Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO CIENTÍFICO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO CAMPUS VII DA UEPB

Palavra-chaves: LETRAMENTO CIENTÍFICO, CTS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37329
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1564
    "inscrito_id" => 2075
    "titulo" => """
      LETRAMENTO CIENTÍFICO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA\r\n
      DO CAMPUS VII DA UEPB
      """
    "resumo" => "A partir da curiosidade acerca do conhecimento de alunos sobre Letramento Científico e CTS, este artigo foi elaborado com o intuito de comprovar  o pensamento de que pouco se trata a respeito desse tema. Assim, foi levada em prática a ideia de ir à campo pesquisar. Desse modo, foi feita uma primeira abordagem tanto com os alunos do 1º, 2º e 3º períodos do curso de licenciatura em Física do Campus VII da Universidade Estadual da Paraíba UEPB, em Patos-PB, como com os alunos do 3º ano da Escola João Silveira Guimarães em São Bento-PB, onde nos dois casos a princípio, a pesquisa tinha como finalidade apenas descobrir o que eles já sabiam sobre o tema no meio acadêmico, em especial na formação de licenciandos, para que só então, se pudesse fazer uma breve comparação com a mesma abordagem no Ensino Médio. No entanto, se fez necessária uma segunda abordagem para melhor compreensão dos objetivos dos pesquisadores, onde foi feita uma explanação mais detalhada sobre o tema citando conceitos e exemplos práticos da importância do Letramento Científico e da CTS tanto na Educação Básica quanto no meio acadêmico, mais especificamente no que se refere a formação de futuros professores e do fomento á ciência e à tecnologia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO CIENTÍFICO, CTS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID2075_10092017224803.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KILMARA RODRIGUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KILMARA"
    "autor_email" => "kilmaraok@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37329
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1564
    "inscrito_id" => 2075
    "titulo" => """
      LETRAMENTO CIENTÍFICO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA\r\n
      DO CAMPUS VII DA UEPB
      """
    "resumo" => "A partir da curiosidade acerca do conhecimento de alunos sobre Letramento Científico e CTS, este artigo foi elaborado com o intuito de comprovar  o pensamento de que pouco se trata a respeito desse tema. Assim, foi levada em prática a ideia de ir à campo pesquisar. Desse modo, foi feita uma primeira abordagem tanto com os alunos do 1º, 2º e 3º períodos do curso de licenciatura em Física do Campus VII da Universidade Estadual da Paraíba UEPB, em Patos-PB, como com os alunos do 3º ano da Escola João Silveira Guimarães em São Bento-PB, onde nos dois casos a princípio, a pesquisa tinha como finalidade apenas descobrir o que eles já sabiam sobre o tema no meio acadêmico, em especial na formação de licenciandos, para que só então, se pudesse fazer uma breve comparação com a mesma abordagem no Ensino Médio. No entanto, se fez necessária uma segunda abordagem para melhor compreensão dos objetivos dos pesquisadores, onde foi feita uma explanação mais detalhada sobre o tema citando conceitos e exemplos práticos da importância do Letramento Científico e da CTS tanto na Educação Básica quanto no meio acadêmico, mais especificamente no que se refere a formação de futuros professores e do fomento á ciência e à tecnologia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO CIENTÍFICO, CTS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID2075_10092017224803.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KILMARA RODRIGUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KILMARA"
    "autor_email" => "kilmaraok@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A partir da curiosidade acerca do conhecimento de alunos sobre Letramento Científico e CTS, este artigo foi elaborado com o intuito de comprovar o pensamento de que pouco se trata a respeito desse tema. Assim, foi levada em prática a ideia de ir à campo pesquisar. Desse modo, foi feita uma primeira abordagem tanto com os alunos do 1º, 2º e 3º períodos do curso de licenciatura em Física do Campus VII da Universidade Estadual da Paraíba UEPB, em Patos-PB, como com os alunos do 3º ano da Escola João Silveira Guimarães em São Bento-PB, onde nos dois casos a princípio, a pesquisa tinha como finalidade apenas descobrir o que eles já sabiam sobre o tema no meio acadêmico, em especial na formação de licenciandos, para que só então, se pudesse fazer uma breve comparação com a mesma abordagem no Ensino Médio. No entanto, se fez necessária uma segunda abordagem para melhor compreensão dos objetivos dos pesquisadores, onde foi feita uma explanação mais detalhada sobre o tema citando conceitos e exemplos práticos da importância do Letramento Científico e da CTS tanto na Educação Básica quanto no meio acadêmico, mais especificamente no que se refere a formação de futuros professores e do fomento á ciência e à tecnologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.