O presente trabalho tem como objetivo discutir como vem sendo trabalhado a pluralidade cultural na sala de aula em turmas da educação infantil no município de Codó-MA, discorrendo sobre a importância de se trabalhar tal temática, pois, a mesma está presente em todos os ambientes, visto que o Brasil é um país de múltiplas culturas, tendo se constituído por europeus, africanos, indígenas, entre outros imigrantes que aqui se instalaram, sendo assim, não poderia ser diferente. Este trabalho baseia-se na pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica, onde se realizou na pesquisa de campo uma observação durante três semanas nas práticas pedagógicas de algumas professoras da educação infantil da rede pública municipal de uma creche da supracitada cidade, para discorrer como vem sendo trabalhado essa temática em sala de aula. Na pesquisa bibliográfica baseia-se em autores como, CANDAU (2011), SILVA (2011), e os DCN’s – Diretrizes Curriculares Nacionais, para fundamentar que na escola a diversidade está presente diretamente, e na maioria das vezes ela tem sido ignorada, silenciada e minimizada. Diante disso fica evidente que é necessário a participação da família para que haja um verdadeiro resultado, pois, sabemos que a escola não é uma instituição isolada, fazendo parte assim, da comunidade na qual está inserida. Logo, ela não poderia trabalhar sozinha com assuntos que envolvem a todos, escola, comunidade, família; é necessário que haja uma parceria entre ambos. Este trabalho descreve as práticas pedagógicas dessas professoras para trabalhar esse tema, práticas essas que podem ser trabalhadas em conjunto, com a comunidade, pais e alunos.