Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO COMPARATIVO SOBRE GRAMÁTICA REFLEXIVA EM DOIS LIVROS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO, GRAMÁTICA REFLEXIVA, ESTUDO COMPARATIVO Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36887
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1254
    "inscrito_id" => 1005
    "titulo" => "ESTUDO COMPARATIVO SOBRE GRAMÁTICA REFLEXIVA EM DOIS LIVROS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Fizemos um estudo comparativo sobre Gramática Reflexiva em dois livros do 9º ano do Ensino Fundamental escolhidos por duas escolas municipais da cidade de Goiana-PE: Singular & Plural da editora Moderna e Para Viver Juntos da editora SM. Selecionamos esses dois livros, pois trabalhamos em uma dessas escolas e ouvimos muitos docentes e discentes reclamarem sobre o ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Tanto professores e quanto alunos queixassem da dificuldade de ensinar e aprender uma língua que os dois conhecem muito bem. Outro fator que nos influenciou a optar por analisar o livro didático é porque até os dias atuais o mesmo é o principal material utilizado em sala de aula. As escolas situam-se uma no centro da cidade e a outra em um bairro de periferia distante do centro, mas a clientela dos dois é bastante rebelde, pois as escolas são próximas a pontos de droga, a lugares que ocorrem violência constantemente. Entendemos que os alunos merecem entender o porquê de estarem em uma sala de aula estudando uma língua que já falam porque são constituídos por ela. Esses dois livros didáticos trabalham a gramática reflexiva, contextualizada, cada um com sua singularidade. Os livros trabalham os gêneros textuais, utilizam os mesmos nas atividades e nas explicações. Em suas apresentações mostram suas preocupações com o ensino real da língua, trazendo atividades voltadas para o cotidiano dos discentes. Uma falta que sentimos foi a cobrança da produção textual pelo livro Singular & Plural que não houve. No mais entendemos que é de grande valor a forma como o docente conduzirá as explicações e uso desses livros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, GRAMÁTICA REFLEXIVA, ESTUDO COMPARATIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID1005_09092017220711.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA KARINA FREITAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CARLA KARINA"
    "autor_email" => "kkarina_360@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36887
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1254
    "inscrito_id" => 1005
    "titulo" => "ESTUDO COMPARATIVO SOBRE GRAMÁTICA REFLEXIVA EM DOIS LIVROS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Fizemos um estudo comparativo sobre Gramática Reflexiva em dois livros do 9º ano do Ensino Fundamental escolhidos por duas escolas municipais da cidade de Goiana-PE: Singular & Plural da editora Moderna e Para Viver Juntos da editora SM. Selecionamos esses dois livros, pois trabalhamos em uma dessas escolas e ouvimos muitos docentes e discentes reclamarem sobre o ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Tanto professores e quanto alunos queixassem da dificuldade de ensinar e aprender uma língua que os dois conhecem muito bem. Outro fator que nos influenciou a optar por analisar o livro didático é porque até os dias atuais o mesmo é o principal material utilizado em sala de aula. As escolas situam-se uma no centro da cidade e a outra em um bairro de periferia distante do centro, mas a clientela dos dois é bastante rebelde, pois as escolas são próximas a pontos de droga, a lugares que ocorrem violência constantemente. Entendemos que os alunos merecem entender o porquê de estarem em uma sala de aula estudando uma língua que já falam porque são constituídos por ela. Esses dois livros didáticos trabalham a gramática reflexiva, contextualizada, cada um com sua singularidade. Os livros trabalham os gêneros textuais, utilizam os mesmos nas atividades e nas explicações. Em suas apresentações mostram suas preocupações com o ensino real da língua, trazendo atividades voltadas para o cotidiano dos discentes. Uma falta que sentimos foi a cobrança da produção textual pelo livro Singular & Plural que não houve. No mais entendemos que é de grande valor a forma como o docente conduzirá as explicações e uso desses livros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, GRAMÁTICA REFLEXIVA, ESTUDO COMPARATIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID1005_09092017220711.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA KARINA FREITAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CARLA KARINA"
    "autor_email" => "kkarina_360@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Fizemos um estudo comparativo sobre Gramática Reflexiva em dois livros do 9º ano do Ensino Fundamental escolhidos por duas escolas municipais da cidade de Goiana-PE: Singular & Plural da editora Moderna e Para Viver Juntos da editora SM. Selecionamos esses dois livros, pois trabalhamos em uma dessas escolas e ouvimos muitos docentes e discentes reclamarem sobre o ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Tanto professores e quanto alunos queixassem da dificuldade de ensinar e aprender uma língua que os dois conhecem muito bem. Outro fator que nos influenciou a optar por analisar o livro didático é porque até os dias atuais o mesmo é o principal material utilizado em sala de aula. As escolas situam-se uma no centro da cidade e a outra em um bairro de periferia distante do centro, mas a clientela dos dois é bastante rebelde, pois as escolas são próximas a pontos de droga, a lugares que ocorrem violência constantemente. Entendemos que os alunos merecem entender o porquê de estarem em uma sala de aula estudando uma língua que já falam porque são constituídos por ela. Esses dois livros didáticos trabalham a gramática reflexiva, contextualizada, cada um com sua singularidade. Os livros trabalham os gêneros textuais, utilizam os mesmos nas atividades e nas explicações. Em suas apresentações mostram suas preocupações com o ensino real da língua, trazendo atividades voltadas para o cotidiano dos discentes. Uma falta que sentimos foi a cobrança da produção textual pelo livro Singular & Plural que não houve. No mais entendemos que é de grande valor a forma como o docente conduzirá as explicações e uso desses livros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.