A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35645 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1822 "inscrito_id" => 5043 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO" "resumo" => "Resumo: Este trabalho é resultado de um programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID), por meio deste foi feita uma intervenção realizada em sala de aula, com uma turma de Biologia do 3° ano do ensino médio, composta por 28 alunos, a pesquisa ocorreu durante o período de agosto a dezembro de 2016 na Unidade Escolar Estadual de Ensino Médio e Profissional Dr. Elpídio de Almeida (Estadual da Prata) na cidade de Campina Grande-PB. Esta intervenção foi desenvolvida através da confecção de jogos didáticos com o tema, os sistemas do corpo humano, com o intuito de utilizar métodos lúdicos e de baixo custo, para despertar o interesse dos alunos no referente assunto, que é de grande importância, para que através deles os mesmos possam aprender as partes do corpo humano, funcionamento e patologias. A pesquisa é de cunho quanti-qualitativo, para analisar os dados foi aplicado inicialmente um questionário (pré-teste) e depois a turma foi dividida em grupos, para que cada um ficasse responsável pela criação de um jogo didático, depois da confecção dos jogos didáticos foi aplicado novamente o questionário (pós-teste), destes dois questionários foram avaliadas duas questões (uma discursiva e outra assertiva), estas foram avaliadas por meio de comparação dos questionários, dessa forma pôde-se verificar a contribuição dos jogos no ensino aprendizagem. Os resultados foram expostos em imagens, tabelas e também em gráficos feitos no Excel 2010, e para a pesquisa foram utilizados como fonte livros e artigos. Concluiu-se que a utilização dos jogos didáticos confeccionados pelos alunos contribuiu consideravelmente no ensino-aprendizagem dos mesmos, evidenciando a necessidade de inovação no ensino e a importância das aulas práticas como complemento das aulas teóricas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "INTERVENÇÃO, JOGOS DIDÁTICOS, QUESTIONÁRIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID5043_11092017125733.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELICA TATIANY RODRIGUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANGÉLICA " "autor_email" => "angelica.tatyani@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35645 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1822 "inscrito_id" => 5043 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO" "resumo" => "Resumo: Este trabalho é resultado de um programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID), por meio deste foi feita uma intervenção realizada em sala de aula, com uma turma de Biologia do 3° ano do ensino médio, composta por 28 alunos, a pesquisa ocorreu durante o período de agosto a dezembro de 2016 na Unidade Escolar Estadual de Ensino Médio e Profissional Dr. Elpídio de Almeida (Estadual da Prata) na cidade de Campina Grande-PB. Esta intervenção foi desenvolvida através da confecção de jogos didáticos com o tema, os sistemas do corpo humano, com o intuito de utilizar métodos lúdicos e de baixo custo, para despertar o interesse dos alunos no referente assunto, que é de grande importância, para que através deles os mesmos possam aprender as partes do corpo humano, funcionamento e patologias. A pesquisa é de cunho quanti-qualitativo, para analisar os dados foi aplicado inicialmente um questionário (pré-teste) e depois a turma foi dividida em grupos, para que cada um ficasse responsável pela criação de um jogo didático, depois da confecção dos jogos didáticos foi aplicado novamente o questionário (pós-teste), destes dois questionários foram avaliadas duas questões (uma discursiva e outra assertiva), estas foram avaliadas por meio de comparação dos questionários, dessa forma pôde-se verificar a contribuição dos jogos no ensino aprendizagem. Os resultados foram expostos em imagens, tabelas e também em gráficos feitos no Excel 2010, e para a pesquisa foram utilizados como fonte livros e artigos. Concluiu-se que a utilização dos jogos didáticos confeccionados pelos alunos contribuiu consideravelmente no ensino-aprendizagem dos mesmos, evidenciando a necessidade de inovação no ensino e a importância das aulas práticas como complemento das aulas teóricas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "INTERVENÇÃO, JOGOS DIDÁTICOS, QUESTIONÁRIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID5043_11092017125733.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELICA TATIANY RODRIGUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANGÉLICA " "autor_email" => "angelica.tatyani@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }