O conteúdo de ciências, assim como também o de outras disciplinas, não pode ser totalmente compreendido recorrendo-se apenas ao livro didático e o quadro. Atualmente o ensino não tem acompanhado adequadamente o avanço tecnológico da sociedade, sendo assim o presente trabalho procura acrescentar algo para dar suporte a essa questão. O objetivo desse trabalho, sobre o tema "placas tectônicas" visa a utilização de animações virtuais que simulam o movimento das placas, pois esse processo é lento, não sendo perceptível no cotidiano, excetuando-se quando ocorrem terremotos ou maremotos. Foi realizada uma pesquisa a respeito de softwares públicos, de simuladores e de animações sobre o conteúdo de placas tectônicas. Foram utilizadas apenas simulações disponibilizadas gratuitamente, pois são de mais fácil obtenção, quando comparados aos privados que necessitam de assinaturas mensais ou anuais entre outras necessidades. Os softwares livres necessitam de internet apenas para o seu download, não necessitando para o seu funcionamento, diferente de simulações pagas, sendo assim, a sua utilização é facilitada em sala de aula. Antes e depois da prática ser realizada, foi repassado um questionário objetivo, composto por cinco questões, sendo estas as seguintes: “O que compõe a litosfera?”; “O que são placas tectônicas?”; “Marque um dos movimentos realizados pelas placas tectônicas.”; “Marque a alternativa que corresponde ao movimento que ocorre no manto, causada por diferenças na temperatura e na densidade.”; “Nas regiões próximas das bordas das placas ocorre um maior número de?”, questão na qual os alunos deveriam completar a frase com a opção correta. Antes do início da prática, os alunos foram incentivados a uma breve discussão, com o intuito de verificar, brevemente, o que eles se lembravam do conteúdo repassado em sala de aula, como o movimento de convecção e os movimentos realizados pelas placas tectônicas, (divergente, convergente, subducção, transformante), assim como as consequências destes movimentos, como a formação de montanhas, vulcões, terremotos e tsunamis. Posteriormente, foi explanado o conteúdo em quentão, usando como recurso auxiliar animações e simuladores em flash, que foram os seguintes, “Tectónica de Placas”, “Simulador de placas” e “Terremotos”. O atual trabalho foi realizado para oitenta alunos divididos entre quatro turmas de ensino fundamental de um colégio na cidade de Parnaíba, litoral do estado do Piauí. Os resultados constataram que os alunos das turmas trabalhadas obtiveram um melhor aproveitamento após a utilização das animações e simuladores virtuais, aumentando a percentagem de acertos das questões sobre o tema proposto. O processo de ensino-aprendizagem da biologia, da mesma maneira como em outras áreas de conhecimento, necessita de um considerável nível de abstração, objetivando-se compreender os processos biológicos envolvidos. Atualmente é recorrente o uso de recursos tecnológicos no processo de ensino, embora não tenha acontecido em iguais proporções, principalmente em se tratando da educação básica, essa inserção tem acontecido de forma gradativa. A simulação virtual, quando utilizada articulada com outros recursos metodológicos, tem a função de propiciar o contato do aluno com o conhecimento, descomplicando algo que no seu ponto de vista seria complicado entender devido ao nível de abstração, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.