Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LUDICANDO: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: LÚDICO, BRINCAR, EDUCAÇÃO INFANTIL Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37383
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3342
    "inscrito_id" => 8645
    "titulo" => "LUDICANDO: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Compreender que o lúdico faz parte do desenvolvimento da criança e que ele é necessário para que a crianças perpasse por todas as suas fases, principalmente iniciais, da vivencia infantil, é saber o  lugar ocupado pela ludicidade para que a criança desenvolva significativamente em diversos aspetos e que estes repercutirão por toda a vida. Assim, todo o infante precisa brincar não apena porque é um direito garantido por lei, mas por saber dos benefícios que as brincadeiras desencadeiam na vida da criança. Nessa perspectiva, acreditando que a escola, como um espaço de formação do sujeito, deve promover momentos entre as crianças e professores envolvendo o lúdico e o ato de brincar. Assim, o objetivo do nosso trabalho está voltado para discutir sobre a importância que o lúdico e o brincar ocupam no desenvolvimento da criança durante a Educação Infantil. Como metodologia, nossa pesquisa é de cunho qualitativo e bibliográfico, a qual desenvolvemos nossa pesquisa em uma escola junto a uma professora e alunos do Infantil II. Reportamos-nos a diversos estudos de autores que pesquisa sobre a temática nos dando fundamento ao texto e pesquisa. Na ocasião fizemos observação, realizamos anotações dos fatos apresentados no cotidiano escolar nos dias que estávamos presentes na escola, dentre outras ações. O estudo revelou o quanto as crianças ficam felizes quando brincam e que através do lúdico há amadurecimento de todos cada um de acordo com seu nível e que é preciso respeitar o ritmo de cada criança. Ainda percebemos que o professor tem um papel importante para a promoção dessas atividades e envolvimento de todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, BRINCAR, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID8645_11102017115337.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYS EVELIN DA SILVA BRITO "
    "autor_nome_curto" => "THAYS EVELIN "
    "autor_email" => "thaysevelin1@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DE CAMPINA GRANDE (FMN CG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37383
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3342
    "inscrito_id" => 8645
    "titulo" => "LUDICANDO: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Compreender que o lúdico faz parte do desenvolvimento da criança e que ele é necessário para que a crianças perpasse por todas as suas fases, principalmente iniciais, da vivencia infantil, é saber o  lugar ocupado pela ludicidade para que a criança desenvolva significativamente em diversos aspetos e que estes repercutirão por toda a vida. Assim, todo o infante precisa brincar não apena porque é um direito garantido por lei, mas por saber dos benefícios que as brincadeiras desencadeiam na vida da criança. Nessa perspectiva, acreditando que a escola, como um espaço de formação do sujeito, deve promover momentos entre as crianças e professores envolvendo o lúdico e o ato de brincar. Assim, o objetivo do nosso trabalho está voltado para discutir sobre a importância que o lúdico e o brincar ocupam no desenvolvimento da criança durante a Educação Infantil. Como metodologia, nossa pesquisa é de cunho qualitativo e bibliográfico, a qual desenvolvemos nossa pesquisa em uma escola junto a uma professora e alunos do Infantil II. Reportamos-nos a diversos estudos de autores que pesquisa sobre a temática nos dando fundamento ao texto e pesquisa. Na ocasião fizemos observação, realizamos anotações dos fatos apresentados no cotidiano escolar nos dias que estávamos presentes na escola, dentre outras ações. O estudo revelou o quanto as crianças ficam felizes quando brincam e que através do lúdico há amadurecimento de todos cada um de acordo com seu nível e que é preciso respeitar o ritmo de cada criança. Ainda percebemos que o professor tem um papel importante para a promoção dessas atividades e envolvimento de todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, BRINCAR, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID8645_11102017115337.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYS EVELIN DA SILVA BRITO "
    "autor_nome_curto" => "THAYS EVELIN "
    "autor_email" => "thaysevelin1@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DE CAMPINA GRANDE (FMN CG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Compreender que o lúdico faz parte do desenvolvimento da criança e que ele é necessário para que a crianças perpasse por todas as suas fases, principalmente iniciais, da vivencia infantil, é saber o lugar ocupado pela ludicidade para que a criança desenvolva significativamente em diversos aspetos e que estes repercutirão por toda a vida. Assim, todo o infante precisa brincar não apena porque é um direito garantido por lei, mas por saber dos benefícios que as brincadeiras desencadeiam na vida da criança. Nessa perspectiva, acreditando que a escola, como um espaço de formação do sujeito, deve promover momentos entre as crianças e professores envolvendo o lúdico e o ato de brincar. Assim, o objetivo do nosso trabalho está voltado para discutir sobre a importância que o lúdico e o brincar ocupam no desenvolvimento da criança durante a Educação Infantil. Como metodologia, nossa pesquisa é de cunho qualitativo e bibliográfico, a qual desenvolvemos nossa pesquisa em uma escola junto a uma professora e alunos do Infantil II. Reportamos-nos a diversos estudos de autores que pesquisa sobre a temática nos dando fundamento ao texto e pesquisa. Na ocasião fizemos observação, realizamos anotações dos fatos apresentados no cotidiano escolar nos dias que estávamos presentes na escola, dentre outras ações. O estudo revelou o quanto as crianças ficam felizes quando brincam e que através do lúdico há amadurecimento de todos cada um de acordo com seu nível e que é preciso respeitar o ritmo de cada criança. Ainda percebemos que o professor tem um papel importante para a promoção dessas atividades e envolvimento de todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.