ESTUDO COMPARATIVO SOBRE GRAMÁTICA REFLEXIVA EM DOIS LIVROS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36887 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1254 "inscrito_id" => 1005 "titulo" => "ESTUDO COMPARATIVO SOBRE GRAMÁTICA REFLEXIVA EM DOIS LIVROS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Fizemos um estudo comparativo sobre Gramática Reflexiva em dois livros do 9º ano do Ensino Fundamental escolhidos por duas escolas municipais da cidade de Goiana-PE: Singular & Plural da editora Moderna e Para Viver Juntos da editora SM. Selecionamos esses dois livros, pois trabalhamos em uma dessas escolas e ouvimos muitos docentes e discentes reclamarem sobre o ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Tanto professores e quanto alunos queixassem da dificuldade de ensinar e aprender uma língua que os dois conhecem muito bem. Outro fator que nos influenciou a optar por analisar o livro didático é porque até os dias atuais o mesmo é o principal material utilizado em sala de aula. As escolas situam-se uma no centro da cidade e a outra em um bairro de periferia distante do centro, mas a clientela dos dois é bastante rebelde, pois as escolas são próximas a pontos de droga, a lugares que ocorrem violência constantemente. Entendemos que os alunos merecem entender o porquê de estarem em uma sala de aula estudando uma língua que já falam porque são constituídos por ela. Esses dois livros didáticos trabalham a gramática reflexiva, contextualizada, cada um com sua singularidade. Os livros trabalham os gêneros textuais, utilizam os mesmos nas atividades e nas explicações. Em suas apresentações mostram suas preocupações com o ensino real da língua, trazendo atividades voltadas para o cotidiano dos discentes. Uma falta que sentimos foi a cobrança da produção textual pelo livro Singular & Plural que não houve. No mais entendemos que é de grande valor a forma como o docente conduzirá as explicações e uso desses livros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, GRAMÁTICA REFLEXIVA, ESTUDO COMPARATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID1005_09092017220711.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA KARINA FREITAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLA KARINA" "autor_email" => "kkarina_360@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36887 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1254 "inscrito_id" => 1005 "titulo" => "ESTUDO COMPARATIVO SOBRE GRAMÁTICA REFLEXIVA EM DOIS LIVROS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Fizemos um estudo comparativo sobre Gramática Reflexiva em dois livros do 9º ano do Ensino Fundamental escolhidos por duas escolas municipais da cidade de Goiana-PE: Singular & Plural da editora Moderna e Para Viver Juntos da editora SM. Selecionamos esses dois livros, pois trabalhamos em uma dessas escolas e ouvimos muitos docentes e discentes reclamarem sobre o ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Tanto professores e quanto alunos queixassem da dificuldade de ensinar e aprender uma língua que os dois conhecem muito bem. Outro fator que nos influenciou a optar por analisar o livro didático é porque até os dias atuais o mesmo é o principal material utilizado em sala de aula. As escolas situam-se uma no centro da cidade e a outra em um bairro de periferia distante do centro, mas a clientela dos dois é bastante rebelde, pois as escolas são próximas a pontos de droga, a lugares que ocorrem violência constantemente. Entendemos que os alunos merecem entender o porquê de estarem em uma sala de aula estudando uma língua que já falam porque são constituídos por ela. Esses dois livros didáticos trabalham a gramática reflexiva, contextualizada, cada um com sua singularidade. Os livros trabalham os gêneros textuais, utilizam os mesmos nas atividades e nas explicações. Em suas apresentações mostram suas preocupações com o ensino real da língua, trazendo atividades voltadas para o cotidiano dos discentes. Uma falta que sentimos foi a cobrança da produção textual pelo livro Singular & Plural que não houve. No mais entendemos que é de grande valor a forma como o docente conduzirá as explicações e uso desses livros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, GRAMÁTICA REFLEXIVA, ESTUDO COMPARATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID1005_09092017220711.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA KARINA FREITAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLA KARINA" "autor_email" => "kkarina_360@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }