que não são aplicadas com tanta frequência pelos docentes, como é o caso das palestras e seminários. Por fim confirma-se o conhecimento dos professores na disciplina, o domínio dos métodos e técnicas de ensino, mesmo que alguns considerem os métodos de ensino ultrapassados, outros acham os cálculos muito complexos, e não estão de acordo com a forma tradicional de avaliação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.