Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

KIRIGAMIS: UMA ABORDAGEM NA APRENDIZAGEM DA FUNÇÃO DE 1° GRAU

Palavra-chaves: KIRIGAMI, FUNÇÃO DO 1° GRAU, TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: Os livros e os jogos didáticos há décadas são os suportes didáticos mais explorados no ensino em geral, cujas opções de tipo de papel, edição de imagens e tons de cores, diagramação, são as formas de oferecer alguma inovação do ponto de vista concreto, para estimular o hábito de estudar. Sob este ponto de vista, a inserção de interfaces flexíveis, baratas e com fator de inovação agregado pode ser uma possibilidade para quebrar o formalismo da linguagem e ajudar o aluno a ser um investigador mais independente e crítico na construção do conhecimento matemático. Para isso, o uso da técnica dos Kirigamis Algébricos é uma alternativa viável e de grande relevância, pois ao propor a construção de gráficos a partir de funções na sua forma analítica, cujos gráficos são contornos de arquiteturas reais, transformamos o papel numa nova interface de percepção tridimensional a partir de cortes e vincos desenhados no plano. Neste artigo buscamos entender através de uma abordagem a contribuição dos Kirigamis na aprendizagem da função de 1° grau a qual foi realizada na Universidade Estadual da Paraíba, campus – Monteiro, durante a aula da disciplina de desenho geométrico da orientadora em uma turma de 5º período do curso de Licenciatura em Matemática com 16 alunos, cujo procedimento experimental foi desenvolvido em duas etapas: na primeira foi entregue para cada aluno uma ficha de atividades contendo uma tabela com funções de 1º grau na sua forma analítica e uma folha com o plano cartesiano onde eles iriam construir os gráficos e formar a matriz (diagrama de corte e vinco) do Kirigami; Após essa etapa foi entregue um questionário aberto com quatro perguntas onde buscamos dados sobre a contribuição da atividade para a aprendizagem da função de 1º grau. A abordagem apontou para refletirmos sobre a importância de intervenções multi-didático no processo de aprendizagem, algo amplamente discutido nos PCN’s sobretudo no eixo do tratamento da informação especificamente quanto a prática de coleta de dados, análise de gráficos e interpretação analítica.

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